imigração ucraniana no brasil – ministra ana de hollanda recebe convite para conhecer comunidades no paraná

foto_marinaofuji_minc15_02_11

Na manhã desta terça-feira (15), a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu em seu gabinete, em Brasília, o deputado federal Angelo Vanhoni (PT/PR), que veio tratar de uma série de assuntos relativos ao estado paranaense. Segundo a ministra, a conversa foi bastante positiva. “O deputado é um defensor incondicional da cultura e alertou para a necessidade do MinC desenvolver uma interlocução mais intensa com o Congresso Nacional”.

Durante a audiência, um dos temas abordados diz respeito às comemorações dos 120 anos da Imigração Ucraniana no Brasil (1891-2011). O deputado convidou Ana de Hollanda a participar, no dia 11 de maio, da programação que contará com a presença do presidente da Ucrânia, Vicktor Yanukovich, que chegará ao Brasil no dia 10. De Curitiba, eles partirão para uma visita à região Centro Sul do Paraná, onde se concentra o maior contingente eslavo que imigrou para o Brasil (poloneses e ucranianos).

“Trata-se de um paraíso do ponto de vista ambiental e cultural, uma verdadeira pérola”, disse Vanhoni, referindo-se ao local onde se desenvolveram as culturas ucranianas e polonesas no estado paranaense, ao longo da Serra da Esperança.

O Brasil tem hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com mais de 500 mil pessoas, entre ucranianos e descendentes. Desse total, 75% vivem  no estado paranaense, sendo que o município de Prudentópolis é considerado a cidade mais ucraniana de todo o Brasil. Destaque, também para as cidades de Mallet e Irati, dentre outras.

O deputado lembrou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou um inventário do patrimônio polonês e ucraniano na região do sul paranaense. “Se ainda não foi lançado, seria uma boa ocasião para fazê-lo”, mencionou.

Em agosto e setembro ocorrerão vários eventos, dentro dos quais haverá a apresentação de grupos ucranianos que serão trazidos ao Brasil. O Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil é comemorado na data de 24 de agosto, a partir da lei de autoria de Ângelo Vanhoni, sancionada pelo ex-presidente Lula em janeiro de 2010.

O deputado também convidou a ministra a participar da abertura do Festival de Teatro de Curitiba, que se realizará de 29 de março a 10 de abril deste ano. Ele destacou a cultura fervilhante existente no Paraná, “que é um grande celeiro de atores e diretores”. Segundo o parlamentar, é importante que alguém da Funarte possa acompanhar todo esse trabalho cultural que se desenvolve no estado.

foto_marinaofuji_minc15_02_11aAcompanharam a reunião, o assessor parlamentar do MinC, José Ivo, e Karla Mazia, assessora do deputado.

Texto: Glaucia Ribeiro Lira
Fotos: Marina Ofugi
link para localidade original da matéria – MinC, 15/02/11

2 Comentários

  1. 17 de fevereiro de 2011

    Angelo…

    Parabéns e obrigado pela atuação em defesa da cultura ucraniana.

    Abraços,

    Guto Pasko
    Cineasta

  2. Rafael
    21 de fevereiro de 2011

    Este grande tacho a ferver o Paraná, feito de barreado, leite quente e kutiá, cada vez mais encontra o ponto no trabalho do Vanhoni…bom mandato…carta branca…salut!

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!