seminário de cultura do pt paraná

DSC_0005
Da esquerda para a direita: Henrique Faustino, presidente da zonal de Santa Felicidade, Zuleide Maccari, secretária de organização do PT/PR, deputado Péricles de Mello, secretário estadual de Cultura do PT/PR, Edmilson Souza Santos, secretário nacional de Cultura do PT, e Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

O Seminário de Cultura do PT Paraná realizado nesta sexta feira (06/12) reuniu representantes de entidades, professores, artistas e produtores culturais na sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, em Curitiba. O encontro contou também com a presença de gestores culturais de cidades do interior do estado como Jaguariaíva, Lapa, Ponta Grossa, e da região metropolitana de Curitiba. Entre os objetivos do seminário estão o aprofundamento do debate sobre as políticas culturais no Brasil, a definição de representantes para as diferentes regiões do Paraná e o desenvolvimento de um plano de governo para as eleições de 2014.

Este ano o seminário ocorreu dias após a III Conferência Nacional de Cultura, que reuniu 953 delegados dos 26 estados e do Distrito Federal, e estabeleceu 20 diretrizes como prioridade. O  secretário nacional de Cultura do PT, Edmilson Souza Santos, ressaltou entre as prioridades a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150, que destinará 2% do orçamento da União para a Cultura;  a proposta de pelo menos 10% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a Cultura; o fortalecimento do Fundo Nacional de Cultura; a aprovação da PEC 49/2007 e da PEC 236/2008, que incluem a cultura como direito social dos brasileiros; aprovação de Marco Regulatório das Comunicações no Brasil, do Marco Civil da Internet; e ampliação das políticas de editais.

Link para a íntegra do resultado da plenária final da III Conferência Nacional de Cultura (CNC)

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!