mupe – museu de periferia do sitio cercado – reunião 04/07/09

mupe2_grupodedança_04dejulho2009

O encontro do Museu de Periferia (MUPE), no Sítio Cercado, em Curitiba no dia 04 de julho, contou com a presença de artistas e expressões da cultura local. Foi a terceira reunião da comunidade visando a criação de um Ponto de Memória no bairro e, na ocasião apresentaram-se os grupos Ka-naombo, com trabalho de dança inspirado nas tradições afrodescendentes, O Resgate, um grupo de hip-hop gospel e o Grupo de Capoeira Arte Raça.
Em reunião anterior, o grupo solicitou através de abaixo assinado uma oficina de qualificação ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), encaminhado pelo mandato do deputado Angelo Vanhoni ao diretor do Departamento de Processos Museais daquele órgão, Mario de Souza Chagas, que confirmou o recebimento da solicitação e pré agendou uma oficina para agosto, a qual ministrará pessoalmente, em data a ser definida.

mupe_grupodedança_04dejulho2009

O campo da museologia tem avançado muito no Brasil. O país contava com menos de 50 museus na primeira metade do século passado, hoje são mais de 2.400 museus cadastrados oficialmente. O Governo Federal através dos Pontos de Memória tem incentivado o conceito de museu social, onde o direito à memoria se faz presente prioritariamente nas comunidades carentes, como estímulo ao fortalecimento de suas identidades culturais e usufruto da cidadania. A identificação do público com o patrimônio musealizado e sua utilização para gerar estímulos no sentido da conscientização e da ação sobre o real, são hoje mais condizentes com o papel social esperado de um museu.

mupe3_reunião_04dejulho2009_foto_micheletorinelli
Grupo de Capoeira Arte Raça desenvolve trabalho social no Sitio Cercado integrando os jovens através da música e da dança.

Os dois Pontos de Memória em funcionamento no Brasil, o MUF e o Museu da Maré, no Rio de Janeiro, estiveram em contato com a comunidade do Sítio Cercado através da visita das contadoras de histórias Afrolady e Marilene Nunes, em abril deste ano. O encontro, promovido pelo mandato do deputado Angelo Vanhoni em parceria com o Ibram, tinha por objetivo estimular os moradores do bairro a contarem a história da região, identificando seus valores culturais e apropriando-se das características e costumes locais como patrimônio comum na construção de sua identidade.
Programas como os Pontos de Memória são uma frente ativa da política museológica na área social e uma prioridade do novo instituto.

O Rio de Janeiro será a cidade sede da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), marcada para junho de 2013. Depois da árdua disputa entre Moscou e Milão, o Rio ganhou com 53,2% dos votos apresentados pelos 170 Comitês Nacionais e 30 Comitês Internacionais de Estudos do ICOM. A decisão, tomada na sede da Unesco, demonstra a visibilidade e o papel de liderança que o campo museológico brasileiro vem assumindo no plano internacional.O processo de sensibilização para a criação do MUPE vem contando com o apoio logístico da ACNAP/Casa Brasil, Associação de Moradores Vila Vitória, Associação Nossa Luta e o Pontão de Cultura Soylocoporti. Os moradores já dispõem de um blog na internet para colaborar com textos e documentos referentes ao histórico do bairro.

www.mupe.wordpress.com

No evento do dia 04 de julho fizeram se representar os seguintes grupos e Associações:
– Associação comuitária Vila Vitoria – movimento de mulheres
– Associação de Moradores Nossa Luta
– Associação de Moradores e Amigos do Bairro Novo C
– Conselho Comunitario de Segurança do Sitio Cercado
– Grupo de Capoeira Arte Raça
– Grupo Resgate – (Hip Hop)
Casa Brasil
– ACNAP – Associação Cultural de Negritude e Ação Popular
Soylocoporti – Pontão de Cultura

Fotos: Michele Torinelli

Do blog do MUPE

One Trackback

  1. […] mupe – museu de periferia do sitio cercado – reunião 04/07/09 Por vanhoni Leave a Comment Categorias: Uncategorized Tags: cultura, curitiba, ibram, mupe, museus, ponto de memoria, sitio cercado O conteúdo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/07/mupe-museu-de-periferia-do-sitio-cercado-reuniao-04072009/ […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!