paranaguá – visita a câmara municipal

angelovanhoni_paranagua_foto_gilsoncamargo_05_11_09i

O deputado federal Angelo Vanhoni participou no dia 05/11/09 da sessão plenária da Câmara Municipal de Paranaguá. O encontro abriu o debate sobre as demandas emergenciais da cidade que possam ser encaminhadas ao Congresso Federal através de emendas orçamentárias. Os vereadores pediram intermediação do deputado junto ao governo do estado para melhorar as vias de acesso até a entrada da cidade e investimentos complementares para o desenvolvimento do turismo. Outros pedidos reforçaram a carência no atendimento a saúde, destacando-se a necessidade de equipamentos e estrutura para tratamento quimioterápico, além de recursos para a construção de um posto de saúde 24 horas para atender as 30 mil pessoas que moram na Ilha dos Valadares.

Em busca de soluções para algumas destas demandas, recentemente, Vanhoni e o prefeito José Baka se reuniram com o governador Roberto Requião para fazer os encaminhamentos junto a esfera estadual. Em seguida foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná, Forte Netto, que confirmou a liberação de recursos para Paranaguá. No momento, os projetos da prefeitura estão sendo analisados sob o ponto de vista técnico e logo deverão ser noticiados. Segundo Forte Netto, os investimentos podem ultrapassar o valor de 20 milhões de Reais no ano que vem para infra estrutura urbana do municipio.

Vanhoni se comprometeu em contribuir no diálogo com o governo estadual, definiu que marcará audiência com o secretário estadual da Saúde para apresentar as reivindicações dos vereadores e reforçou seu compromisso em melhorar as condições de vida dos moradores da Ilha dos Valadares. Com relação ao turismo, o deputado lembrou que em anos anteriores conseguiu inserir entre as emendas da bancada paranaense a destinação de recursos para a construção de um terminal de passageiros.

“O turismo marítimo no Brasil cresceu muito. Os navios saem de Santos e vão até a Argentina, ao Sul, sem uma parada intermediária. Atracar no Porto de Paranaguá ou em Antonina traria grande desenvolvimento para a região, em especial durante o verão. Não precisa ser um grande investimento, algo em torno de 30 milhões. O terminal de passageiros, uma vez construído, poderá ajudar no desenvolvimento econômico da cidade. Se mil pessoas descerem aqui e gastarem cerca de 250 Reais – o valor médio que os passageiros gastam no Brasil quando param nos portos – estaremos motivando as embarcações a visitarem as ilhas, o Morro dos Papagaios, introduzindo os turistas para dentro da nossa baía. As vans terão bastante trabalho, irão levar os turistas para Morretes, para conhecer as colônias. Por este motivo investir em Paranaguá significa melhorar a situação de Antonina, trazer novas perspectivas para Morretes, Pontal do Sul, Guaraqueçaba e para todos os municípios da região. O nosso litoral é pequeno e tem gravíssimos problemas que a gente precisa unir esforços para resolver.”

angelovanhoni_paranagua_foto_gilsoncamargo_05_11_09h

Nos próximos anos o país se prepara para dois eventos esportivos de relevância internacional: a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016, tendo o Rio de Janeiro como sede. Por este motivo, o governo federal lançou o PAC da Copa, que tem por objetivo garantir recursos para investimentos em cidades que tenham, principalmente, potencial turístico. O deputado informou que em reunião com a Secretaria Estadual de Turismo solicitou que fossem apresentados projetos para inserir Paranaguá neste programa. O governo federal irá selecionar os projetos e investirá em uma série de obras de infra estrutura nas áreas de saneamento, logística e transporte.

