conferência municipal de cultura – pontal do paraná, 2013

conferencia municipal de cultura - pontal do parana - 10/08/13

A cidade de Pontal do Paraná realizou neste sábado (10/08) no Auditório Municipal Balneário Primavera, a II Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Promovido pela Prefeitura Municipal, o evento contou com a participação de artistas e produtores culturais da região. Entre os objetivos do encontro está a eleição de delegados para representar a cidade nas etapas estadual e nacional. 

Apresentação do Coral da Melhor Idade de Pontal do Paraná, regido pela maestrina Lígia Menn Silva.

Estiveram presentes a primeira dama de Pontal do Paraná, Vanda Rossi, o secretário de Desenvolvimento Wolnei Moroz, o presidente da Câmara Municipal, Beto Silva, além de diversos vereadores do município. A abertura da conferência contou com palestras do coordenador de atividades culturais do Museu Oscar Niemeyer, Beto Lanza, representando a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, e do professor de estética do Curso de Composição e Regência da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Octavio Camargo, representando o mandato do deputado federal Angelo Vanhoni.

conferencia municipal de cultura - pontal do parana - 10/08/13

Nós temos mais de 5 mil municípios no Brasil e muitos não tem uma Secretaria de Cultura ou um departamento exclusivamente dedicado às políticas de cultura. O Sistema Nacional de Cultura trata fundamentalmente disso. Da chegada das políticas de estado para a cultura em todo o território nacional, da institucionalidade da cultura. Por isso, o Sistema pressupõe a elaboração de um Plano Municipal de Cultura debatido com a sociedade, identificando as características culturais locais, a criação de um Fundo Municipal de Cultura, para que possa haver repasse de recursos, tanto da União como dos estados para os municípios, e a criação de um Conselho Municipal de Cultura, para que haja controle social na gestão destes recursos e participação da sociedade na elaboração das políticas públicas de cultura.

Octavio Camargo

Link para o texto base da III Conferência Nacional de Cultura

conferencia municipal de cultura - pontal do parana - 10/08/13

Pinturas em exposição na galeria do Auditório Municipal Balneário Primavera, representando a paisagem de Pontal de Paraná.

A história política de Pontal do Paraná se inicia por volta de 1983, quando começaram as primeiras movimentações para a criação de um novo município com sede na área compreendida entre os balneários de Pontal do Sul e Monções. Em 1995 houve uma grande manifestação popular visando a sua emancipação. Desmembrado de Paranaguá, Pontal do Paraná foi criado em 20 de dezembro de 1995 e implantado em 01 de janeiro de 1997.

O município possui 23 km de orla marítima, onde se situam 48 balneários sendo estes os principais: Pontal do Sul; Las Vegas; Patrick II; Miami; Itapuã; Guapê; Vila Nova; Atami; Iracema; Guarujá; Barranco; Shangri-lá; Miramar; São José; Ipê; Marissol; Jardim Marinês; Beltrame; Jardim Jacarandá; Mirassol; Luciane; Carmery; Marisa; Jardim Canadá; Recanto Uirapuru; São Carlos; Porto Fino; Praia Bela; Leblon; Batel; Santa Terezinha; Canoas; Praia de Leste; Santa Mônica; Vila Jacarandá; Irapuan; Majoraine; Primavera; Santa Fé; Grajaú; Andaraí; Santa Rita Mar; Ipanema I; Ipanema II; Ipanema III; Ipanema IV; Monções.

A população fixa do município é de aproximadamente 22 mil habitantes, e as principais atividades econômicas são a pesca, o artesanato, o comércio e o turismo. Em Pontal do Paraná situa-se também o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná, que abriga dois cursos de graduação, em Oceanografia e Aquicultura, e um curso de mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos. 

A conferência contou ainda com as apresentações do músico Caico da Viola, do Grupo Mákara de Teatro e com a presença do cacique Irineu Rodrigues, da aldeia Sambaqui, da localidade de Guaraguaçu.

Fotos: Gilson Camargo

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!