conferência intermunicipal de cultura – campo largo/pr

DSC_6707aweb1

As cidades de Campo Largo e Balsa Nova realizaram sua Conferência Intermunicipal de Cultura, na Casa da Cultura de Campo Largo. O encontro teve início na última segunda-feira 08/07/13 e reuniu artistas, produtores culturais e representantes de órgãos gestores do setor. Também estiveram presentes o prefeito de Campo Largo, Affonso Guimarães, a primeira dama Sonia Küster Guimarães, o secretário de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo Avanir Mastey, a vereadora Lindamir Ivanoski, oprefeito de Balsa Nova, Luiz Costa, e a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Balsa Nova, Glaci Merchiori Freitas.

As etapas municipais ou intermunicipais da III Conferência Nacional de Cultura (CNC) devem ser realizadas até o dia 11 de agosto, as regionais ou territoriais até o dia 15 de setembro e a etapa nacional acontecerá entre os dias 26 e 29 de novembro de 2013, em Brasilia/DF. A CNC deste ano tem como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura” e aborda 4 eixos de discussão:

I – IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
II – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL
III – CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS
IV – CULTURA COMO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Acesse aqui o texto base da III Conferência Nacional de Cultura

DSC_6732aweb

O deputado federal Angelo Vanhoni participou do primeiro dia da Conferência apresentando um histórico das políticas públicas de cultura no Brasil e ressaltando a importância da adesão de estados e municípios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Acesse o guia de orientação para os municípios e o texto integral do SNC no site do Ministério da Cultura

Esta Conferência é preparatória para a Conferência Nacional de Cultura e a contribuição de cada município vai ajudar a aperfeiçoar nossas políticas trazendo as características de cada local, identificando as demandas culturais de cada região do país. O Brasil é muito extenso e apresenta uma diversidade cultural muito grande, por isso a importância da consolidação do Sistema Nacional de Cultura, para que cada município tenha um órgão gestor autônomo para a realização de suas políticas culturais, uma Secretaria de Cultura, um Conselho Municipal de Cultura e um Fundo, possibilitando o repasse de recursos da União para estados e municípios brasileiros com transparência e controle social. O Sistema Nacional de Cultura é o município, o estado e o governo federal num regime de colaboração para fomentar a cultura em todo território nacional.

DSC_6717aweb

O deputado referiu ainda duas leis importantes no âmbito das políticas culturais que foram aprovadas pela Câmara dos Deputados: O Plano Nacional de Cultura, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2010, que estabelece as metas e diretrizes para os próximos 10 anos a serem realizadas através do Sistema Nacional de Cultura, e o Procultura, que trata da reformulação da principal lei de financiamento à Cultura no Brasil, a Lei Rouanet.

Segundo Vanhoni os projetos de lei que tratam do financiamento deverão ter destaque na pauta legislativa no segundo semestre de 2013, dando prosseguimento à tramitação do Procultura no Congresso Nacional assim como da PEC 150, que estabelece para a União um investimento de 2% do PIB no setor cultural, já aprovada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

Acesse o texto integral do Plano Nacional de Cultura

DSC_6689aweb
Exposição de pinturas dos alunos de Evelyn Passos e Bernardete Lopes, no saguão da Casa da Cultura de Campo Largo.

1 Comentário

  1. Renato Cardim
    29 de julho de 2013

    Caro Vanhoni:
    Desenvolvi o Projeto Orquestra para Todos, voltado à formação de crianças e adolescentes de baixa renda como músicos instrumentistas, para as cidades de Pinhais e Campo Largo, e até o momento tenho tido muita dificuldade para conseguir verbas( tanto públicas como de empresas privadas) para o projeto.Inciado em Pinhais, está paralizado por falta de verbas.
    Poderia ajudar-nos?
    Abraço
    Renato Cardim
    41-35511571

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!