o decênio que mudou o brasil – seminário em curitiba/pr

curitiba_dilma&lula_10anosptnobrasil_foto_gilsoncamargo11aweb

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula estiveram em Curitiba para participar do seminário “O decênio que mudou o Brasil”, em comemoração aos 10 anos do PT no governo federal. O evento foi promovido pelo Partido dos Trabalhadores, Fundação Perseu Abramo e Instituto Lula e contou, dentre outras autoridades, com a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, do presidente estadual do PT Enio Verri, dos ministros Paulo Bernardo (Comunicações), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e cerca de 1,5 mil militantes no Expotrade Pinhais.

curitiba_dilma&lula_10anosptnobrasil_foto_gilsoncamargo32

Em Curitiba, o tema do seminário foi “Os desafios estratégicos para os próximos anos nas áreas de Ciência e Tecnologia e Indústria” e contou com palestras expositivas de Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Glauco Arbix, presidente da Agência Brasileira da Inovação (FINEP) e Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo.


curitiba_dilma&lula_10anosptnobrasil_foto_gilsoncamargo23web

O doutor em economia e presidente do BNDES, Luciano Coutinho, traçou um quadro comparativo da economia brasileira antes do PT assumir o governo até os dias de hoje. Coutinho lembrou que, em 2002, o país sofria de uma crise profunda de credibilidade no mercado internacional e que esta crise foi superada pela administração do presidente Lula. O Brasil deixou de ser um país endividado e passou a ser um pais credor, com reservas econômicas, pela primeira vez em sua história. Quando a presidente Dilma assumiu o governo, em 2011, teve que enfrentar os reflexos da crise financeira internacional de 2009, que abalou diversos países do primeiro mundo, a qual o Brasil conseguiu atravessar com pouco abalo em seu desenvolvimento econômico e mantendo as políticas sociais.

curitiba_dilma&lula_10anosptnobrasil_foto_gilsoncamargo24web1

O sociólogo Emir Sader esteve presente no evento autografando o livro “10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil – Lula e Dilma”,  recentemente publicado pela editora Boitempo em parceria com a Flacso. O livro contém 21 artigos de balanço do período incluindo os dois primeiros anos do governo Dilma e conta com uma entrevista inédita com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada em fevereiro de 2013 especialmente para esta coletânea.

Leia a íntegra do livro “Lula e Dilma” em formato digital neste link.

curitiba_dilma&lula_10anosptnobrasil_foto_gilsoncamargo27web

O ex-presidente Lula destacou a importância das alianças políticas que permitiram os avanços que foram feitos nos últimos dez anos, ressaltando que o PT aprendeu a governar com os aliados e comentou o momento excepcional que o Brasil vive hoje. Ele ressaltou que os avanços que o país teve nos últimos anos são inegáveis para quem viveu o tempo em que “trabalhadores voltavam das greves tendo perdido tudo” e “a inflação passava de 80% ao mês”. Também falou que é preciso saber lidar com a oposição de forma republicana pois a sociedade é heterogênea e plural e precisa ser respeitada como tal.

Temos que tratar os que não estão do nosso lado com tanto carinho quanto os que estão. Ódio não ganha eleição. O que ganha eleição é amor.

Luiz Inácio Lula da Silva

curitiba_dilma&lula_10anosptnobrasil_foto_gilsoncamargo100

 Fotos: Gilson Camargo

1 Comentário

  1. OSCARELIZ
    25 de junho de 2013

    Gostaria de saber email do GILSON CAMARGO, para obter algumas fotos para expormos no Gabinete do Vereadpr TAVINHO do PT Pinhais.

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!