III fórum mundial da bicicleta – curitiba/pr

DSC_8790web

O III Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), realizado em Curitiba de 13 a 16 de fevereiro de 2014, reuniu ativistas e usuários da bicicleta de diversas cidades do Brasil e do exterior, contando com mais de 1200 inscritos. As primeiras edições do Fórum foram organizadas na cidade de Porto Alegre, em 2011 e 2012.

O evento na capital paranaense teve uma proporção inédita, com mais de 90 atividades programadas e a participação de autoridades no assunto reconhecidas internacionalmente. A dimensão adquirida pelo Fórum em Curitiba é um demonstrativo do crescimento do ciclo ativismo na cidade e da urgência de soluções urbanísticas que viabilizem um ciclismo seguro, como a construção de ciclofaixas acompanhando as canaletas dos ônibus expresso, que constituem as principais vias de acesso à cidade.

DSC_8820web
Tentando se equilibrar na sua meia bicicleta, o meio de transporte que ele escolheu, em meio ao tumulto, no meio da rua… performance circense do artista Matias Donoso, na abertura do Fórum.

Além de proporcionar debates com especialistas como Chris Carlson, a artista plástica Mona Caron, a escritora Elly Blue, e Carlos Marroquin, da Guatemala, dentre outros, o encontro contou com palestrantes de diversas áreas, incluindo urbanismo, saúde, educação, arte e turismo, e atividades como oficinas, painéis, mesas-redondas, sessões de cinema e passeios ciclísticos.

DSC_8912aweb

A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório da Reitoria da UFPR, na noite de quinta-feira (13/02) e contou com a presença do reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, do coordenador da Ciclo Iguaçu, Jorge Brand, do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, dos ciclo ativistas Livia Araújo, de Porto Alegre/RS e André Geraldo Soares, de Balneário Camboriú/SC.

Esta edição trabalhou como tema “A Cidade em Equilíbrio”, buscando resgatar idéias de planejamento urbano que apontem soluções para harmonizar pedestres, ciclistas, motoristas e demais atores do trânsito. O evento ocorreu simultaneamente em locais como o Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, o Sesc Paço da Liberdade e o Museu Oscar Niemeyer, além de atividades e oficinas na Bicicletaria Cultural, na Cinemateca e em espaços ao ar livre.

DSC_8809web1
Jorge Brand (Goura Nataraj), coordenador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, uma das entidades organizadoras do FMB em Curitiba.

O Fórum ainda contou com o lançamento do livro “Contribuições Teóricas do III Fórum Mundial da Bicicleta”, contendo 44 artigos cobrindo 11 eixos temáticos, com texto de abertura de Chris Carlson, fundador do movimento Massa Crítica, que no Brasil é conhecido como Bicicletada. O conjunto de artigos oferece um diagnóstico aprofundado da crise gerada pela produção hiper-dimensionada de veículos automotivos e o papel da ciclomobilidade no planejamento das cidades modernas.

A publicação, editorada pela equipe da Ciclo Iguaçu, teve apoio do Programa Ciclovida, da UFPR, para impressão do livro que em breve será disponibilizado também em versão digital na página do Fórum Mundial da Bicicleta.

Fotos: Gilson Camargo

2 Comentários

  1. JAQUES BRAND
    23 de fevereiro de 2014

    Excelente matéria: bem garimpada, bem escrita, e com o viés de uma grande luta no quadro do estado de direito democrático. A bicicleta é a mais radical das críticas à cultura do automóvel – e aos poderes que arrasam o meio ambiente e poluem a política: a matriz petroleira e automotiva, somada ao complexo empreiteiras-grandes obras viárias. Seria bom gritar isso lá em Brasília, deputado Ângelo.

    Infelizmente o governo federal tem sido de uma rara mediocridade em tudo que diz com as tecnologias alternativas de mobilidade, a começar pela bicicleta.

    Quero ir de bike do Oiapoque ao Chuí em rodovia federal…

    Mete bronca, Vanhoni!

  2. ana maria gomes corr
    5 de março de 2014

    Petista recém chegada a Curitiba, me apraz muito saber que temos pessoas de bom senso e lucidez fazendo parte do governo de nosso querido Paraná. Estamos com vc.

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!