pac 2 mobilidade – metrô de curitiba – dilma rousseff anuncia investimentos do governo federal

lancamento_metrocuritibano_foto_gilsoncamargo_13_10_11curitiba
A presidente Dilma Rousseff, o vice-governador do Paraná, Flávio Arns, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e o governador do Paraná, Beto Richa, durante a solenidade realizada ontem (13/10) no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira a liberação de 1 bilhão de reais para a primeira fase das obras de implantação do metrô curitibano, prevista para 2016, e de R$ 750 milhões em financiamentos à prefeitura e ao governo do estado. A participação do governo federal com recursos a fundo perdido e empréstimos representa 77% do custo total da obra, orçada em 2,25 bilhões. Em seu discurso, Dilma ressaltou que a construção do metrô será fundamental para possibilitar a integração dos diferentes modais de transporte já existentes na cidade. A presidente afirmou também que o governo federal vai investir cerca de R$ 30 bilhões em mobilidade urbana nas cidades brasileiras até 2014.

A primeira etapa do metrô terá 14 quilômetros de extensão, interligando o bairro da Cidade Industrial, na região sul de Curitiba, com o Centro. Estima-se um número de usuários de aproximadamente 400 mil pessoas por dia. Uma vez implantado, o metrô deverá substituir os 110 ônibus que atualmente realizam o trajeto.

Nas grandes cidades brasileiras, a importância do transporte de massa é um elemento chave. Nós queremos que a população brasileira continue tendo automóveis, que ela compre seu carro, mas, nós queremos que esse carro não seja o principal meio de transporte no cotidiano das populações. Nós não podemos ser um país que segrega o transporte público, limitando-o aos segmentos populares, e o transporte privado, o automóvel, para os mais ricos e para as classes médias. No mundo inteiro o metrô é um instrumento de democratização do espaço urbano.

Dilma Rousseff

angelovanhoni_lancamento_metrocuritibano_foto_gilsoncamargo_13_10_11curitiba

Quero agradecer a presidenta Dilma Rousseff pela liberação de 1,75 bilhão de reais para a construção do metrô de Curitiba. Após 25 anos de espera a cidade conquista mais essa vitória graças a sensibilidade e apoio do Governo Federal. O metrô não será importante apenas para os usuários da linha Norte-Sul. O metrô abre uma nova perspectiva de desenvolvimento urbano para Curitiba, trazendo melhorias para a cidade e seu planejamento do ponto de vista da qualidade de vida de seus habitantes.

Angelo Vanhoni

lancamento_metrocuritibano_foto_gilsoncamargo_13_10_11curitiba3a

Fotos: Gilson Camargo

1 Comentário

  1. Anna Diez
    24 de outubro de 2011

    Li atentamente as notícias de seu blog. Aprecio muito o seu trabalho, deputado, mas o motivo do meu contato é outro. Sabendo da sua sensibilidade para com o povo em geral, sem distinção e da sua generosidade, venho pedir, como pedi a outros parlamentares, que o Sr. faça um pronunciamento, ainda que breve, em prol da Pec270 em plenário. O Sr. vem acompanhando a nossa luta e sabe qto estamos sofrendo. Grata e um cordial abraço, Anna Diez

One Trackback

  1. […] Para o Mandato Deputado Federal Angelo Vanhoni PAC 2 Mobilidade – Metrô de Curitiba – Dilma Rousseff anuncia investimentos do governo federal http://www.vanhoni.com.br/2011/10/pac-2-dilma-anuncia-recursos-do-governo-federal-para-o-metro-de-cu… […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!