palestra sobre o plano nacional da educação – guarapuava/pr

fg_eventos_fotosdscn20990124

Na noite desta sexta-feira, 10, o corpo docente da Faculdade Guairacá, em Guarapuava, recebeu para uma palestra o deputado federal Angelo Vanhoni, acompanhado pelo vereador Antenor Gomes de Lima. Na ocasião, o deputado que é Relator do Plano Nacional de Educação falou aos presentes sobre esse projeto que propõe metas e diretrizes a fim de melhorar a condição educacional do país. O plano propõe grandes desafios para os próximos dez anos, idealizando ações que vão desde a creche até a educação continuada (pós graduação, mestrado e doutorado) que modificam a situação atual e precária da educação brasileira em busca de um padrão de qualidade.

Dois grandes desafios foram apontados pelo deputado. Segundo Vanhoni, 11 milhões de crianças, entre 0 a 3 anos de idade,  estão fora das creches. Ele ressaltou a importância da atenção integral à criança e do atendimento especializado, para que nenhuma criança fique fora da escola e para que ela seja alfabetizada até, no máximo, os oito anos de idade.

Outro grande problema destacado é acerca do ensino médio. Cerca de 5 milhões de jovens não concluem o ensino médio no Brasil, e o  objetivo proposto pelo projeto, que deve ser aprovado ainda este ano pelo Congresso Nacional, é a criação de mais escolas técnicas. Essa seria uma das possibilidades propostas, a fim de apresentar oportunidades ao jovem, para que ele possa ingressar no mercado de trabalho com uma profissão.

Vanhoni destacou ainda, a importância dos investimentos nas escolas, mas, principalmente no corpo docente. “Não há como melhorar a situação da educação sem melhorar a condição dos professores”, afirmou. Segundo o deputado, no Brasil formam-se apenas 20 mil engenheiros por ano, enquanto que em outros países esse número chega a 200 mil, então a carência de profissionais é muito grande em diversas áreas, daí a importância dos investimentos na qualificação dos profissionais dessa geração.

Ao término da discussão sobre os planos da educação, Vanhoni elogiou a infraestrutura da Faculdade Guairacá e colocou-se totalmente à disposição para auxiliar em projetos de mestrado e doutorado da instituição, para melhorar ainda mais a qualidade dos professores.

texto e foto: Poliana Kovalyk
página da Faculdade Guairacá, 13/02/2012

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!