encontro das executivas do pt e pdt – curitiba/pr

A primeira reunião das executivas municipais do PT e PDT após a decisão do partido de apoiar o pré-candidato à prefeitura de Curitiba pelo PDT, Gustavo Fruet, ocorreu nesta quarta feira, 02/05/12, na sede do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, em Curitiba, com a participação da imprensa.

Durante o encontro, Fruet agradeceu a recepção que a proposta de aliança teve dentro do PT e anunciou a equipe que coordenará a elaboração conjunta do plano de governo para a capital: Fábio Scatolin, professor do curso de Economia da Universidade Federal do Paraná, as economistas Eleonora Fruet, Liana Carleal e a advogada Mirian Gonçalves.

Para Vanhoni, Curitiba precisa de uma mudança substancial na forma de governar e de uma administração que tenha a educação como principal vetor de desenvolvimento, ressaltando a importância do diálogo com a população mais carente nos bairros e na periferia, para que a cidade possa ser inovadora para todos.

A definição do nome a ser indicado pelo PT para vice prefeito na chapa de Fruet deverá ocorrer nas próximas semanas. Dentre os quadros do partido, além do deputado Angelo Vanhoni, foram mencionados durante a entrevista coletiva os nomes de Roseli Isidoro, atual presidente do PT municipal, dos vereadores Pedro Paulo e Jonny Stica, de Roni Barbosa, ex-presidente da CUT-PR, e dos ex-vereadores Zélia Passos e André Passos.


Mirian Gonçalves, coordenadora do programa de governo do PT, vereador Pedro Paulo, Gustavo Fruet, Roseli Isidoro, presidente do PT Curitiba, a jornalista Thea Tavares, e Angelo Vanhoni.

Eu gostaria de desejar muita força ao Gustavo. Ser candidato a prefeito na cidade de Curitiba não é um processo fácil. O grupo que está governando já está há quase 30 anos na estrutura administrativa da cidade. É uma eleição onde o PT vai fazer todos os esforços para que o PDT e o Gustavo cheguem a vitória no mês de outubro. Nosso partido está unido, nós tivemos um processo de discussão interna e este processo terminou domingo passado. Aqui hoje estão representantes de todas as alas do PT, sindicalistas, movimento social, professores, juventude, assim como a cúpula dirigente do partido.

A questão da educação é central para nós da esquerda, é através da educação que o ser humano se emancipa, constrói a possibilidade de uma vida diferente, e a educação tem que começar com as crianças, para que o jovem possa enfrentar o futuro com condições de ler a vida e ler o mundo. Em Curitiba nós temos um problema de creche gravíssimo. O governo federal vem anunciando programas para enfrentar este problema. Na nossa cidade ainda tem miséria, nos bairros mais afastados tem gente que passa muita necessidade. Do ponto de vista social há muito o que fazer e também do ponto de vista urbano, para uma integração com a região metropolitana…

… se conectar com a história criativa da cidade e dar um salto de qualidade para fazer com que Curitiba seja uma cidade inovadora para todos. Então, você é bem vindo dentro do PT. O partido recebe a tua canditaura e nós vamos nos empenhar de corpo e alma! Vamos estar de casa em casa, nos bairros, nas fábricas, vamos estar nas reuniões junto contigo nas associações comerciais, nas entidades de classe e vamos debater o futuro da cidade. Vamos apontar as coisas que estão acontecendo e que não devem acontecer e vamos apontar o futuro, que é isso que a cidade espera de nós. Conte conosco.

Angelo Vanhoni

A primeira palavra é de agradecimento. É um voto de profunda confiança. Comprova, pelas manifestações que eu vi hoje que toda a postura que foi realizada aos longo dos anos foi uma postura de respeito, uma postura séria, que dá muita consistência. Há muito tempo que não se vê na cidade de Curitiba um partido se reunir, ter um debate intenso, um debate qualificado, por vezes no limite até das relações pessoais, mas, que estabeleceu, em dois momentos de votação, uma intensa discussão sobre o futuro da cidade, culminando agora numa decisão no último final de semana. Mais do que isso, após o resultado, também agradecer àqueles que se posicionaram por outra tese, que se posicionaram de outra maneira, mas que respeitaram e respeitam a forma como se deu essa discussão dentro do PT. A primeira palavra é de agradecimento pela confiança. Agradecer o Ênio a Roseli, o Pedro Paulo, o Stica, agradecer toda a executiva, agradecer muito o Vanhoni, porque em muitos momentos tivemos muito mais encontros do que desencontros nesta trajetória.

O segundo ponto é destacar que esta é definitivamente uma aliança programática, e agora nossa prioridade é trabalhar no plano de governo. Hoje anuncio que para nossa alegria essa equipe fica composta por quatro pessoas: o professor Fábio Scatolin, que já estava integrado e ajudando a sistematizar este processo, a Eleonora que ajuda também de forma efetiva, e agora se incorporam a Miriam e a Liana Carleal. Um grupo da mais alta qualificação, e olha, com preponderância de mulheres. Pessoas altamente comprometidas, qualificadas, demonstrando o nosso compromisso com a cidade, com o conhecimento, com a economia criativa, com a economia verde. Retomar este aspecto de renovação de Curitiba como uma cidade de referência, que muda de escala. Mas, é preciso padronizar esta qualidade para toda a cidade, em um processo que exige muita clareza. Apressar e acelerar este processo de capacitação e qualificação. Prioridade com a educação, educação emancipatória, educação participativa, educação crítica e, não se trata de insubordinação, mas de ter uma população efetivamente preparada e cada vez mais capacitada neste processo.

Gustavo Fruet


A partir da esquerda: Jorge Bernardi, Pedro Paulo, Gustavo Fruet, Roseli Isidoro, Ênio Verri, Wilson Picler, Jonny Stica, Toninho Wandscheer e Angelo Vanhoni.

1 Comentário

  1. APAE DE IRATI
    5 de maio de 2012

    Senhor Deputado,
    Solicitamos seu voto favorável ao Destaque 38, apresentado à Comissão Especial do PNE, para manter expresso no texto da Lei a manutenção das escolas especiais. O texto foi incorporado pelo Relator ao Substitutivo 1, mas suprimido no Substitutivo 2. O PNE deve ser votado na próxima quarta-feira, 9/5/2012.

    Que Deus o Ilumine

    APAE DE IRATI

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!