reunião com alfredo manevy, ministro interino da cultura – programa nacional de leitura – 04/03/09

angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_brasilia_04_03_09d

O projeto Homero nas Bibliotecas foi apresentado ao ministro interino da Cultura Alfredo Manevy pelo deputado federal Angelo Vanhoni, membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, como uma iniciativa do Paraná de estímulo à leitura através do teatro, e que propõe a circulação de leituras cênicas nos auditórios das bibliotecas brasileiras. A reunião pautava a análise de projetos relacionados ao Plano Nacional de Leitura e estratégias de ampliação da interface entre as politicas culturais do Ministério da Cultura (MinC) e o estado do Paraná.

angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_brasilia_04_03_09c

Estavam presentes na reunião, Carlos Alberto Vieira Filho, chefe de gabinete do MinC, Paulo Brum, assessor especial do ministro da Cultura, Sandro Machado, assessor parlamentar, o fotógrafo Kleber Fragoso, a jornalista e assessora de imprensa da casa Patricia Saldanha e Octavio Camargo, diretor da Associação Cultural e Artistica Iliadahomero.

alfredomanevi_foto_gilsoncamargo_brasilia_04_03_09c

O ministro abriu o encontro enfatizando a importância da produção cultural paranaense e ressaltou a disposição do Ministério em dinamizar as relações com o estado do Paraná.

angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_brasilia_04_03_09m

A ampliação dos convênios com o Mais Cultura, a revitalização do Festival de Inverno de Antonina e a transformação do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) localizado na área central de Curitiba, em um complexo de museus, foram os demais assuntos abordados pelo deputado Vanhoni durante o encontro.

angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_brasilia_04_03_09z

Em seguida foi exibido o documentário em vídeo com depoimentos dos 24 atores que integram a Cia. Iliadahomero de Teatro. O audiovisual foi produzido para a apresentação do projeto junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) no III Simpósio Latino Americano de Bibliotecas Públicas e XV Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas promovido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) em outubro de 2008.

octaviocamargoalfredomanevi_foto_gilsoncamargo_brasilia_04_03_09b

Manevy destacou a importância de ações conjuntas com as bibliotecas no âmbito do teatro e do incentivo à leitura e mostrou-se interessado na iniciativa paranaense. O projeto Homero nas Bibliotecas foi encaminhado à área técnica do Ministério para apreciação. Mostrou-se também disposto a desenvolver uma ação integrada com a UFPR para transformar a área central da cidade de Curitiba, em torno do prédio da universidade, num grande espaço cultural.

angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_brasilia_04_03_09o

O deputado Angelo Vanhoni reiterou a importância da avaliação do projeto Homero nas Bibliotecas e de sua possível inclusão no Fundo Nacional de Cultura (FNC), em apoio aos atores e atrizes paranaenses que realizam o trabalho, lembrando que a participação do Ministério ajudará a impulsionar iniciativas semelhantes no Brasil no âmbito do incentivo à leitura.

Quanto a revitalização do prédio histórico da UFPR e seu entorno, Vanhoni adiantou que encontra-se agendada reunião entre o reitor Zaki Akel Sobrinho e o ministro do planejamento Paulo Bernardo para a próxima sexta-feira, dia 13, as 10h no gabinete do reitor.

Fotos: Gilson Camargo

3 Comentários

  1. Ademar
    10 de março de 2009

    Recebi hoje pela primeira vez uma noticia do Deputado e de suas ações, sou
    seu eleitor e confesso que fiquei contente. seria interessante mais noticias em seu blog.
    mas esta reunião com o ministério da cultura da para perceber que o trabalho do deputado esta na area da cultura, achei legal. Parabens espero mais noticias.

  2. Palmira
    12 de março de 2009

    Tinhamos convicção de que seu mandato se pautaria na ampliação das ações que fortalecem a Educação e a Cultura do Paraná e do Brasil. Usarei aqui a chamada de campanha do professor Zaki Akel a reitoria da UFPR para expressar a minha certeza em torno do compartilhamento de ações entre o deputado federal Angelo Vanhoni e a atual administração da UFPR, “Eu nao abro mao” de apoiá-lo integralmente em todas as suas ações nas diversas áreas que compoem o cotidiano do povo paranaense

  3. Renato Perré
    31 de março de 2009

    Dá-lhe deputado e companheiro da cultura. Esse projeto Homero nas bibliotecas é muito importante. O casamento entre teatro e literatura vem de longe e sempre deu certo, não é?
    Informo ao nobre colega e deputado do Paraná que os recursos da emenda parlarmentar por vossa execelência aprovada, endereçando recursos para o registro do Mamulengo como patrimônio cultural do Brasil já começam a ser aplicados de forma produtiva em sua primeira etapa no período de 06 a 10 de maio acontecerá os Encontros de Mamulengueiros do Nordeste na cidade de João Pessoa na Paraíba. Os brincantes do mamulengo (PE), Babau(PB), Cassimiro Coco (CE) e João Redondo (RN) estarão lá se apresentando e também discutindo com autoridades e pesquisadores culturais as necessárias açoes de salvaguarda desta poderosa forma de expressão brasileiríssima. Obrigado pelo seu empenho. os frutos estão nascendo e já serão imediatamente saboreados. Abraço
    Renato Perré
    Bonequeiro do PR e presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos- Centro Unima Brasil
    Visitem os sites: http://www.mamulengopatrimonio.com, http://www.abtbon.rg3.net, http://www.teatrofilhosdalua.com

3 Trackbacks

  1. […] reunião com alfredo manevy – ministro interino da cultura – programa nacional de leitura – 04/03/09 Por vanhoni 3 Comentários Categorias: Uncategorized Tags: alfredo manevi, minc, ministerio da cultura, programa nacional de leitura, vanhoni O conteúdo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/03/reuniao-com-alfredo-manevi-ministro-interino-da-cultura-programa-n… […]

  2. […] reunião com alfredo manevy – ministro interino da cultura – programa nacional de leitura – 04… […]

  3. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 29 de setembro de 2010 at 17:28

    […] reunião com alfredo manevy – ministro interino da cultura – programa nacional de leitura – 04… […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!