igrejas ucranianas – arquitetura da imigração no paraná

9
Igreja de Nossa Senhora do Amparo – Colônia Santa Maria – União da Vitória

O lançamento do livro Igrejas Ucranianas – Arquitetura da Imigração Ucraniana, e a exposição de fotos que leva o mesmo nome, aconteceram no dia 27 de junho, no Museu Paranaense, em Curitiba. O livro é o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto ArquiBrasil. Sob coordenação de Key Imaguire Júnior, os arquitetos Fábio Domingos Batista, Marialba Rocha Gaspar Imaguire e Sandra Rafaela Magalhães Corrêa desenvolveram o projeto de pesquisa a partir de dados colhidos em mais de 200 igrejas ucranianas por toda a Região Sul do Paraná. Em uma segunda etapa foram selecionados 25 edifícios para um estudo mais aprofundado, sendo possível elaborar uma visão geral do que foi e é produzido pela etnia ucraniana e seus descendentes, sob o aspecto arquitetônico.
Tal estudo fez tambem uma escala bibliográfica na Ucrânia, para estudar o que era lá produzido quando da vinda dos imigrantes para o Brasil. Nestas regiões a arquitetura religiosa tradicional, em sua maioria, é construída com troncos de madeira desbastados e aplainados, ou ainda divididos ao meio, assentados na posição horizontal, um sobre o outro. Nas quinas, encaixes sem pregos. Suas obras são simples, mas harmônicas e belas, mostrando como se faz a boa arquitetura.

7
Igreja de São Miguel Arcanjo – Serra do Tigre – Mallet

Este livro foi organizado de forma a contextualizar o meio histórico e social onde foi produzida essa arquitetura. O primeiro capítulo trata das questões relativas à vinda dos imigrantes ucranianos para o Brasil e o Paraná, discorrendo sobre as motivações para a (e)imigração e como se iniciou a vida em terras brasileiras. O segundo capítulo aprofunda o olhar sobre as religiões que esta etnia trouxe ao Brasil, representada por duas igrejas: a católica ucraniana e a ortodoxa, versando sobre a liturgia e como esta se concretiza na arquitetura. Por fim o terceiro capítulo trata do estudo tipológico arquitetônico de nosso objeto, finalizando com o detalhamento das 25 igrejas selecionadas.

5
Igreja do Divino Espirito Santo – Marco 5 – General Carneiro

“Na vasta diversidade e riqueza das arquiteturas produzidas nestes 509 anos de Brasil, muitos universos continuam desconhecidos ou pouco estudados, principalmente aqueles constituídos por construções que permaneceram isoladas em áreas rurais e que, no entanto, refletem o grande esforço de execução e manutenção pelas comunidades que as produziram.
Nesse sentido, o Estado do Paraná ainda guarda surpresas. Região ocupada por imigrantes, que no princípio, a par de seu sustento, produziram espaços para suas atividades, misturando características tecnológicas e culturais de seus locais de origem às preexistentes nos locais de fixação.
Os ucranianos, segunda etnia mais numerosa no Paraná, investiram em suas igrejas os recursos possíveis a sua condição, que só agora, cerca de um século mais tarde, começam a merecer estudo compatível com seu valor e importância.
Com incentivo fiscal do Governo Federal, o projeto – da pesquisa aos produtos finais – foi patrocinado integralmente pela Petrobras. A esta empresa que orgulha o povo brasileiro pelo que faz em sua área de atuação e por investir na preservação e difusão da cultura brasileira, nosso especial agradecimento.”

Roberto Martins – presidente do Instituto Arquibrasil

2

Fotos: Ramon José Gusso

O livro é o resultado de quatro anos de pesquisa e mais de quinze mil quilômetros percorridos no Estado do Paraná em busca das igrejas previamente selecionadas. Também neste percurso foram realizadas entrevistas com moradores das comunidades ucranianas e pesquisas nos mais variados arquivos e bibliotecas.

