encontro com artistas e ministro da cultura – sociedade garibaldi – curitiba/pr

encontrocultura_angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_29_08_10curitiba12

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve neste domingo (29/08) em Curitiba para manifestar seu apoio à candidatura do deputado Angelo Vanhoni à Câmara Federal em 2010 e aos candidatos da coligação “A união faz um novo amanhã”. O evento reuniu mais de 250 pessoas na Sociedade Garibaldi, entre artistas, produtores culturais, prefeitos e secretários de Cultura de diversos municipios do Paraná, e contou com as apresentações do grupo de fandango Pés de Ouro, de Paranaguá e do grupo de folclore ucraniano Barvinok, de Curitiba.

encontrocultura_angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_29_08_10curitiba23

Juca Ferreira salientou a importância do Congresso Nacional e do trabalho dos deputados e senadores para o desenvolvimento das políticas culturais no Brasil. Disse também que o deputado Angelo Vanhoni sempre foi um forte aliado nas pautas da cultura; tanto que, já no seu primeiro mandato foi eleito presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

 

A institucionalização da cultura no âmbito das politicas públicas nacionais precisa de leis que consolidem os avanços que a sociedade conquistou e para isso precisamos de parlamentares como o Angelo Vanhoni, que compreendem a centralidade da cultura para o desenvolvimento do ser humano.
Juca Ferreira

encontrocultura_angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_29_08_10curitiba19

Estamos lutando para termos um minimo de 2% do orçamento do país para investir em cultura, por um Plano Nacional de Cultura e pelo Sistema Nacional de Cultura, onde os municipios, os estados e a União possam, de maneira integrada, oferecer politicas públicas na área da cultura para que nossos filhos e filhas tenham acesso aos bens culturais que a sociedade forja no dia a dia. O povo brasileiro é muito criativo. É um povo que tem a invenção como marca de seu espirito.
Angelo Vanhoni

encontrocultura_angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_29_08_10curitiba27

O candidato ao governo do estado, senador Osmar Dias, assumiu quatro compromissos na presença do ministro da Cultura e da comunidade cultural reunida: (1) implantar a Lei Estadual de Incentivo a Cultura; (2) descentralizar os recursos da Lei Rouanet; (3) descentralizar os investimentos do Estado para atender maior diversidade de manifestações culturais e; (4) manter diálogo permanente com a classe cultural.

“Um dia eu pedi ajuda aos agricultores e juntos fizemos da agricultura do Paraná um modelo para o país. Hoje, quero pedir a ajuda de vocês para fazermos também da cultura do Paraná um exemplo para o Brasil. Os recursos da Lei Rouanet não podem ficar só no eixo Rio e São Paulo. Temos que descentralizar os investimentos do estado na cultura, para que possamos atender a todas as manifestações importantes, investir em todos os segmentos culturais e não concentrar apenas em um órgão ou uma entidade, tirando a oportunidade de muita gente se manifestar. Estabeleceremos um plano de cultura para o estado, com vocês dizendo o que e como devemos fazer, sempre em parceria com os municípios, com as comunidades e com o governo federal”.
Osmar Dias

encontrocultura_angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_29_08_10curitiba25

Toda a vez que eu venho ao Paraná eu sou obrigado a aprofundar a minha reflexão sobre a diversidade cultural brasileira. Vocês são um estado que vive no dia a dia esta característica tão brasileira de amalgamento, de convivência, de respeito, de escuta, de integração e de diálogo intercultural. Esta talvez seja a maior característica do Brasil, a capacidade de vivenciar a diferença sem isso significar uma ameaça.
A gente precisa representar esse pais que tem uma complexidade enorme, uma capacidade de assimilação, de generosidade, de convivência, e isso é tarefa da cultura. Isso é investimento em educação de qualidade ao acesso de todos e investimento na cultura em todas as suas dimensões: cultura como representação, cultura como identidade, cultura como valores, cultura como construção de subjetividade complexa, da capacidade de compreender o mundo e de recriá-lo.

Juca Ferreira

encontrocultura_angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_29_08_10curitiba15

Fotos: Gilson Camargo
Vídeos: QuemTV e Assessoria Gleisi Hoffmann

1 Comentário

  1. Um Joao ninguem
    3 de setembro de 2010

    entre no Site do Rubens Bueno PPS e veja as fotos de Piraquara dos apoiadores dele!

4 Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Rádio PT, Angelo Vanhoni. Angelo Vanhoni said: Recebi apoio da classe artistica e do ministro da Cultura, Juca Ferreira, em Curitiba no ultimo domingo. Veja no blog. http://bit.ly/98psc0 […]

  2. […] encontro com artistas e ministro da cultura – sociedade garibaldi – curitiba/pr […]

  3. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 30 de setembro de 2010 at 11:23

    […] encontro com artistas e ministro da cultura – sociedade garibaldi – curitiba/pr […]

  4. […] para matéria produzida sobre o encontro ocorrido no dia 29/08/2010, na Sociedade Garibaldi, em Curitiba, com fotos e vídeos de sua […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!