inclusão digital – inauguração de telecentro comunitário – jardim boa vista, campo magro/pr

DSC_2536web

A prefeitura de Campo Magro inaugurou um novo telecentro na cidade, no dia 21/03/2014. A instituição beneficiada foi a Biblioteca Cidadã Nair Gasparin Lugarini, no Jardim Boa Vista I. A doação do equipamento é resultado de convênio celebrado em 2013 entre o município e o Serviço Federal de Processamento de Dados, através do Programa SERPRO de Inclusão Digital .

Toda a comunidade poderá utilizar os computadores, mediante agendamento. “Queremos que além dos jovens, todos tenham acesso e aprendam a utilizar os computadores. Pensando também na terceira idade, teremos um monitor capacitado e softwares livres de iniciação à informática”, disse o prefeito Louvanir Menegusso.

DSC_2590web

O Programa concentra-se em dois eixos principais: utilizar efetivamente o software livre, viabilizando seu uso e a apropriação das novas tecnologias pela sociedade e propiciar o atendimento das necessidades das comunidades, a formulação de políticas públicas, a criação de conhecimentos, a elaboração de conteúdos apropriados e o fortalecimento das capacidades das pessoas e das redes comunitárias.

DSC_2605web

Ao levar inclusão digital a diferentes estados da federação, o SERPRO proporciona diversos benefícios às comunidades: acesso aos serviços de governo eletrônico dos três níveis, federal, estadual e municipal; acesso à informação variada por meio da rede mundial de computadores; cursos de informática e educação a distância para atualização profissional; reforço escolar para crianças, jovens e adultos; fomento à produção cultural comunitária (produção, de vídeo, áudio, web art, etc…); distribuição de conhecimento e estímulo a inserção social com a possibilidade de participação em redes de relacionamento, blogs e fóruns virtuais. Tudo isso de forma gratuita ao cidadão.

Este telecentro oferecerá e ampliará o acesso às tecnologias de informação e comunicação, ajudando com o advento do saber a transformar a vida dos cidadãos do Jardim Boa Vista I e do seu entorno. É esse o nosso compromisso social neste projeto.

José Carlos Ientz, representante regional do SERPRO, PR/SC.

DSC_2614web

Eu quero dizer pra vocês crianças, que dentro dessa telinha aí tem uma janela pra vocês conhecerem o mundo inteiro! Por essa janelinha aí vocês podem escolher o que vocês querem ser na vida, e o computador nos ajuda a sonhar, hoje. É uma oportunidade que quando eu era criança não existia.

Em nome do Mandato Deputado Federal Angelo Vanhoni eu agradeço muito a oportunidade de estar trazendo isso para vocês com a intenção de construir um mundo cada vez melhor.

Karinna Bueno, coordenadora do Setorial de Ciência & Tecnologia e Tecnologia de Informação do PT/PR.

DSC_2623web

Estamos muito felizes em poder receber o SERPRO trabalhando em parceria com o município de Campo Magro. Agradeço imensamente ao prefeito pela oportunidade de estar trabalhando no planejamento público e de poder trabalhar pela nossa comunidade.

Quero agradecer ao deputado Vanhoni, que tem sido um parceiro muito importante e tem nos ajudado bastante nas questões com o Governo Federal. A idéia é a de que havendo mais espaço o SERPRO venha a viabilizar mais computadores e a gente possa aumentar essa inclusão digital, não só com as crianças, mas também para os adultos e para a terceira idade.

Thaíza Campestrini, secretária de Planejamento do Município de Campo Magro.

DSC_2684
Thaíza Campestrini e José Carlos Ientz, celebrando a parceria entre a Prefeitura de Campo Magro e o Governo Federal, através do SERPRO, numa Biblioteca Cidadã.

Fotos: Gilson Camargo

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!