pt curitiba – eleição dos delegados para o encontro municipal 2012

pt_curitiba_foto_gilsoncamargo_15_04_2012g

O PT de Curitiba realizou hoje eleições para escolher os 300 delegados que participarão do encontro municipal do dia 27/04. Nesta data, o partido vai decidir oficialmente se fará aliança para as eleições à prefeitura de Curitiba ou se optará por candidatura própria. A Chapa 1 “Uma Aliança Para Mudar Curitiba Com Você”, venceu a votação com 57,33% dos votos e elegeu 172 delegados. A Chapa 2 “Candidatura Própria Já”, obteve 42,77% dos votos e elegeu 128 delegados. A apuração se encerrou às 21h00 deste domingo.

Para a presidente do PT Curitiba, Roseli Isidoro, apesar da Chapa 1 – que propõe aliança com Gustavo Fruet (PDT) já no primeiro turno – ter eleito um maior número de delegados, a votação de hoje não é um referendo para a tese da aliança, mas, uma sinalização do que deverá se consolidar no encontro municipal do partido no dia 27 deste mês.

O PT tem uma grande responsabilidade na condução desse processo de organização interna, até pela projeção da legenda no cenário político nacional. Por isso é que nossas instâncias são valorizadas, os militantes participam ativamente do processo de construção da campanha, nosso debate é profundo e atrai a atenção dos diversos setores da sociedade.
Roseli Isidoro

pt_curitiba_foto_gilsoncamargo_15_04_2012
Ana Célia Lourenção, Edésio Passos, Toninho Wandscheer, Angelo Vanhoni, Gleisi Hoffmann, Jairo Graminho, Paulo Bernardo e André Passos, na residência do Sr. Graminho, um dos fundadores do PT local.

O dia de votação possibilitou ainda o encontro de velhos companheiros para um café da manhã na casa de Jairo Graminho de Oliveira, 84 anos, um dos militantes mais antigos do partido e uma forte liderança do “Movimento por Moradia”, na década de 80. Edésio Passos, um dos fundadores do PT no Paraná, também esteve presente e lembrou a importância das lutas sociais por moradia para o surgimento do PT em Curitiba. O Xapinhal e o Bairro Novo, no Sítio Cercado, foram conquistas deste movimento, além da regularização de propriedades em diversos bairros da periferia da cidade.

Links para: “Os Anos Heróicos”, entrevista com Roberto Elias Salomão sobre os primeiros anos do PT no Paraná, e Museu de Periferia do Sítio Cercado.

pt_curitiba_foto_gilsoncamargo_15_04_2012l
Jairo Graminho de Oliveira foi um dos primeiros militantes a votar neste domingo, participando pelo oitava vez das eleições municipais de Curitiba desde a fundação do PT, em 1980.

Fotos: Gilson Camargo

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!