região metropolitana de curitiba – fazenda rio grande / pr – revitalização e instalação de equipamentos de ginástica em praças públicas

fazendariogrande_foto_gilsoncamargo_2009dezembro_web
Praça na Rua Rio Faxinal esquina com Rua Rio Tapajós, no Bairro Iguaçu. Uma das que receberá as benfeitorias.

O município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, adquiriu sua autonomia em 1985, desmembrando-se do município de Mandirituba. No início do século XVI, nesta região existiam apenas terras indígenas, sendo uma delas a aldeia Capocu. Hoje, Fazenda Rio Grande se caracteriza por ser um dos municípios brasileiros com maior crescimento populacional, na ordem de 10% ao ano. Em função do alto crescimento demográfico e de carências estruturais em vários setores, o município atualmente ocupa o 11º lugar nos índices de criminalidade no Paraná. Para os jovens, crianças e famílias há pouquíssima oferta de lazer e entretenimento na cidade. Por estes motivos, a Secretaria Municipal de Esportes, desde o início do ano, criou uma série de projetos para propiciar a inclusão social através de atividades esportivas e assim diminuir a violência. Um deles é a instalação de sete academias ao ar livre em praças e terrenos nos bairros e na região central da cidade. Os recursos, no valor de R$ 151 mil,  para a instalação dos equipamentos vem da emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Angelo Vanhoni. Além das sete academias, a emenda também destina recursos para a implantação de 1.000 m2 de ciclovia pavimentada na Praça Brasil.

fazendariogrande_foto_gilsoncamargo_2009dezembro10web
Julio Cesar Teodoro, coordenador de Esportes da Prefeitura Municipal e Paulo Eduardo dos Santos, secretário de Esportes de Fazenda Rio Grande.

Paulo Eduardo dos Santos, secretário municipal de Esportes, explica que as academias terão instrutores, “haverá um projeto de  incentivo à pratica de esportes principalmente nos fins de semana, quando há maior ociosidade por parte dos jovens.” Segundo estimativas do último censo do IBGE, Fazenda Rio Grande possui 79.255 habitantes, sendo que 22.256 são alunos da rede pública de ensino. O deputado federal Angelo Vanhoni enfatiza a importância de se priorizar atenção à população jovem através do esporte e da cultura. “Além de elevar o conhecimento e auto estima, o esporte tira as crianças e adolescentes das ruas e da ociosidade, evitando assim o contato com as causas da violência.”

fazendariogrande_foto_gilsoncamargo_2009dezembro3web
Uma das Academias será instalada na Praça Vila Miranda, ao lado da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Iguaçu II, o mais populoso do município.

Ao todo serão duas academias para a terceira idade, três academias para crianças e adolescentes e duas academias para portadores de necessidades especiais. Serão instaladas na Praça Brasil (imagem abaixo), no Bairro Nações, no Bairro Iguaçu e Praça Vila Miranda no Bairro Iguaçu II.

fazendariogrande_foto_gilsoncamargo_2009dezembro8web

Fotos: Gilson Camargo

curitiba_divisasul_foto_gilsoncamargo_bairrocaximba2006

Em primeiro plano, propriedade no bairro da Caximba, no limite Sul de Curitiba. Ao centro as Cavas do Rio Iguaçu e ao fundo o município de Fazenda Rio Grande. Imagem do ensaio Olhar Comum – Os Limites da Cidade – Curitiba / 2006

5 Comentários

  1. glaci
    19 de maio de 2010

    cade a praça? onde estao os equipamentos ….?
    nos do bairro iguaçu 1 estamos esperando…..

  2. glaci
    19 de maio de 2010

    continua sendo pasto de cavalos….
    ah fala serio…. ate quando emm?

  3. PAULO
    6 de outubro de 2011

    CARA, PRECISAMOS DE OBRAS AQUI NO BAIRRO SANTA MARIA. AFINAL DE CONTAS, O NOSSO VOTO VALA TANTO QUANTO DE QUEM MORA NO CENTRO, NÃO É???

  4. luana aparecida hilario afonso
    9 de outubro de 2011

    nossa como essa cidade mudou bastante.isso é muito bom a nossa convivencia e crescimento das crianças nessa cidade que pode ser humm pouco mas melhorada assim como ela foi antes. isso tambem pode ajudar os adolescentes dessa enorme regiao metropolitana de fazenda ria grande. esse blog é muito bom pois nós joves podemos deichar nossa opinião sobre tudo o que acontese na região.

  5. Isabela Eduarte Souz
    9 de dezembro de 2012

    Tô procurando uma pessoa que eu não vejo a muito tempo, alguem poderia me informar se tem uma rua chamada gralha azu na fazenda rio grande? me resp é muito importante! Obrigada desde ja!

2 Trackbacks

  1. […] região metropolitana de curitiba – fazenda rio grande / pr – revitalização e instalação de … […]

  2. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 29 de setembro de 2010 at 21:37

    […] região metropolitana de curitiba – fazenda rio grande / pr – revitalização e instalação de … […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!