mec – compromisso de maiores investimentos para educação tecnológica e superior no paraná

ufpr_foto_gilsoncamargo_curitiba2008a
Universidade Federal do Paraná, edifício histórico na Praça Santos Andrade – Curitiba. Foto: Gilson Camargo

O planejamento para a criação de  mais  08 IFETS (Institutos Federais de Educação Tecnológica Superior) no Paraná foi o principal resultado da reunião da bancada de deputados paranaenses com o ministro da Educação, nesta terça 17 em Brasília. Angelo Vanhoni, com dados em mãos, demonstrou que o Ministério da Educação está em dívida com os investimentos para a educação tecnológica do estado. O Paraná será o quinto com os menores índices de repasses federais para instituições do ramo entre as 27 unidades federativas, com R$ 44,3 milhões para despesas em custeio, pessoal e investimentos previstos no orçamento federal para 2010. “O ministro reconheceu a dívida com a educação tecnológica no Paraná e abriu o diálogo para que nos próximos anos sejam criados mais 08 IFETS. Demonstramos que somos um dos principais pólos industriais do país e que esta demanda por formação precisa ser respondida”, disse Vanhoni.

O ministro decidiu também pela participação do MEC, com assessoria técnica e aporte de recursos, no projeto “Corredor Cultural” apresentado pelo reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel, presente na reunião. O projeto tem como objetivo a transformação do trecho de aproximadamente um quilômetro entre o edifício histórico da UFPR e o complexo da Reitoria, passando por espaços como a Associação Comercial do Paraná, a sede antiga dos Correios, o antigo Cine Luz, a Capela Santa Maria, a Caixa Cultural, a PUC, o Teatro Guaíra e a Livraria do Chain, em espaços de vivência cultural gratuitos para a população. O projeto que faz parte do centenário da Universidade Federal do Paraná, está avaliado em R$ 35 milhões.

One Trackback

  1. […] mec – compromisso de maiores investimentos para educação tecnológica e superior no paraná Por vanhoni Leave a Comment Categorias: Uncategorized Tags: corredor cultural, educacao tecnologica, ifet, mec, parana, ufpr O conte’udo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/11/mec-compromisso-de-maiores-investimentos-para-educacao-tecnologica… […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!