visita a união da vitória/pr

_DSC3345

O deputado Angelo Vanhoni esteve em União da Vitória/PR no dia 07/12/13 participando de reunião com o prefeito Pedro Ivo Ilkiv, secretários municipais e lideranças da cidade, para conversar sobre o desenvolvimento do município e da sua região. União da Vitória vem se destacando em sua administração municipal e na realização de parcerias com o governo federal nas áreas de saúde, educação e infraestrutura urbana. Segundo Pedro Ivo, o total de investimentos na cidade já contabiliza 120 milhões de reais.

Projetos relevantes estão em andamento, como o parque municipal – uma reserva de araucárias de 120 hectares – o parque esportivo e o aeroporto. União da Vitória foi uma das 13 cidades paranaenses escolhidas para receber investimentos na estrutura aeroviária. A prefeitura vem estudando também a possibilidade de construção de uma nova ponte sobre o Rio Iguaçu para atender a uma antiga demanda da população.

_DSC3380

Eu queria agradecer o Vanhoni, nosso deputado lá em Brasília, e também o deputado Assis do Couto. O gabinete do Vanhoni é como a nossa casa nos momentos em que precisamos, na luta pela Escola Técnica Federal e nos convênios e projetos que estão sendo encaminhados para Brasília, que não são poucos.

União da Vitória vai fechar o ano com 120 milhões de reais em investimentos para o município. Foram 52 milhões do PAC2 para saneamento básico, 18 milhões para extração de água, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída e depois mantida quase que integralmente pelo governo federal. Os 5 novos postos de saúde que foram liberados. Foram 11 milhões e 250 mil em asfalto para várias ruas onde passam ônibus, lugar onde tem barro e poeira. Temos recursos liberados para a construção de creches, uma já em construção e mais três que estão em andamento. Na área de aquicultura, o recurso do Ministério da Pesca para aquisição da escavadeira hidráulica já está depositado.

Na área da habitação seremos o segundo maior pólo de investimentos no Paraná. Já entregamos 174 unidades habitacionais e estamos entregando mais 210 no Conjunto Guerino Massignan. Estamos com 240 unidades prontas para entregar no começo do ano, mais um loteamento de 150 unidades já aprovado no São Gabriel, um loteamento de 650 unidades com 350 já liberadas no São Sebastião e 550 unidades no Cristo Rei. Serão no total 1800 casas populares.

As pessoas que estão saindo da área do Peninha estão indo para estas casas, fugindo da enchente e tendo uma moradia digna, adequada, com pavimentação. Neste espaço estamos viabilizando com a Copel um parque de 2 milhões e 400 mil reais, com vários aparelhos esportivos, pista de skate, quadra de futebol suíço, espaço para cultura com quiosques modulares fechados com vidro, onde terá espaço para cultura com aulas de música teatro e dança. O espaço da nossa academia de esportes será dentro deste parque. Temos 5 academias ao ar livre e estamos com uma academia da saúde já licitada.

Outro projeto importante é o aeroporto. Semana que vem nós teremos aqui os projetistas que irão trabalhar no projeto de ampliação da pista, na questão meteorológica e de visibilidade com iluminação noturna. São 13 aeroportos no Paraná, em cidades como Toledo, Francisco Beltrão, e União da Vitória está junto graças a atuação política e o empenho dos nossos deputados.

Estamos negociando também o primeiro parque municipal, numa área coberta de araucárias. O parque tem 120 hectares e vai render para o município 450 mil reais de ICMS ecológico por ano. Deste recurso, metade nós vamos utilizar para pagar a prestação do parque e de mais uma área que nós estamos comprando no bairro São Joaquim, onde será centralizada toda a nossa frota, a Secretaria de Obras e os almoxarifados. Tudo o que for comprado pela administração deverá passar por ali, onde teremos um controle informatizado. Então, com os recursos que vamos receber de ICMS ecológico do Parque das Araucárias conseguiremos pagar as duas áreas e ainda sobra metade para o município.

Pedro Ivo Ilkiv

_DSC3476

Sempre que eu vinha para cá quando o Pedro Ivo era deputado estadual uma das principais reivindicações era a de se trazer um IFET para a cidade. Nós sabíamos o quanto era importante ter um curso técnico para os jovens que também oferecesse formação em nível superior. União da Vitória é uma cidade polo e o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento, para a indústria, para a geração de emprego. Depois de muita luta aconteceu de nós conseguirmos trazer um IFET para Irati e um aqui para União da Vitória, que já está em fase de construção.

O Pedro, além de pensar a educação, na Assembleia Legislativa ele já tinha um grupo de trabalho voltado para o ensino de crianças de 0 a 3 anos, tem um olhar voltado para o desenvolvimento da cidade, e eu sempre ouvi ele dizer que para a região se desenvolver a gente precisava fazer uma nova ponte. Já houve uma iniciativa com o “Eixo do Desenvolvimento” na época do governo Requião e nós, lá no Congresso, lutávamos para conseguir o recurso para a construção desta ponte. Houve, porém, a crise internacional naquele ano e as emendas de bancada foram cortadas. O projeto, no entanto, foi feito. Nós orçamos a ponte, que custava em torno de 35 milhões de reais. Eu acho que hoje a discussão está madura, já falei com diversos colegas na Câmara dos Deputados para que a gente possa colocar o projeto da ponte sobre o Rio Iguaçu como emenda de bancada, ou ainda, na programação do governo federal. 

Angelo Vanhoni

_DSC3595
Ao fundo o Instituto Federal Tecnológico de União da Vitória em fase de construção.

Com a implantação do IFPR, União da Vitória ganhará de início 12 cursos de tecnologia e deverá abrigar 1200 alunos por ano. A duração básica de cada curso de tecnologia é de 3 a 4 anos. A criação do instituto prevê que a oferta das vagas se distribua da seguinte forma: 50% das vagas para a formação técnica e profissional, 20% das vagas para a licenciatura e formação de professores e 30% para graduação e pós graduação.

_DSC3347a
Ponte dos Arcos, primeira travessia rodoviária sobre o rio Iguaçu em União da Vitória/PR, inaugurada em 1944.

Fotos: Gilson Camargo

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!