paranaguá – regularização fundiária da ilha dos valadares – entrega dos primeiros títulos de propriedade

paranagua_valadares_foto_gilsoncamargo06_02_10z1
Ponte sobre o Rio Itiberê, que liga a Ilha dos Valadares à cidade de Paranaguá.

Moradores da Ilha dos Valadares, no litoral paranaense, assistiram ao início do processo de regularização fundiária das 4 mil famílias que a décadas aguardam a regularização de suas propriedades. Neste sãbado, dia 06 de fevereiro, as primeiras 15 familias receberam seus titulos de posse. O processo de zoneamento da Ilha dos Valadares começará já em 2010. O Plano Diretor de Paranaguá prevê tratamento diferenciado para a ilha através de um planejamento específico que leva em conta as características do local. A solenidade de entrega foi realizada na presença do ministro do planejamento Paulo Bernardo, do superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Vaz e do prefeito José Baka.

paranagua_valadares_foto_gilsoncamargo06_02_10z
Praça Ciro Abalém, um dos pontos de encontro para os moradores, logo na entrada da Ilha dos Valadares.

Valadares situa-se à margem esquerda do Rio Itiberê. É habitada por pescadores que se dedicam à pesca artesanal e cultuam tradições como o fandango paranaense, dança típica das cidades litorâneas. Na ilha também prepara-se o barreado como atração culinária e pratica-se o artesanato, principalmente a cestaria, cerâmica e objetos utilitários característicos da região. O acesso pode ser feito por uma passarela que liga a ilha ao continente e à cidade de Paranaguá, ou através de barcos pelo rio.

paranagua_valadares_foto_gilsoncamargo06_02_10z3

Atualmente 25 mil pessoas moram na Ilha dos Valadares. A maioria comprou os terrenos e casas, porém, nunca tiveram a garantia de oficialiizar seus títulos. A regularização fundiária foi possível com o repasse das terras da União ao município de Paranaguá, definida por portaria aprovada no Congresso Nacional em 2009. O ministro do Planejamento Paulo Bernardo destacou que o assunto da regularização fundiária era discutido há 20 anos e somente agora, no governo do presidente Lula a posse dos terrenos se tornou realidade. “Tivemos que mudar a legislação duas vezes e agora resolvemos o problema da posse na Ilha dos Valadares”. Informou também que além da estrutura da prefeitura, o governo federal montará um escritório para agilizar o processo de emissão dos títulos.

paranagua_valadares_foto_gilsoncamargo06_02_10p
Representando os moradores de Valadares, Ataliba do Carmo, que reside na ilha há 35 anos, falou  sobre a conquista do título de propriedade.

Eu conheço esta ilha há 70 anos e lá atrás eram apenas uns 20 moradores. Hoje vou fazer 89 anos e sinto-me feliz com esta vitória alcançada pela Ilha dos Valadares. A presença dos senhores aqui, autoridades, ministro e deputados, é o símbolo que marca em nosso coração a esperança da prosperidade. E lembrem-se: aqui não é apenas uma ilha, é um ambiente de moradores e trabalhadores que sonham com uma vida melhor.
Ataliba do Carmo

Paulo Bernardo, destacou o apoio do Senado e da bancada federal para que a regularização fundiária nos Valadares se tornasse realidade. “Osmar Dias nos ajudou no Senado, o deputado Angelo Vanhoni se empenhou na Câmara Federal e agora será possível à prefeitura passar os títulos de propriedade aos moradores da ilha. Entendo que uma grande conquista que tivemos neste governo foi a da inclusão social das famílias”.

paranagua_valadares_foto_gilsoncamargo06_02_10k

“É uma grande satisfação ver se realizar aqui em Valadares um sonho muito antigo, fruto de uma luta de mais de 20 anos. Nasci em Paranaguá, minha família é toda daqui, passei minha juventude vendo a dificuldade dos moradores da ilha em regularizarem suas propriedades; por isso, sei bem o que vocês estão sentindo neste dia tão importante. O aforamento da ilha ao município, permitindo que cada morador tenha a titulação definitiva traz segurança para as famílias, para os seus filhos e netos e traz também a condição para que a prefeitura possa planejar benfeitorias, repensar a urbanização de Valadares e dar melhores condições de vida aos moradores.

O ministro Paulo Bernardo, antes mesmo do governo federal autorizar este repasse, já tinha vindo aqui com o Dinarte Vaz, diretor do Patrimônio da União, para se reunir com vocês e com o prefeito José Baka e pensar na melhor forma de viabilizar a regularização fundiária. Quero fazer um agradecimento especial ao ministro e ao senador Osmar Dias pelo empenho em agilizar este processo. Esperamos que o governo federal continue nos ajudando, reconhecendo os direitos dos moradores da Ilha dos Valadares, difundindo o patrimônio cultural do nosso litoral e valorizando a importância de Paranaguá.”
Angelo Vanhoni

paranagua_valadares_foto_gilsoncamargo06_02_10b

Fotos: Gilson Camargo

4 Comentários

  1. Sarah
    21 de julho de 2010

    qual é o nome da passarela que liga Paranaguá à Ilha dos Valadares?

  2. lara
    26 de agosto de 2010

    eu preciso saber tudinho sobre a ilha os valadares para a minha prova do dia 27/08/2010.
    pq com essa prova eu tenho como ir visitala

  3. karem
    8 de fevereiro de 2011

    hoje faz um ano e até agora não temos nem uma noticia de regularização da ilha dos valadares. pregunta? sera verdade que nem bem foi criada a tal secretaria, de (regularização fundiaria)e ja se extinguiu por falta do que fazer?

  4. juliana dutra
    18 de maio de 2012

    adoroooooro a ilha,, morei 9meses la, o ruim de paranagua È que não tem serviços pra mulher mais Èmuito bom pra se viver. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

3 Trackbacks

  1. […] http://www.vanhoni.com.br/2010/02/paranagua-regularizacao-fundiaria-da-ilha-dos-valadares-entrega-do…Moradores da Ilha dos Valadares, no litoral paranaense, assistiram ao início do processo de […]

  2. […] do seu potencial turistico e econômico. Uma das recentes conquistas realizadas pelo deputado foi a regularização fundiária da Ilha de Valadares, beneficiando cerca de 4 mil famílias, que há décadas aguardavam a regularização de suas […]

  3. […] revitalização da praia de Matinhos, tombamento e reforma do patrimônio histórico em Paranaguá, regularização fundiária da Ilha do Valadares e incentivo à pesca artesanal, além de emendas parlamentares para realização de obras em […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!