entrevista com angelo vanhoni sobre a destinação dos royalties do petróleo para a educação – jornale tvci, 03/05/13

Na última quarta feira, Dia do Trabalho, a presidente Dilma Rousseff anunciou a intenção de destinar todo o recurso proveniente dos royalties do petróleo brasileiro para a educação. O deputado Angelo Vanhoni, relator do Plano Nacional de Educação, concedeu entrevista ao jornalista Toni Casagrande, da Jornale TVCi.

Veja acima a íntegra da entrevista.

É a melhor notícia que a presidente Dilma deu para a nação neste Dia do Trabalho. Nós queremos, nos próximos 10 anos, que todas as crianças de 0 a 3 anos estejam numa creche. Para isso precisa de recursos para ajudar as nossa prefeituras do Brasil inteiro a construir as salas de aula, para que possam contratar os professores e cuidar das nossas crianças já sob o ponto de vista da educação.

No ensino médio nós temos um grave problema. Grande parte dos jovens de 14 até 17 anos de idade não terminam o ensino médio. É preciso fazer uma mudança no ensino brasileiro. Isso implica em mudanças de currículo, mas sobretudo, em dar uma perspectiva de profissão. A transformacão de boa parte do ensino médio brasileiro em ensino profissionalizante implica na construção de laboratórios, na contratação de professores especializados, numa rede de ensino que o Brasil já está começando a construir, mas que precisa consolidar nos próximos 10 anos.

Hoje nós temos 9 milhões de jovens no ensino médio. Apenas 1 milhão e 800 mil terminam o ensino médio no Brasil. Nós queremos que a totalidade destes 9 milhões terminem o ensino médio e que perto de 3,5 milhões possam ter vaga no ensino profissionalizante. O Brasil está se tranformando numa potência econômica, está presente no mundo, nós temos uma realidade quase de pleno emprego e só vamos dar sustentabilidade ao desenvolvimento do nosso país com qualidade se investirmos no conhecimento e na educação.

Nós hoje investimos 5,4% do PIB e em 10 anos queremos chegar a investir 10%. Por isso o anúncio da presidente Dilma, de mandar esta mensagem ao Congresso Nacional transformando o destino dos royalties do petróleo, que é uma coisa finita, para que sejam destinados 100% para a educação. Para a educação infantil, ensino integral, ensino profissionalizante, ensino superior, formação dos professores e para a valorizaçao do magistério. Nós precisamos deixar para o país um legado sobre isso e este legado é o conhecimento.

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!