comunidade santa cruz, distrito de três córregos, campo largo/pr – incentivo a agricultura familiar

campolargo_pr_santacruz_foto_gilsoncamargo1
Vanhoni participou da festividade na comunidade de Santa Cruz a convite da prefeitura de Campo Largo e conversou com as lideranças presentes na entrega de benefícios ao interior do município.

O Prefeito de Campo Largo Edson Basso entregou na tarde do último domingo, 11/10, na localidade de Santa Cruz, distrito de Três Córregos, um trator e duas novas ambulâncias. O ato ocorreu durante as festividades locais e reuniu cerca de 200 pessoas. Os veículos são destinados exclusivamente para atender as comunidades do interior do município. A nova máquina agrícola passa a integrar a frota do programa Patrulha Rural Mecanizada, que atende a pequena agricultura familiar local. O investimento de quase R$ 100 mil foi possível através de uma emenda parlamentar do deputado Angelo Vanhoni. Os recursos são do Governo Federal, com contrapartida do município. O prefeito ainda enfatizou a reforma e ampliação do posto de saúde da localidade de São Pedro, no distrito de São Silvestre. Na obra serão investidos 60 mil Reais.

campolargo_pr_santacruz_foto_gilsoncamargo12
Edson Basso, prefeito de Campo Largo, no ato de entrega do maquinário à Patrulha Mecanizada, na comunidade de Santa Cruz.

“Esse trator vai garantir a ampliação do serviço da Patrulha Rural Mecanizada para atender aos pequenos produtores na comunidade de Santa Cruz dos Tres Córregos. O nosso município tem uma área rural muito extensa e os equipamentos que nós temos são tratores já bem antigos, que demandam um grande investimento em manutenção e tambem há dificuldade em atender a toda demanda que a gente tem. Com a entrega desse trator para o município nós vamos conseguir atender melhor os pequenos produtores. É um trator de 106 cavalos, com grande potência, e a nossa região lá do interior município, Três Corrégos, São Silvestre, São Pedro e Palmital, são de um terreno dobrado, de relevo diferenciado e com um trator pequeno não conseguimos atender com qualidade o nosso produtor. Esse equipamento que está vindo tem capacidade de arar um alqueire de terra em torno de 3 horas. Quase 24 mil metros quadrados! Isso sem duvida é um grande benefício para o município e para os agricultores locais.”
Lino Petry
– secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Campo Largo

campolargo_pr_santacruz_foto_gilsoncamargo19
Lino Petry, Edson Basso, vereador Julião e Angelo Vanhoni.

“Campo Largo é uma cidade que tem um papel importante no desenvolvimento do nosso estado, é um polo industrial e também um polo que preserva nossas tradições mais profundas, fruto da onda migratória de poloneses, alemães e italianos que vieram para o Brasil no final do século 19. É uma grande satisfação estar aqui. Eu tenho acompanhado a administração do prefeito Edson Basso. Ele tem sabido combinar o desenvolvimento urbano com as questões socias e se preocupado de uma maneira muito correta com a agricultura, a educação e a saúde. Ele entrou em contato comigo em Brasilia e solicitou a nossa intervenção para comprar as máquinas necessárias para o desenvolvimento da agricultura no interior do município. A primeira está chegando hoje, a que o secretário Lino Petry fez referência e que vai impulsionar o pequeno agricultor, principalmente aquele que não tem recursos para alugar o maquinário a preços de mercado. Temos um município grande com uma agricultura orgânica de qualidade e uma agricultra familiar essencial para a região metropolitana. A cidade pode contar com o nosso apoio nesses anos em que estivermos no Congresso Nacional. Faço isso com a maior dedicação, a maior vontade e tenho aqui muitos amigos. Para mim, vir à Campo Largo e poder ajudar no desenvolvimento dos programas que o governo Lula está fazendo com os municípios é uma satisfação e uma honra.”
Angelo Vanhoni

campolargo_pr_trescorregos_foto_gilsoncamargo1
Posto dos Correios no distrito de Três Córregos. Contato para telefonia e postagem na região.

Os moradores da localidade tem problemas com o precário sistema de telecomunicações. Segundo eles, existem poucos telefones públicos: “Se você precisa ligar num caso de emergência tem que andar muitos quilômetros e o telefone quase sempre está com problemas”, afirma um morador. A única operadora de telefonia celular com sinal abrangente na região pretende desativar as transmissões. “Vamos exigir junto a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que acompanhe o caso e garanta o atendimento à esta comunidade. É vergonhoso que aqui, bem perto de Curitiba, ainda tenhamos comunidades sem acesso a telefonia”, declarou o parlamentar.

Fotos: Gilson Camargo

3 Comentários

  1. Savannah
    17 de outubro de 2009

    Awesome blog!

    I thought about starting my own blog too but I’m just too lazy so, I guess Ill just have to keep checking yours out.
    LOL,

  2. joão pires
    23 de abril de 2014

    mas foi so nessa epoca e agora cade o valor merecidamente q esse povo merece. estradas serviços empresa q esplore valores na regiao como corte de pedras etc para q o povo nao tenha que procurar recursos em cidades grandes

  3. pedroso
    24 de junho de 2014

    gostaria de saber ,se possivel as coordenadas geograficas e como chegar a comunidade de santa cruz, partindo de curitiba
    aguardo e agradeço resposta.

One Trackback

  1. […] comunidade santa cruz – distrito de três córregos – campo largo/pr – 11/10/09 – incentivo a agricultura familiar Por vanhoni 1 Comment Categorias: Cidades Tags: agricultura familiar, campo largo, incentivo, parana, tres corregos O conteúdo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/10/comunidade-santa-cruz-distrito-de-tres-corregos-campo-largopr-1110… […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!