visita a guaraqueçaba/pr

_DSC4228aweb

Guaraqueçaba é uma das cidades mais antigas do Brasil e uma das primeiras ocupações do estado do Paraná por colonizadores portugueses, a partir de 1545. Ela consta no roteiro do turismo ecológico mundial pela privilegiada manutenção de suas reservas florestais de mata atlântica, sendo ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela Serra do Mar. O município compreende também outras 19 ilhas no seu entorno, como a Ilha das Peças, Superagui e a Ilha Rasa.

No começo do século XVI os índios Tupiniquins e Carijós ocupavam toda a costa Sul do Brasil, desde a barra de Cananéia até o Rio Grande do Sul. Registros históricos estimam que havia de 6 a 8 mil Carijós no litoral paranaense. Prova de sua presença são os sambaquis encontrados, ora na costa, ora em lagoas ou rios da região.

_DSC3891a

Com o descobrimento do Brasil em 1500 e a fundação da colônia de São Vicente em 1532, no litoral paulista, partiram as primeiras expedições de exploração à região de Cananéia, Iguape e Paranaguá. A história refere a presença, em 1545, de colonos portugueses estabelecidos em Superagui e, entre 1550 a 1560, na Ilha da Cotinga. A paisagem cultural de Guaraqueçaba tem relevância para o Paraná e para o Brasil, uma vez que está relacionada ao registro material do início da construção do território brasileiro.

_DSC3895

Durante visita à sede do município, no dia 11/12, o deputado Angelo Vanhoni esteve reunido com a prefeita Lilian Costa Ramos e secretários municipais. Na área de educação, uma das principais dificuldades enfrentadas é com o transporte. Guaraqueçaba tem a maior quilometragem de transporte escolar de todo o estado, compreendendo a parte terrestre e marítima, e os repasses do governo estadual tem sido insuficientes para cobrir estas despesas. De acordo com dados apresentados pela prefeita, o gasto com transporte escolar em 2013 foi de 402 mil reais, sendo que o repasse estadual foi de apenas 102 mil reais.

A prefeita falou também da urgência de um novo trapiche. O flutuante existente está comprometido e diversas embarcações não conseguem atracar, o que deverá gerar ainda maiores dificuldades a partir do início da temporada.

Alguns projetos já estão cadastrados junto ao governo federal e aguardam avaliação no Ministério do Esporte, da Justiça e na Sunab. Dentre eles, a prefeita mencionou a construção de uma quadra esportiva coberta e de uma pista de skate, a aquisição de uma van para fazer o transporte de alunos portadores de deficiência e, na área de saneamento, para realizar obras em 123 domicílios sem banheiro, que já foram geo-referenciados pela prefeitura.

_DSC4052

O plantio da pupunha tem sido uma importante fonte de renda para as famílias da região, pois apresenta uma série de vantagens para produção de palmito em relação às outras palmeiras nativas, algumas em risco de extinção pela exploração predatória. As principais vantagens para a exploração comercial de palmito da pupunha são a precocidade, com o primeiro corte a partir de 18 meses após o plantio e o perfilhamento da planta mãe, o que permite repetir os cortes nos anos subsequentes sem a necessidade de replantio da área.

Na agricultura familiar nós temos uma situação mais confortável. Vários agricultores tem os seus plantios. A pupunha tem sido um reforço da atividade econômica aqui, tirando varias famílias de uma situação de risco.

Tem moradores que tem 70 alqueires de terra e às vezes estão passando por dificuldades, buscando o programa de atendimento social. A gente tem ensinado que se a pessoa plantar 2 alqueires da área que tem ela tira em média 3 salários mínimos, livres, pagando insumos, mudas e a pessoa que planta e que corta.

Lilian Costa Ramos, prefeita de Guaraqueçaba

_DSC4110
Contratado através do programa Mais Médicos, o cubano Oscar Gámez Caballero chegou em Guaraqueçaba no dia 05/12.

Outro projeto importante do governo federal que está tendo reflexos positivos na cidade é o Programa Mais Médicos, com a chegada de três novos médicos que irão fazer o atendimento em Guaraqueçaba e nas ilhas vizinhas. A prefeita falou ainda da necessidade de adquirir uma embarcação para fazer os transportes emergenciais, uma “ambulancha” para atender as pessoas que precisam fazer um deslocamento rápido para um centro médico com mais recursos.

_DSC4147

O deputado visitou também a sede do CRAS, que faz o atendimento às pessoas portadoras de deficiência. Os trajetos são longos no município e a estrada nem sempre é boa. São em torno de 40 alunos, que necessitam de transporte com equipamento adequado para terem acesso a educação ou para receberem atendimento domiciliar.

_DSC4121

Guaraqueçaba vai inaugurar sua primeira escola municipal em fevereiro de 2014 – a atual ainda divide espaço com a escola estadual – e vai atender mais de 400 crianças, numa população total de 8.800 moradores.

A prefeita agradeceu ao deputado pelo envio de recursos de emenda parlamentar para o transporte escolar e aquisição de uma embarcação. Com estes recursos foram adquiridas também 170 bicicletas, que vão ajudar no transporte dos alunos, apresentando uma solução bastante avançada e talvez pioneira no país. “No dia em que eu entregar estas bicicletas eu quero que o senhor esteja aqui, porque nós vamos estar atrelando a vida saudável ao transporte escolar. Isso o Brasil não viu ainda!”.

_DSC4192b

O nome da cidade tem origem indígena. “Guará” é o nome de um tipo de garça vermelha que já foi abundante na região e cujas penas eram muito procuradas; por este motivo esta ave entrou em risco de extinção, sendo muito rara sua visualização atualmente, e “Kessaba” significa pouso. Deste modo, o nome Guarakessaba designa o lugar onde as aves se juntavam para passar a noite. Era o pouso do Guará.

Fotos: Gilson Camargo

2 Comentários

  1. santino santos de ol
    18 de dezembro de 2013

    Parabéns deputado Vanhoni, é muito bom ver que tem alguém que trabalha pelo bem do povo paranaense.abrçs.

  2. GEICIÉLI F. CASTRO
    18 de março de 2014

    Parabéns, Deputado! Suas ações são sempre bem-vindas no município. Precisamos fortalecer o partido na cidade, organizar o diretório, objetivando ações futuras. Acompanho seu trabalho desde quando eu trabalha no Cerimonial do Prefeito Baka (Paranaguá) e hoje estou em Guaraqueçaba, tentando fazer a diferença na vida de crianças de 6 a 9 anos. Sou educadora, Especializada em Letras e estou,com a ajuda de outras educadoras, reerguendo o Clube de Aventureiros da cidade de Guaraqueçaba – um projeto voltado para crianças na intenção de proporcionar-lhes momentos agradáveis, de reflexão e desenvolvimento físico, mental, intelectual e espiritual. Conto com sua visita ao nosso Clube de Aventureiros Guará Kid’s quando o deputado estiver aqui na cidade, abraço!

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!