conferência das cidades – desenvolvimento urbano – pontal do paraná – 19/11/2009

pontaldosul_foto_gilsoncamargo_casadacultura_balnearioipanema19_11_09f
A solenidade de abertura da conferência contou com as presenças de: Rudisney Gimenes, prefeito de Pontal do Paraná, Cida Gimenes, primeira dama do município, Rubens Marcelino da Veiga, vice prefeito, Lazaro de Lima, secretário de Habitação, Ana Lucia Pires, coordenadora da conferência,
Angelo Vanhoni, deputado federal, Péricles Holeben de Mello, deputado estadual, e dos vereadores Marcos Casquinha, Marcos Cambará e Aramis Calixto.

Pontal do Paraná realizou nesta quinta feira dia 19, na Casa da Cultura do Balneário de Ipanema,  a Conferência Municipal das Cidades / Litoral do Paraná. Um dos objetivos do encontro foi a eleição dos delegados do município para a 4ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em março de 2010.

A idéia central das conferências é propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados a política municipal, estadual e nacional, no tema da 4ª edição da Conferência das Cidades: “Avanços, dificuldades e desafios na implementação das políticas de desenvolvimento urbano”.

angelovanhoni_pontaldosul_foto_gilsoncamargo_casadacultura_balnearioipanema19_11_09a
Em sua palestra na abertura do evento,
Angelo Vanhoni abordou os avanços das politicas públicas do governo federal para as cidades litorâneas.

Os participantes se organizaram em grupos de trabalho para a discussão dos sub temas e apreciação das propostas para aprovação pela assembléia, constituindo quatro eixos temáticos que refletem os principais desafios para implantação desta política:
– Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal.
– Aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e efetivação da função social da propriedade do solo urbano.
– Integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade, habitação e saneamento.
– Relação entre os programas governamentais – como PAC e Minha Casa, Minha Vida – e as políticas de desenvolvimento urbano municipais.

pontaldosul_foto_gilsoncamargo_casadacultura_balnearioipanema19_11_09a

O número total de delegados dos municípios para o encontro estadual será de 2.734. A quantidade de delegados deve respeitar o limite de 40% de representantes do poder público e 60% da sociedade civil.
Informações pelo telefone (041) 3352 8448, e pelo site www.concidades.pr.gov.br

pontaldosul_foto_gilsoncamargo_casadacultura_balnearioipanema19_11_09g

Na ocasião, foram premiados os alunos das escolas municipais de Pontal do Paraná que participaram do concurso de redação com o tema: ”A cidade dos meus sonhos”.

angelovanhoni_pontaldosul_foto_gilsoncamargo_casadacultura_balnearioipanema19_11_09d
Vanhoni e Rudisney Gimenes, prefeito de Pontal do Paraná, em frente a Casa da Cultura, no Balneário de Ipanema.

Fotos: Gilson Camargo

One Trackback

  1. […] conferência das cidades – desenvolvimento urbano – pontal do paraná – 19/11/2009 Por vanhoni Leave a Comment Categorias: Cidades, Discursos e conferências e Uncategorized Tags: conferencia das cidades, desenvolvimento urbano, pontal do parana O conteudo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/11/conferencia-das-cidades-%E2%80%93-desenvolvimento-urbano-%E2%80%93… […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!