internet e telefonia móvel e fixa para a área rural – morretes/pr

MinistroPauloBernardoemMorretes

Marco histórico em todo país, Morretes teve bem sucedido o primeiro teste de telefonia fixa, celular e internet na área rural, feita pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na comunidade de Marumbi, nesta quinta-feira (16). Além do ministro, o evento contou com a presença do presidente da Anatel, João Rezende, do presidente da Oi, Francisco Valim, do prefeito de Morretes, Amilton de Paula, do presidente da Câmara Municipal, Mauricio Porrua e do secretário geral do PT do Paraná, o jornalista André Pioli.

O teste foi realizado na Escola Rural Municipal de Marumbi, onde o ministro usou um telefone móvel operando em 450 MHz para ligar de Morretes para Brasília. Ele conversou com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

MinistroPauloBernardoemMorretes1

Em seguida, o ministro fez o teste de transmissão de dados utilizando um notebook para navegar na internet, acessando a página do Ministério das Comunicações onde abriu sua agenda de compromissos da quinta-feira e a galeria de ex-ministros da pasta. Paulo Bernardo realizou ainda uma ligação a partir de telefone fixo para o seu gabinete em Brasília. “Esta tecnologia será importante para que se possa quitar a dívida que o Brasil tem com algumas áreas rurais do país que hoje não têm acesso à internet”.

O presidente da Anatel, João Rezende, enfatizou que “garantir o acesso à informação será importante para melhorar as condições de vida da população rural do país”.

O presidente da Oi, Francisco Valim, empresa responsável pelos testes na frequência de 450 MHz, disse que “estamos fazendo parte da história da cobertura em regiões distantes, trazendo uma tecnologia nova que acreditamos que possa fazer uma diferença importante em um país de dimensões continentais como é o nosso”.

Satisfeito por ver a cidade de Morretes incluída num projeto de abrangência nacional, o prefeito Amilton de Paula agradeceu ao ministro a oportunidade de o município contribuir com um importante passo para o avanço do sistema de comunicação no Brasil. Ele lembrou que 45% da população morretense vive na área rural e este projeto será de grande importância para essas famílias e produtores rurais que terão acesso a internet, telefonia móvel e celular com maior qualidade.

Texto e fotos: Divulgação

3 Comentários

  1. luiz antonio davogli
    15 de setembro de 2012

    tenho um rancho em itaguai-rio de janeiro, onde o sinal é muito fraco e as vezes não existe, é uma area rural, localizada na estrada do caçador, 562,região de serras, queria saber qual seria amelhor tecnologia na area para que o sinal permaneça sempre forte e se é possivel a telefonia fixa, ja existia antes porem os cabos foram roubados ha muitos anos e não mais foi recolados, é possivel, recoloca-los, mais ou menos 7 km de estrada de terra, e se é possivel banda larga no local pois nescessitamos de colocação de camaras para visualizar a distancia vi internet, aguardo contato,

  2. MIRIAN ZIPPIN
    5 de abril de 2014

    Boa Tarde!

    Entendo que esta apresentação referente a telefonia oi é antiga ano de 2012.Mas tenho uma reclamação a fazer,moro prox ao centro de Morretes,chamado Morro da America ,procurei a no 0800 da operadora Oi para instalaçaõ de telefone e internet. A Oi alega que só instalam com um pagamento a parte porque o cabeamento não chega até a minha casa. Isto é possível ?

    Agradeço a atenção !!!

    Boa Tarde

    Mirian Zippin.

  3. Eduardo Moreira
    22 de janeiro de 2015

    Como é o procedimento da instalação fixo rural, e a frequencia de ondas ou de cabo, porque aqui a distancia da minha fazenda é de 15 km da cidade. Este projeto será possível colocar em meu estado minas gerais. Lá não pega nenhum sinal de telefone, e o valor dos planos como é, lá em minha fazenda eu preciso muito deste telefone, mas não posso pagar muito caro porque não tenho muita condições. Obrigado. Estou esperando a resposta.

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!