8
Igreja Ruthena, na colônia Rio Claro, já demolida. Localizada na atual colônia Fluviopolis, município de São Mateus do Sul/PR – Acervo D. Efraim Krevey.

O mandato do deputado federal Angelo Vanhoni prestigiou o lançamento do livro e destaca a importância da obra, bem como do trabalho desenvolvido pelo Instituto ArquiBrasil. Para Vanhoni, que acompanha o trabalho desenvolvido “os arquitetos e pesquisadores que formam sua equipe são grandes responsáveis pela divulgação da história patrimonial construída pelos ucranianos e também pelos poloneses no Estado do Paraná. Além da pesquisa sobre as igrejas, o instituto está a frente de trabalhos essenciais para a preservação da cultura eslava, como os  projetos de restauro das mesmas, entre elas, a Igreja São Miguel Arcanjo, em Mallet, recentemente anunciado com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira.”

1

Lançamento do livro e exposição das imagens no Museu Paranaense, em Curitiba – de 27 de junho a 12 de julho de 2009. De terça a sexta feira das 9:00 às 17:00. Sábados, domingos e feriados, das 11:00 às 15:00 h.
Lançamento do livro e exposição no Museu do Milênio, em Prudentópolis – de 17 de julho a 02 de agosto de 2009. De segunda a sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17h30h.
Lançamento do livro e exposição no Paço da Liberdade, em Curitiba – dia 14 de agosto de 2009.
Outras informações: Instituto ArquiBrasil – (41)33534273  ou ucranianis@institutoarquibrasil.org.br

5 Comentários

  1. Rosemary
    2 de junho de 2010

    Eu vivo no Canada e uma amiga de classe que e Ucraniana esta bastante interessada no livro que voces publicaram sobre Arquitetura de igrejas ucranianas.
    A mesma tem um irmao que e arquiteto na Ucrania e, o mesmo escreve livros sobre igrejas ucranianas no mundo. Ele esta muito interessado no livro, e como nao ela nao vai conseguir encontrar o livro aqui no Canada, ela me pediu para entrar em contato com voces para saber como ela podera adquiri-lo.
    Agradeco imensamente a atencao de voces.
    Obrigada,
    Rose e Helen (minha amiga).

  2. oneris
    23 de julho de 2010

    como faço para adquirir o livro igrejas ucranianas via sedex
    agradeço

  3. Pedro Alves de Oliveira
    28 de novembro de 2010

    Como posso adquirir o livro e um vídeo que é tão falado sobre a imigração ucraniana.
    obigado.
    Prof. Pedro Alves de Olveira

  4. anderson
    1 de setembro de 2014

    Bom dia, desejo uma informação como faço para adquirir o livro igrejas ucraniana , fico no aguardo de um retorno. ..Abraço

  5. Armando Holocheski
    13 de dezembro de 2014

    De mudança para Foz do Iguaçu, estava procurando na internet endereços para contactar com famílias ucranianas quando encontrei as fotografias das igrejas ucranianas. São muito importantes porque registram um período muito importante da história destes imigrantes. Até gostaria de descobrir como consigo um livro com estas fotografias, que seria muito importante para mim, que sou um estudioso da história religiosa do Paraná e tenho estreitos vínculos com a Igreja Católica da Tradição Latina e da Tradição Bizantino-Ucraniana

3 Trackbacks

  1. […] igrejas ucranianas – arquitetura da imigração no paraná Por vanhoni Leave a Comment Categorias: Uncategorized Tags: brasil, cultura eslava, imigracao, parana, polonia, restauro, ucrania O conteúdo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/06/igrejas-ucranianas-%E2%80%93-arquitetura-da-imigracao-no-parana/ […]

  2. […] igrejas ucranianas – arquitetura da imigração no paraná […]

  3. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 29 de setembro de 2010 at 17:28

    […] igrejas ucranianas – arquitetura da imigração no paraná […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!