“Eu gostaria muito, como deputado federal no Congresso Nacional, de ajudar no que for preciso, não só pelo carinho que tenho pela cidade em que nasci, mas, pela importância que Paranaguá tem para a história e a cultura do nosso estado e do país. Com 150 mil habitantes, temos um dos mais importantes portos do Brasil. O volume de recursos que passam pelo município é gigantesco. O patrimônio natural, a mata atlântica, a baía e suas ilhas, a culinária, as tradições populares e o patrimônio histórico e cultural fazem de Paranaguá uma cidade com grande potencial turístico, atraindo visitantes de diversas regiões do país e do mundo. A prefeitura tem reunido esforços e a cidade tem apresentado um crescimento econômico expressivo, mas ainda há muito por fazer. Os bairros têm problemas a serem resolvidos: falta de asfalto, falta de calçada, iluminação deficiente, comércio depauperado, a juventude com poucas oportunidades. Então, pela importância que a cidade tem no âmbito nacional, ela merece e deve ter um destaque nas emendas de bancada do congresso.”

angelovanhoni_paranagua_foto_gilsoncamargo_05_11_09f

”Agora em novembro, no Congresso Nacional, abrimos a perspectiva de discussão da peça orçamentária do Brasil. É o momento de pensarmos em solicitar recursos ao governo federal através de emendas. Reforço mais uma vez a importância de vôces se reunirem e decidirem sobre as reais necessidades da cidade e indicarem as ações de maior urgência. Façam ofícios ao prefeito e encaminhem as propostas aos deputados estaduais.”

angelovanhoni_paranagua_foto_gilsoncamargo_05_11_09d

“Nós tivemos um programa do Banco Mundial que investiu 250 milhões de dólares em obras de restauro através do Ministério da Cultura e do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). O programa chama-se Monumenta. As cidades históricas puderam se credenciar para receber verbas a fundo perdido. Mas, Paranaguá não pode entrar neste programa porque não tinha nenhum monumento tombado! Nós poderíamos, já há sete ou oito anos, estar num processo de recuperação do nosso patrimônio histórico, com dinheiro subsidiado para que os proprietários de casas antigas pudessem fazer as reformas, além de garantia de infra estrutura e resolver, por exemplo, os problemas de saneamento básico. Agora este paradigma se transformou. Nós, juntamente com o Iphan aqui do Paraná, corrigimos isso. O levantamento foi feito e cerca de 170 imóveis estão cadastrados. Praticamente todo o centro histórico já recebeu o tombamento, o que nos possibilita entrar em programas nacionais para esta área. Vamos avançar, pois não existia até então nenhuma política voltada para o restauro. Importante lembrar que, por exemplo, a rua do mercado, com seu casario antigo e a “franja” próxima ao mercado, que é a primeira passagem dos colonizadores tem seu patrimônio arquitetônico praticamente abandonado. É o momento de invertermos esta situação. Agora Paranaguá entrou no PAC Cidades Históricas. Daqui do Paraná são três cidades: Paranaguá, Antonina e Lapa. Para este ano serão 55 milhões e para o ano que vem 140 milhões de Reais previstos no orçamento. Aqui a ação será toda subterrânea, uma obra estruturante para que futuras obras de restauração no sitio histórico de Paranaguá, possam receber investimentos com tranquilidade.”

Fotos: Gilson Camargo

1 Comentário

  1. 28 de fevereiro de 2010

    Importantíssimo a vinda à Câmara MUnicipal, dos representantes à nivel federal – deputados e senadores e à nível estadual- deputados, visando inteirar-se das necessidades do municipiio, visando um debate, na busca de meios, visando o aprimoramento da infra-estrutura, do receptivo, da segurança, do saneamento, da sinalização, da formação da mão de obra, entre outros.
    Dê a muito tempo, penso elaborar um roteiro com inicio no litoral sul do Estado de São Paulo- Iguape/Cananéia, seguindo de barco apropriado à Paranaguá, daí à Curitiba e retorno SP.É um sonho, mas que ppode ser viabilizado.
    Saudações municipalista
    Otavio Demasi – consultor de turismo/jornalista Mtb 32548
    11 55485105 – 83422672
    http://www.odtur.blogspot. o blog do turismo
    40 anos de atividades profissional

2 Trackbacks

  1. […] Em sua palestra na abertura do evento, Angelo Vanhoni abordou os avanços das politicas públicas do governo federal para as cidades litorâneas. […]

  2. […] paranaguá – visita a câmara municipal Por vanhoni 1 Comment Categorias: Cidades, Discursos e conferências e Uncategorized Tags: camara municipal, pac cidades historicas, paranagua, patrimonio historico e cultural O conteúdo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/11/paranagua-%E2%80%93-visita-a-camara-municipal-051109/ […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!