11ª semana nacional de museus – reunião no museu de periferia do sítio cercado (mupe)

O Museu de Periferia do Sítio Cercado promoveu uma série de encontros e oficinas entre os dias 17 e 19 de maio, durante a 11ª Semana de Museus, evento realizado pelo Ministério da Cultura através do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em parceria com o PRONASCI.

No dia de abertura, a Roda da Memória contou com a presença de antigos moradores do bairro, como Geraldinho, Dentinho, Zuca, Vera Lucia Soares, Arlinda Messias dos Santos, Palmira de Oliveira e Luci Valente, que participaram das ocupações do Xapinhal (1988), Vila Osternack, 23 de Agosto, Sambaqui e da formação do Bairro Novo.

Além da contação de histórias, o público teve acesso a uma mostra de vídeos do MUPE, fotografias sobre a história do bairro e exposição do fotógrafo José Paiva. O encontro aconteceu na Rua São José dos Pinhais, 1811, Bairro Novo, Curitiba.

Na imagem, em pé, da esquerda para a direita, José Paiva e o jornalista Freddy Alves Pinheiro.

Marcelo Rocha, um dos coordenadores do MUPE, anunciou a nova parceria que está sendo articulada com a Universidade Federal do Paraná através do Departamento de Educação para organização e digitalização do acervo do museu. Um dos objetivos é dar acesso aos conteúdos em ambiente digital para serem utilizados em sala de aula.

O encontro contou com a presença da Professora Dra. Maria Auxiliadora, da UFPR, e representantes da Secretaria Municipal de Educação. O projeto de parceria com o Mupe foi indicado pela reitoria da UFPR para representar a universidade no mérito de financiamento a projetos prioritários à cultura e, sendo aprovado, incluirá recursos para a produção de um livro.

A programação se estendeu durante os dias 18 e 19 e contou com duas oficinas: Contando a História de Nossa Gente – documentos históricos e seu resgate, ministrado pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica da UFPR, e oficina com a Escola de Samba Imperatriz da Liberdade. As atividades aconteceram na sede do MUPE, na Rua Francisco José Lobo, 213, Xapinhal, Curitiba.

Saiba mais sobre a formação e história do MUPE nos links abaixo:

Intercâmbio cultural com o Museu de Favela e o Museu da Maré (RJ)
Formação do Conselho Gestor do MUPE
Assembleia de Fundação do Museu de Periferia do Sitio Cercado
Exposição inaugural do MUPE

Blog do MUPE

Fotos: Octavio Camargo

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!