O dia 11 de junho poderá ser conhecido como o “dia nacional da diplomacia cultural”, e a década de 2013 a 2023 a década da diplomacia cultural brasileira

De autoria do deputado federal Angelo Vanhoni, o projeto de lei que institui estas datas, tem por objetivo chamar atenção para um aspecto da ação cultural do Brasil que vem se ampliando cada vez mais. O papel da cooperação cultural como fator de desenvolvimento de relações comerciais e políticas e como elemento da diplomacia cultural do país.

A data  homenageia o embaixador Waladimir Amaral Murtinho: nascido em 11 de junho de 1919 e falecido no dia 16 de dezembro 2003, aos 83 anos de idade, deixando um legado de dedicação ao Brasil e à cultura brasileira difícil de ser equiparado. “A importância de sua atuação ao longo de mais de 65 anos de serviço público e nos últimos anos à frente da Assessoria Internacional do Ministério da Cultura, justifica a homenagem pela qual não apenas manifestamos nossa admiração por seu trabalho, mas também a incansável atuação na divulgação do Brasil e da cultura na sua diversidade “, afirma Vanhoni.

O projeto estabelece ainda que o período de 2011 a 2012 seja destinado à  discussão e aprovação do Plano Nacional Estratégico de Cooperação e Diplomacia Cultural. Para o autor do projeto, “com a realização da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016, entre outros de projeção internacional, observa-se o valor estratégico desses eventos para a divulgação do Brasil e para a preparação das diversas instâncias de governo para o novo papel que o país tem exercido junto à comunidade das nações.”

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!