visita a jacarezinho/pr

angelovanhoni_jacarezinho_foto_gilsoncamargo21_08_10v
Jacarezinho concretizou o sonho de ter uma escola técnica para dar formação aos seus jovens. O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Jacarezinho (imagem acima), já tem 160 alunos matriculados e aprovados para os cursos de Alimentos, Eletromecânica e Informática.

O deputado federal Angelo Vanhoni vem dando atenção especial às necessidades do Norte Pioneiro do Paraná. Sua principal contribuição em prol da região foi a liberação desta unidade do Instituto Federal para o município, defendendo junto ao Ministério da Educação o fato de que Jacarezinho é cidade pólo e portanto deveria receber o Instituto. A prefeita Tina Toneti destacou a importância do envolvimento do município e de autoridades na conquista do IFPR. “Tive que convencer o ministro da Educação sobre o potencial da nossa cidade e para isso contei com a ajuda fundamental do deputado Angelo Vanhoni. Agora a história é outra, nossos jovens não precisarão mais sair da sua cidade para estudar e ajudarão de forma qualificada a desenvolver Jacarezinho e toda a região.”

angelovanhoni_jacarezinho_foto_gilsoncamargo21_08_10f

Vanhoni esteve na cidade no último final de semana participando de caminhada pelas ruas do comércio central. O deputado esteve presente ainda na inauguração do comitê regional em prol de sua candidatura a reeleição para a Câmara Federal e visitou obras que contam com a participação do governo federal em andamento no município.

‘Um dos fortes investimentos do governo federal para resolver o problema do jovem que não chega até a universidade por falta de vagas é no ensino técnico. Os milhões de jovens que ficam fora das universidades, com o ensino profissionalizante poderão disputar o mercado de trabalho com dignidade. São 150 escolas iguais a essa de Jacarezinho, localizadas principalmente no interior dos estados para valorizar o potencial das cidades pólo de todo o país. O Brasil está num momento crucial, pois, acabamos de descobrir uma nova reserva de petróleo, o pré-sal. Nos próximos anos poderemos exportar petróleo, o que significa o aporte de muitos recursos que serão usados para resolver problemas sociais brasileiros. Para isso precisaremos de capacitação técnica e recursos humanos qualificados para dar conta deste importante desafio.’
Angelo Vanhoni

angelovanhoni_jacarezinho_foto_gilsoncamargo21_08_10m
Durante a inauguração do comitê regional Vanhoni/Enio Verri, o deputado falou sobre as medidas tomadas pelo governo Lula para combater o déficit educacional e ressaltou a importância em se elegerem os candidatos da coligação: Dilma presidente, Osmar governador, Gleisi e Requião senadores, e deputados federais e estaduais compromissados com a continuidade dos importantes projetos desenvolvidos por esta gestão.

O ministro Haddad, a pedido do presidente Lula, desenvolveu um plano que muda a concepção de trabalho do governo federal. O Ministério da Educação cuidava apenas das Universidades Federais, das 50 que existem em nosso país. Temos, no entanto, 11 milhões de crianças de 2 a 6 anos de idade fora da escola no Brasil. No ensino fundamental temos 93% dos jovens matriculados, no ensino medio, até 17 anos, o índice é de 92%. Existe, portanto, uma grande defasagem no acesso ao ensino superior e também no acesso ao ensino de base. Para reverter este quadro o governo está realizando o Pro-Infância, direcionando recursos para a construção de creches em todo o Brasil. Aqui em Jacarezinho duas estão sendo construídas. Surgiu o entendimento de que a criança precisa estudar desde pequena, ser estimulada para a aprendizagem, para entrar no ensino fundamental já com um nível de escolarização e com melhores oportunidades de se desenvolver.
Angelo Vanhoni

angelovanhoni_jacarezinho_foto_gilsoncamargo21_08_10n
Acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, engenheiro Edson Jackson de Oliveira e pela prefeita Tina Toneti, o deputado visitou as obras da creche em construção na Vila Scyllas, com capacidade para atender a 200 crianças.

A iniciativa faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). No primeiro ano do Plano, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aprovou o financiamento para construção de creches em 497 municípios. A expectativa é de que outras 600 unidades sejam construídas por ano até 2011. Em Jacarezinho, a prefeita Tina Toneti garantiu recursos, através de emenda parlamentar do deputado Angelo Vanhoni e solicitação junto ao MEC para a construção de duas novas creches e aquisição de transporte escolar. As creches estão sendo construídas nos bairros Jardim São Luiz e Vila Scyllas.

angelovanhoni_jacarezinho_foto_gilsoncamargo21_08_10qweb
Conjunto habitacional do Bairro Aeroporto. Obra que a prefeitura de Jacarezinho está realizando em parceria com a Caixa Econômica Federal e que contemplará mais de 190 famílias com casas populares.

Fotos: Gilson Camargo

2 Comentários

  1. Gláucia Roberta Vaz Félix
    27 de agosto de 2010

    Prezado Deputado Federal Ângelo Carlos Vanhoni:
    Novamente coloco um comentário em teu Site. O faço também outra vez com um enorme prazer, pois minha finalidade – repito, “prazeirosa” – é cumprimentá-lo pela beleza visual deste Site. As fotos estão, a cada matéria, mais lindíssimas; tanto as de paisagens como, em particular e ainda mais em “especial”,as “tuas”. Gostaria de, também por meio deste e-mail, parabenizá-lo por tua atuação no Horário Eleitoral Gratuito na Tv que acompanho constantemente pela Tv Paraná Educativa, por antena parabólica. Tua postura e demostração de integridade te fazem digno de aplausos, sendo, nestas tuas duas características, ainda mais louvavel o teu permanente compromisso em buscar sempre a “melhoria da educação” como único caminho para uma melhor vida para as pessoas e, com isso, também para o país.
    Um abraço e muito apoio.
    Gláucia Roberta Vaz Félix (Rosário do Sul/Rio Grande do Sul)

  2. HOMERO JOSÉ DIAS FO
    19 de maio de 2012

    Olá Deputado. Conversamos hoje (19/05) no Encontro do PT em Apucarana.
    Falei com você a respeito da cobrança de laudo médico para candidados nas vagas para PNE em concurso público.

    Hoje essa cobrança faz com que muitos candidatos a essas vagas, acabem desistindo de participar do certame, uma vez que a sua inscrição fica mais cara que a dos demais candidatos a vagas universais.

    Espero que ajude a toda essa parcela da nação que necessita de uma medida mais inclusiva do que essa apenas aparenta ser.

    Obrigado!

    Homero José Dias Filho – Vice Pres. do PT – ROLÂNDIA

2 Trackbacks

  1. […] visita a jacarezinho/pr […]

  2. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 29 de setembro de 2010 at 21:38

    […] visita a jacarezinho/pr […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!