dia internacional dos povos indígenas

Hoje, 09 de Agosto, é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, proclamado em Dezembro de 1994 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Aproveitamos esta data para divulgar o documento aprovado por esta mesma Assembléia, em 13 de setembro de 2007, que é uma ferramenta importante para a defesa dos direitos dos povos indígenas em todo o mundo. Nele são colocados direitos como à participação política, à terra, aos territórios e aos recursos naturais, ao consentimento prévio, livre e informado e às normas não escritas que regem internamente a vida destas comunidades.

arquivo

O projeto AVA MARANDU preparou a tradução para o guarani da íntegra do documento produzido pela ONU.

Além de contribuir significativamente para a divulgação da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, esta publicação, também na língua Guarani, oferece ao povo desta etnia uma ferramenta que poderá ser utilizada nas escolas indígenas, permitindo a apropriação do conteúdo da declaração e contribuindo para o fortalecimento desta que é uma das línguas mais faladas no Brasil, e uma das línguas oficiais do Mercosul.
Juca Ferreira – ministro da Cultura

Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas – português

Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas – guarani

1 Comentário

  1. Liana Utinguassu
    8 de agosto de 2013

    Maitei!! Añe’êta che angirû, ha pehengue guarã (saudações! falarei para familiares -irmãos-)

    Aguyjevete hína ñande ypykuéra, ñande sy, ñande ru.. Hese, ñaime ko’ápe, ha ko’ángaite, upeicharamo, ñande mandu’a va’erã akói hese! (Estou agradecendo muito aos nossos ancestrais, nossa mãe, nosso pai… É por causa deles que estamos aqui. QUE SE CUMPRAM AS LEIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS!

2 Trackbacks

  1. […] dia internacional dos povos indígenas […]

  2. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 29 de setembro de 2010 at 21:46

    […] dia internacional dos povos indígenas […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!