visita às obras de restauro da igreja de são miguel arcanjo – mallet/pr

Mallet 19-08

O deputado Angelo Vanhoni esteve na cidade de Mallet/PR na última sexta feira 19/08, em companhia do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior, para encontro com a comunidade ucraniana e acompanhamento das obras de restauro da Igreja de São Miguel Arcanjo que está em fase de conclusão. Construída no início do século XX pelos imigrantes ucranianos, a igreja será reinaugurada no dia 6 de novembro deste ano.

Vanhoni tem apoiado diversas iniciativas em benefício da preservação da memória da imigração no Paraná, como o restauro das igrejas de São Miguel Arcanjo, em Mallet, da igreja da Imaculada Conceição, em Antonio Olinto e de São José, em Água Branca, São Mateus do Sul. O deputado foi também autor do Projeto de Lei que inscreve o dia 24 de agosto dentro do calendário oficial de comemorações do país como o Dia Nacional da Imigração Ucraniana.

Outra ação prevista para a região é a construção de um museu federal na cidade de Prudentópolis, relacionado a imigração, que irá aproveitar acervos já existentes na cidade, além de buscar materiais em municípios do entorno. A proposta é do Instituto Brasileiro de Museus e faz parte das ações previstas pela Política Nacional de Museus. Há perspectivas do museu ser instalado em um terreno nas vizinhanças do Clube 12 de Novembro, que está em processo de doação pela Eletrobrás. José do Nascimento Junior, presidente do Ibram, afirmou que o museu não deve se concentrar apenas na cultura e colonização ucraniana, mas, estará em diálogo com a diversidade de imigrantes da região.

mallet_pr_foto_jussaravalentini_restauro_igreja_saomiguelarcanjo2011
Igreja de São Miguel Arcanjo durante as obras de restauro, no primeiro semestre de 2011. Foto: Jussara Valentini (Instituto Arquibrasil).

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!