entrevista com angelo vanhoni – qualificação profissional – jornale tvci, 24/05/13

O Brasil tem experimentado nos últimos anos um grande desenvolvimento econômico e com isso surgiu um novo problema: a indústria tem dificuldade em encontrar profissionais qualificados para estes postos de trabalho.

O deputado Angelo Vanhoni, relator do Plano Nacional de Educação, concedeu entrevista sobre os programas do governo federal para o ensino profissionalizante, ao jornalista Toni Casagrande, da Jornale TVCi.

Veja acima a íntegra da entrevista.

A juventude e os trabalhadores precisam de qualificação profissional para ter uma renda melhor e para que o país se desenvolva. Nosso país tem 3 programas para enfrentar este problema. Temos 9 milhões de jovens de 14 a 17 anos de idade cursando o ensino médio brasileiro. O Brasil pensa, nos próximos dez anos, que pelo menos 1/3 deste jovens, perto de 3 milhões,  estejam frequentando cursos profissionalizantes. Cursos de 3 anos, que oferecem uma profissionalização estruturante e cursos do Pronatec, que são de uma duração menor.

O governo tem os Institutos Tecnológicos no Brasil inteiro que estão fazendo convênio com as prefeituras, propiciando que a prefeitura entre apenas com a sala de aula, com o espaço, o pagamento de luz e água. O Instituto Federal Tecnológico, por sua vez, prepara a discussão a respeito da cadeia produtiva daquela região, vê as necessidades dos cursos que são importantes para aquela região e oferece os cursos para a comunidade através do governo federal, os professores, o laboratório, e dá uma pequena bolsa para que o jovem frequente o curso e possa se qualificar.

Diversas prefeituras do país estão fazendo uso do programa do Pronatec através do Instituto Federal Tecnológico para realizar os cursos de 200 e 300 horas, que já ajudam na qualificação dos jovens e dos trabalhadores sob o ponto de vista da profissionalização. Qualquer prefeitura pode reivindicar estes cursos.

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!