inauguração do viaduto da rua professor cleto – paranaguá/pr

_DSC0731aweb

Na sexta feira, 15 de novembro de 2013, foi inaugurado em Paranaguá o viaduto da Rua Professor Cleto. A estrutura tem 300m de extensão, passarela para pedestres, vão livre de 6m de altura, e vai agilizar o trânsito na região portuária facilitando o acesso ao Centro da cidade e outros bairros. A obra foi construída com recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

_DSC0838web2

A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann esteve presente na solenidade de inauguração (imagem acima) e falou sobre o conjunto de investimentos programados para a região portuária e modernização do porto, assim como de outras iniciativas do governo federal na cidade de Paranaguá. Em seu discurso, a ministra referiu também a centralidade das políticas de saúde e educação no Brasil e a importância da ampliação do acesso ao ensino superior.

Eu queria dizer à todos vocês que nós estamos empenhados no estudo do acesso a Paranaguá. Nós já temos 126 milhões de recursos no PAC, desta vez para fazer o acesso ao porto e também o acesso à cidade. Paranaguá é importante para o Paraná e para o Brasil, tem o segundo maior porto do país e nós sabemos da necessidade de investir. Estes recursos já estão disponibilizados, assim como já tínhamos disponibilizado 800 milhões de reais para fazer a dragagem do canal. Conseguimos resolver um problema ambiental de longa data, temos a licença ambiental, e a licitação da dragagem, que é uma dragagem continuada, devera ser feita agora entre dezembro e janeiro. Nós vamos resolver um problema de calado no nosso porto e, portanto, também de competitividade do porto de Paranaguá.

O total de investimentos para o complexo portuário será de perto de 1 bilhão de reais. Além dos investimentos que vamos ter na cidade e investimentos que nós já fizemos aqui, como a instalação do Instituto Federal de Educação Tecnológica e a extensão de cursos da Universidade Federal do Paraná no litoral.

Educação é fundamental. É com educação que a gente muda a realidade, é ela que sustenta o investimento em infraestrutura. Nós temos que ter recursos para as nossas universidades. Quanto mais universidades tivermos, quanto mais pessoas tendo acesso aos cursos universitários melhor vai ser o país, mais preparado para enfrentar os desafios e mais sustentável será o seu desenvolvimento.

portodeparanagua_parana_foto_gilsoncamargo_web
Vista aérea do Porto de Paranaguá. Ao fundo, a Ilha do Mel.

Nós estamos numa grande transformação do sistema portuário brasileiro. Temos 34 portos públicos no país, alguns administrados pelo governo federal, alguns delegados para estados e municípios, no caso aqui de Paranaguá é um porto delegado, é a APPA que o administra.

Nós estamos fazendo os nossos processos de agendamento e eu vejo ali uma referência ao silo público. Eu queria esclarecer que nós colocamos em processo de agendamento os armazéns de Paranaguá baseados no estudo preliminar que a APPA nos enviou, inclusive o silo público estava neste estudo da APPA como um local para agendamento. Quando nós soltamos o processo de agendamento dos armazéns, nós soltamos baseados neste estudo.

Tivemos audiências quando o ministro Antônio Henrique esteve aqui, tivemos um grupo de estudos em que participam pessoas aqui da APPA, que já haviam estado conosco em Brasília na discussão da Lei dos Portos, e estamos analisando cada investimento do porto de Paranaguá, mas, uma coisa eu posso dizer à vocês, o nosso compromisso e o da presidenta Dilma é que a gente torne os portos mais competitivos, melhores para quem os utiliza, melhor para quem trabalha no porto, melhor para quem convive com o porto.

O sistema portuário brasileiro é um sistema antigo. Talvez, do elo da logística é o mais antigo que nós temos e é um desafio fazer a sua modernização respeitando os direitos conquistados e também fazendo com que o porto possa ter um resultado melhor para a produção do país.

O porto é o que nos une ao mundo, é o que faz um país ser grande e melhorar o seu comércio internacional. Eu não tenho dúvidas de que o porto de Paranaguá é estratégico neste sistema portuário, tanto que foi o segundo bloco de licitação que nós colocamos, depois do porto de Santos, pela importância que tem e pelos desafios e problemas que nós temos que resolver.

Eu confio muito que no diálogo e na conversa que nós estamos estabelecendo com todos os agentes que participam do porto, não só quem trabalha, não só quem opera, não só quem convive com ele, mas principalmente quem se utiliza do porto para escoar a produção, nós chegaremos a um bom termo e o porto de Paranaguá vai se consolidar cada vez mais como uma porta importante de entrada e saída de produtos não só do Paraná, mas de todo o Brasil.

Gleisi Hoffmann, ministra chefe da Casa Civil

Fotos: Gilson Camargo

1 Comentário

  1. Valdete
    16 de novembro de 2013

    Parabéns Ministra Gleisi Hoffmann, parabéns presidente Dilma!
    Nosso povo paranaense, o Brasil merece isso!

One Trackback

  1. […] Leia mais sobre a inauguração do viaduto da rua Professor Cleto, em Paranaguá/PR. […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!