conferência municipal de educação – colombo/pr, 2013

DSC_5636aweb

A prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte promoveu a sua Conferência Municipal de Educação no dia 20/06/13, no auditório da Regional Maracanã. O encontro teve por objetivo discutir ações e propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Educação a ser realizada entre os dias 24 a 26 de setembro e na Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontecerá em fevereiro de 2014 no Distrito Federal.

DSC_5638web

O evento reuniu profissionais da educação, gestores e líderes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do município. A mesa de abertura do evento contou com a presença da prefeita Beti Pavin, do presidente da Câmara Municipal Pelé Strapasson, deputado federal Angelo Vanhoni, secretária Municipal de Educação Aziolê Cavallari, chefe da área Metropolitana Norte Sérgio Ferraz e demais professores do município.

DSC_5624aweb

Na abertura da conferência, o deputado destacou os avanços que o Plano Nacional de Educação traz para o ensino médio profissionalizante.

O plano estabelece que pelo menos um terço do ensino médio no Brasil nos próximos 10 anos seja profissionalizante. São dois programas: uma parceria com os governos estaduais transformando as escolas públicas estaduais em escolas técnicas e outro com os Institutos Federais de Educação Tecnológica. Tínhamos apenas uma escola técnica aqui em Curitiba e hoje temos perto de 18 no Paraná inteiro. Assim nós estamos mantendo o jovem na escola e permitindo que ele possa se inserir no mercado de trabalho com autonomia, com conhecimento e com saber. Para isso a gente precisa mudar a estrutura do ensino médio. Isso vai mudar a qualidade da educação porque teremos mais jovens terminando o ensino médio e mais jovens indo para as universidades públicas estaduais e federais, que o Brasil precisa continuar a construir e ampliar.

Angelo Vanhoni

DSC_5665aweb

Os participantes avaliaram as diretrizes, metas e estratégias que compõe o Plano Nacional de Educação. Sete eixos foram apresentados através de sete facilitadores: Eixo I – Professor Cássio Moletta; Eixo II – Professora Rosani Moreira; Eixo III – Professor José Luciano Ferreira Almeida; Eixo IV – Professora Carmem Lúcia Gabardo; Eixo V – Professora Rita de Fátima Straioto de Souza; Eixo VI – Professor José Dorival Perez e Eixo VII – Professor Jacir Bombonato Machado.

Fotos: Gilson Camargo

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!