29/04/2015 – o paraná em luto

Os fatos ocorridos contra os servidores públicos e professores no dia de ontem (29/04/2015) não deixaram apenas os curitibanos e os paranaenses escandalizados, mas, o mundo inteiro assistiu perplexo a estas imagens de selvageria. É preciso repensar os problemas da vida social, é preciso repensar as práticas políticas, isso não pode mais voltar a acontecer. Estamos ultrapassando todos os limites da imaginação, e o pior, da imaginação perversa.

É lamentável que o governador se sinta tranquilo em assistir as cenas que ele proporcionou e que mostra como os professores foram tratados. Este governador precisa entender que é justo que todo o funcionalismo público e todo cidadão tenha receio e dúvidas a respeito do projeto que estava sendo votado.

Os professores tinham todo o direito de protestar, os professores tinham toda a razão em se manifestar por uma causa que é justa, que é legítima, que diz respeito ao medo de que suas aposentadorias não sejam garantidas – afinal de contas esse é um direito constitucional praticado no nosso país – e estavam protestando não apenas em nome da educação, mas em nome de todo o serviço público prestado pelo Estado ao povo paranaense.

O governador não poderia ter agido da forma como agiu e premeditou a ação, pois tres dias antes da votação a Assembleia Legislativa já estava cercada, com mais de mil policiais e o Batalhão de Choque armados em frente a sua sede, no Centro Cívico. Assembleia esta que deveria ser um espaço de acolhimento, de recebimento do contraditório, de discussão a respeito dos problemas e da vida do nosso estado.

Infelizmente nós estamos tendo que aperfeiçoar a democracia através da dura luta e da mobilização do nosso povo.

Angelo Vanhoni

Leia mais sobre o massacre contra os servidores e manifestantes no Centro Cívico, em Curitiba/PR, em 29/04/15.

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/base-governista-ignora-batalha-campal-e-aprova-lei-da-previdencia-d15cdzrbokqzkzwm16mya59rw

http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,confronto-entre-pm-e-professores-no-pr-deixa-cerca-de-200-feridos,1678429

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/04/30/anistia-diz-que-richa-e-pm-precisam-se-responsabilizar-por-repressao-no-pr.htm

http://oglobo.globo.com/brasil/manifestacao-de-professores-em-curitiba-tem-confronto-com-pm-bombas-agressao-16013020

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/protesto-de-professores-em-curitiba-termina-em-tumulto/4145321/

http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/violencia-da-pm-deixa-mais-de-cem-feridos-no-parana-6622.html

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/29/politica/1430337175_476628.html

http://www.nytimes.com/aponline/2015/04/29/world/americas/ap-lt-brazil-teachers-violence.html

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!