dia nacional da comunidade ucraniana – 4º festival do varéneke – centro paroquial são josafat, prudentópolis/pr

_DSC0298aweb

O deputado federal Angelo Vanhoni esteve em Prudentópolis neste sábado, 24/08, participando do “4º Festival do Varéneke”, em comemoração ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana. O evento foi promovido pela Associação dos Amigos do Museu do Milênio, juntamente com a Paróquia São Josafat.

Atendendo a reivindicação da grande comunidade ucraniana no Brasil, que vive, em sua grande maioria no Paraná (Prudentópolis tem 70% de sua população com descendência ucraniana), a data para esta celebração foi instituída, em âmbito federal, pela Lei 12.209, de 24/08/2010, de autoria do deputado, e comemora o dia em que o parlamento ucraniano declarou a Independência da Ucrânia, em 24 de agosto de 1991.

_DSC0426aweb

O Festival do Varéneke integrou a programação da IV Semana da Comunidade Ucraniana em Prudentópolis, que iniciou no dia 19 de agosto e contou com diversas atividades culturais em celebração ao bicentenário do poeta Taras Schevtchenko. Além de oficinas de culinária temática, bordado e danças para crianças e adultos, e da apresentação de dois documentários financiados pelo PROEXT, do Ministério da Educação: “Páscoa em Prudentópolis/PR – Rito, Fé e Cultura” e “Prudentópolis: Terra ucraíno-brasileira”, o encontro deste ano reuniu mais de 900 pessoas no Centro Paroquial São Josafat, onde foram servidas 24 mil peças de perohê (massa cozida, com variados recheios, típica da Ucrânia).

_DSC0377aweb

As cidades do interior do Paraná, assim como de outros estados, vem se desenvolvendo rapidamente nos últimos anos. Prudentópolis, em especial, concentra um dos maiores núcleos de pequenas propriedades rurais da Região Sul, destaca-se nacionalmente na produção de feijão, e vem atraindo turistas e visitantes de todo o Brasil para conhecer suas cachoeiras, a arquitetura típica das igrejas construídas pelos imigrantes e experimentar a culinária ucraniana. A cidade abriga também o Museu do Milênio, que conta a história da imigração eslava, além de reunir peças de artesanato, pinturas, bordados, obras de literatura e outros legados culturais dos ucranianos no Brasil.

_DSC0500aweb
Sr. Antônio Popiu, presidente da paróquia São Josafat, ganhador dos ícones trazidos da Ucrânia sorteados durante a festa.

O mandato do deputado Angelo Vanhoni vem se fazendo presente na preservação do legado dos imigrantes ucranianos no Paraná. Além da criação da lei que institui a data comemorativa da comunidade ucraniana em âmbito nacional, em 2009, trouxe o ministro da Cultura, Juca Ferreira, para conhecer a igreja de São Josafat, dando destaque à cultura eslava em Prudentópolis e à presença das mais de 300 igrejas com cúpulas bizantinas que marcam as paisagens do estado. No ano seguinte realizou o mesmo itinerário em companhia do ministro de cultura da Ucrânia, Vasyl Vovkun, estimulando a ampliação da colaboração entre os dois países nas áreas da educação, cultura, ciência e tecnologia.  

_DSC0113aweb

O deputado também está atento ao fortalecimento do potencial turístico de Prudentópolis através de iniciativas como as obras de revitalização da Avenida São João e da Praça Firmo Mendes de Queiroz, realizadas com recursos de programas do Governo Federal e de emendas parlamentares de sua autoria.

Fotos: Gilson Camargo

2 Comentários

  1. LUIS CARLOS PEREIRA
    29 de agosto de 2013

    BOM DIA

    FAÇO CURSO DE GUIA DE TURISMO REGIONAL, E GOSTARIA DE SABER SE AINDA
    REALIZA-SE EM PRUDENTÓPOLIS O KOZIÁ FESTYVAHL.

    OBRIGADO

  2. wagner zajec
    13 de abril de 2015

    Senhores,sou filho de ucraniano, meu pai faleceu quando eu tinha apenas 3 anos,mesmo assim eu desejo conhecer as minhas raízes.
    Aqui na minha cidade não têm ucranianos nenhum,e eu sinto falta de conhecer os meus conterrâneos ou compatriotas.Até hoje sou apaixonado por meu pai,e sinto correr em minhas veias o sangue ucraniano herdado por ele.
    Eu desejaria ir aí para conhecer a sua cultura.
    Eu estou descobrindo o nome verdadeiro de meus avós para facilitar as buscas pela minha genealogia. O nome de minha vó é Anna ProKopenko(nos documentos está como Anna Zajec), da cidade de Znamenka, Ucrania.
    Minha família foi registrada no Brasil como poloneses,mas na verdade eram de Znamenka.
    .O meu tio é ucraniano,mas peço que não entrem em contato com ele por se tratar de uma pessoa de mau humor.Peço que retirem o número do seu telefone da lista de voçês. O número dele é (11)4181-7072, e (11)4153-1033. Meu pai era uma pessoa muito boa, por isso eu espero que me respondam. Meu endereço é:
    Wagner Zajec
    Meu endereço é: Rua Marcelo de Oliveira Rodrigues, nº 315- Bairro Caiçaras Juiz de Fora- Minas Gerais CEP.: 36037-826
    Meu telefone é : (32)3221-4965
    Espero contar com a ajuda de voçês,
    Fiquem com Deus, Obrigado.Tchau.
    Fiquem com Jesus
    Obrigado,Wagner Zajec

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!