propostas ao plano de cultura para o governo do paraná

betobatata_foto_gilsoncamargo17_07_10curitiba

Atendendo à solicitação do candidato ao governo do estado do Paraná, senador Osmar Dias, o deputado federal Angelo Vanhoni, se reuniu neste sábado, 17/07, no Espaço Cultural Beto Batata em Curitiba, com lideranças do setor cultural, artistas e produtores para discutir propostas e ampliar o diálogo sobre o plano de governo da coligação “A União Faz um Novo Paraná” na área da Cultura.

 

O encontro contou com a presença de representantes do Legislativo nas três esferas de governo: Vanhoni, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, o deputado estadual Péricles de Mello, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, o vereador Jonny Stica, membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba, além do secretário estadual de Cultura do PT, Thiago Douglas Moreira.

betobatata_foto_gilsoncamargo17_07_10curitiba6

Segundo Vanhoni as políticas culturais no Brasil evoluiram muito durante o governo Lula. Houve grande participação da sociedade nas duas Conferências Nacionais realizadas neste período, assim como na elaboração do Procultura, que propõe a reformulação dos mecanismos de incentivo e financiamento à produção cultural no país. O Ministério da Cultura foi um dos que mais cresceu neste período. A dotação orçamentária para o setor subiu de 0,3% em 2002 para 1,1% do orçamento em 2010 e está tramitando no Congresso a PEC-150 que eleva este valor a 2%, equiparando os indices de investimento em cultura no Brasil ao patamar mínimo proposto pela UNESCO.

Um dos pontos de consenso para o Plano de Governo é a atualização da gestão cultural no Estado do Paraná e a sua integração ao Sistema Nacional de Cultura, que vai democratizar a distribuição de recursos para os municipios, além da criação do Conselho Estadual de Cultura, de uma Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da destinação de pelo menos 1,5% do orçamento do Estado em recursos para a área. Nas próximas semanas artistas e produtores culturais apresentarão uma carta contendo proposições e expectativas do setor ao candidato Osmar Dias.

Leia a íntegra do documento Propostas ao Plano de Governo na Área da Cultura elaborado pelo mandato do deputado Angelo Vanhoni em colaboração com artistas e produtores culturais de Curitiba.

Fotos: Gilson Camargo

1 Comentário

  1. Rosane
    20 de julho de 2010

    estou divulgando essa matéria nas comunidades da rede em q participam
    membros principalmente do PARANÁ …embora o tema deva interessar a
    todos e todas ….q estão engajados nesse movimento ….
    por essas e muitas outras eu apoio esse mandato….

2 Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Raphael Moraes and Nuvens, Thiago Douglas. Thiago Douglas said: Sobre a reunião do último sábado sobre as propostas para a Cultura no Paraná no blog do Companheiro @angelovanhoni http://ow.ly/2e2MR […]

  2. […] Link para Propostas ao Plano de Governo na Área da Cultura elaborado pelo mandato do deputado Angelo Vanhoni em colaboração com artistas e produtores culturais de Curitiba. […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!