visita do ministro da cultura da ucrânia à igreja de são miguel arcanjo – mallet / pr

mallet_foto_gilsoncamargo12_12_09parana_brasil16web
O ministro da Cultura da Ucrânia, Vasyl Vovkun e Larysa Myronenko, cônsul da Ucrânia em Curitiba, durante a solenidade de recepção na Igreja de São Miguel Arcanjo, em Mallet.

O ministro da Cultura da Ucrânia, Vasyl Vovkun, esteve em Mallet (PR), no sábado, 12/12/2009, para conhecer a Igreja de São Miguel Arcanjo, um dos marcos da imigração ucraniana no Brasil do final do século XIX. O Paraná foi o estado que mais recebeu imigrantes ucranianos no país, estimados hoje em 400 mil pessoas.

È a primeira vez, após a independência da Ucrãnia em 1991, que um representante de estado da cultura ucraniana vem ao Paraná visitar estas comunidades. A Igreja de São Miguel Arcanjo em Mallet preserva os cantos e a liturgia em língua ucraniana. Há cidades no Paraná, como Prudentópolis, que tem 70 % de sua população de origem ucraniana. Em percentuais menores, Irati, Palmeira, Ponta Grossa e Curitiba, também receberam um grande número de imigrantes. A presença eslava no Paraná está impressa na identidade cultural do estado, nas palavras que transitam em portugues e ucraniano nas cidades do interior, na modelagem dos sotaques, no gosto pelo bordado e cultivo de flores, nas cores das casas, nas técnicas agrícolas e na engenharia e arquitetura, a exemplo da igreja de São Miguel Arcanjo, que foi construída com madeira de encaixe, como símbolo de uma cultura e como local de reunião e preservação de conhecimento.

mallet_foto_gilsoncamargo12_12_09parana_brasil17
O coro de crianças da comunidade de Mallet cantou os hinos nacionais da Ucrânia e do Brasil e canções tradicionais ucranianas em celebração à presença do ministro.

Em recente visita do presidente Lula à Ucrãnia, uma série de acordos de cooperação foram assinados entre os dois países incluíndo as áreas da cultura e da educação. Acordos diplomáticos estão sendo realizados para facilitação de vistos e cogita-se também a abertura de um vôo direto entre Rio de janeiro e Kiev. Um evento de comemoração dos 120 anos da imigração ucraniana está sendo preparado para 2012, que acontecerá simultaneamente no Brasil e na Ucrania, e deve gerar também diversas possibilidades de intercâmbio.

vanhoni_mallet_foto_gilsoncamargo12_12_09parana_brasil_web
O deputado Angelo Vanhoni falou sobre as iniciativas do governo federal na preservação do patrimônio histórico da imigração eslava no Paraná e das contribuições dos ucranianos na formação de nossa identidade cultural.

É uma satisfação ministro, tê-lo aqui em nosso estado pela primeira vez, onde vivem grande parte dos imigrantes ucranianos e dos descendentes daqueles que chegaram no Brasil há mais de cem anos. A fé do povo ucraniano, materializada aqui nesta igreja, exerceu uma influência determinante na preservação da língua, dos costumes e da cultura ucraína, que muito contribuíu para o desenvolvimento do nosso estado e hoje faz parte de nossa identidade cultural. O governo brasileiro vem reconhecendo cada vez mais a importância da imigração eslava em nossa formação. Diversas edificações e igrejas no sul do Brasil estão sendo inventariadas pelo IPHAN e algumas já deram início às obras de restauro.

Nós brasileiros somos uma mistura de diversos povos e temos na diversidade cultural nosso maior patrimônio. Justamente na forma como esse convívio se deu aqui,  como fator de aproximação, onde o diferente é olhado com desejo e admiração, onde existe troca e amizade, diferentes povos buscando o convívio e não o isolamento e a intolerância. Esse é o sentimento da brasilidade. Valorizar as diferenças e apoiar a preservação da cultura ucraniana no estado do Paraná significa apoiar as manifestações tipicamente brasileiras, que constituem a nossa identidade. Por isso quando eu for a Ucrânia me sentirei em casa, e o senhor, tenho certeza, está sentindo-se em casa, porque aqui é também um pedaço da Ucrânia.

Angelo Vanhoni

mallet_foto_gilsoncamargo12_12_09parana_brasil5

Vasyl Vovkun presenteou a comunidade de Mallet  com a coletânea poética Kobzar, de Tarás Chevtchenko (*1814+1861), considerado poeta fundador da literatura ucraniana moderna. A obra é um dos simbolos nacionais da luta pela liberdade do seu povo. Como poeta, Chevtchenko exerceu uma influência incomparável na história da Ucrânia e dos imigrantes ucranianos pelo mundo, que através de seus versos preservaram a sua língua natal e o sonho de uma Ucrânia independente e soberana.

culturalucraniana_foto_gilsoncamargo_curitiba_2009dezembro24

 Testamento – “Zapovit”

Quando eu morrer, me enterrem
na minha amada Ucrânia
seja meu túmulo uma colina
na planície extensa
para que os campos, as estepes infinitas,
a costa sonora do Dniepre,
meus olhos possam ver,
meus ouvidos ouvir.

Quando o Dniepre entregar ao mar
de azul profundo
o sangue dos invasores…
deixarei estas colinas,
estes campos férteis,
para me encontrar com Deus
na abóboda celeste,
e só então rezarei…
mas até este dia chegar
eu nada sei sobre Deus

Enterrem-me, e levantem-se.
quebrem as pesadas algemas
e reguem com o sangue dos tiranos
a liberdade conquistada.
E na nova família,
na família livre,
com suaves palavras, doces palavras,
lembrem-se também de mim.

Tarás Chevtchenko , 25 Dezembro 1845, Pereiaslav.

mallet_foto_gilsoncamargo12_12_09parana_brasil24
A Igreja de São Miguel Arcanjo está sendo restaurada pelo Instituto Arquibrasil, com o apoio do IPHAN e patrocínio da Caixa Econômica Federal. A conclusão das obras de restauro esta prevista para o primeiro semestre de 2010.

Fotos: Gilson Camargo

3 Trackbacks

  1. […] de Mallet, Irati e Prudentópolis foram visitadas pelo Ministro da Cultura Juca Ferreira, e por Vasyl Vovkun, Ministro da Cultura da Ucrânia. Uma série de eventos comemorativos está sendo preparada para […]

  2. […] ucraniana como componente importante na formação cultural do povo brasileiro. Falou também da visita oficial do Ministro da Cultura da Ucrânia, em dezembro, dos acordos assinados entre os dois presidentes em Kiev e das perspectivas trazidas […]

  3. […] visita do ministro da cultura da ucrânia à igreja de são miguel arcanjo – mallet / pr […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!