visita a teixeira soares/pr

teixeirasoares_parana_27_09_10_foto_gilsoncamargo19Antiga Estação Ferroviária e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 2001.

Em visita à cidade de Teixeira Soares, no dia 27/09/10, o deputado Angelo Vanhoni foi recebido pelo prefeito Ivanor Luiz Muller. Na prefeitura, em reunião com secretários municipais de diversos setores da administração, o deputado informou sobre as formas de encaminhamento de projetos ao Governo Federal.

teixeirasoares_parana_27_09_10_foto_gilsoncamargo16

CLIQUE E OUÇA – Depoimento do prefeito Ivanor Luiz  Muller

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

“Estamos aqui com o deputado Vanhoni em Teixeira Soares. Eu, como prefeito quero dizer que estamos muito satisfeitos com o deputado pelo que ele já ajudou e vai ajudar muito mais aqui em Teixeira. As melhorias que ele já trouxe em toda a nossa cidade, inclusive vamos citar algumas: rede de esgoto, asfalto, luz para todos, biblioteca, a banda municipal e assim por diante. É um homem que está realmente buscando aquilo que é bom de Brasília pra nossa cidade de Teixeira Soares.”

teixeirasoares_parana_27_09_10_foto_gilsoncamargo11

Em seguida o deputado participou de almoço com moradores na Associação dos Servidores Públicos e falou sobre os principais avanços sociais que ocorreram durante o governo Lula. Vanhoni ressaltou a necessidade de consolidar estas conquistas no Congresso Nacional aprovando as leis que vão garantir a continuidade dos benefícios e pediu apoio para os candidatos da coligação A União Faz um Novo Amanhã nas eleições de 2010.

teixeirasoares_parana_27_09_10_foto_gilsoncamargo14
Retrato do engenheiro Teixeira Soares, que dá nome à cidade. Acervo da Prefeitura Municipal.

As primeiras incursões no território do atual município de Teixeira Soares foram feitas por tropeiros a partir da segunda metade do século passado, os quais cruzavam a região através de picadas abertas na mata virgem, nas suas viagens com destino a Ponta Grossa, procedentes do Sul do Estado do Paraná.

Os moradores se estabeleceram na localidade denominada Boa Vista (antiga designação do povoado) e por saberem que a passagem da estrada de ferro pela localidade seria um importante fator de progresso, ofereceram os terrenos de suas propriedades para que a estação fosse ali construída. A Estação da Estrada de Ferro – Teixeira Soares foi inaugurada a 1º de janeiro de 1900 recebendo o nome em homenagem ao ilustre engenheiro paranaense.

Este filme realizado em 1928 (uma raridade, publicado por Paulo José da Costa, do Sebo Fígaro), com imagens da visita do “presidente do Estado do Paraná”, Afonso Camargo, registra as estações ferroviárias de Ponta Grossa, Teixeira Soares e Irati e a exuberante floresta de Araucárias que caracterizava a região. Na passagem por Teixeira Soares podemos ver a igreja matriz ainda em fase de construção.

teixeirasoares_parana_27_09_10_foto_gilsoncamargo1Fotos: Gilson Camargo

2 Trackbacks

  1. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 30 de setembro de 2010 at 22:40

    […] visita a teixeira soares/pr […]

  2. […] visita a teixeira soares/pr […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!