conferência municipal de educação – guarapuava/pr, 2013

DSC00227web

A cidade de Guarapuava realizou sua Conferência Municipal da Educação, no dia 02/07/13, no auditório Francisco Contini, da Unicentro, com o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”, a conferência municipal é uma preparação para a etapa estadual que acontece de 24 a 26 de setembro, em Curitiba.

O encontro reuniu representantes de escolas, entidades sindicais, movimentos sociais, gestores educacionais, professores e estudantes. Estiveram presentes também o prefeito César Silvestri Filho, a secretária de Educação Municipal, Sandra Zanette, o chefe do NRE de Guarapuava, José Valdir Kukelcik, o vice-reitor da UNICENTRO, Osmar Ambrósio de Souza e a vereadora Nerci Guiné.

DSC00225web
Angelo Vanhoni e Walkíria Olegário Mazeto, da APP Sindicato.

A abertura da conferência contou com duas palestras: da secretária educacional da APP-Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná, Walkíria Olegário Mazeto, e do deputado federal Angelo Vanhoni, sobre o Plano Nacional de Educação. O deputado, relator do PNE na Câmara Federal, apresentou os avanços que o plano traz através de um quadro comparativo entre a situação atual da educação no país e o que está sendo proposto nas 20 metas do PNE que irão orientar a educação brasileira nos próximos 10 anos.

DSC00309web

Vanhoni destacou a importância de investimentos no ensino superior e na ampliação do número de mestres e doutores nas universidades brasileiras como um passo essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico do pais. As metas 12, 13 e 14, que tratam do tema, propõem um grande desafio.

Meta 12 – Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 45% das novas matrículas, no segmento público.

Meta 13 – Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75%, sendo, do total, no mínimo, 35% de doutores.

Meta 14 – Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60.000 mestres e 25.000 doutores.

Link para download da cartilha sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) – arquivo PDF

DSC00360web

Durante o encontro foram debatidos os 7 eixos do texto base da Conae (Conferência Nacional) e os participantes, divididos em grupos, definiram as propostas que serão levadas à Conferência Estadual.

EIXO I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação
EIXO II – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos
EIXO III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente
EIXO IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem
EIXO V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social
EIXO VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho
EIXO VII – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos

Leia neste link a íntegra do documento-referência da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014).

DSC00255web

Fotos: Maria Eduarda Prata Bahls

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!