comício pró dilma – cidade industrial de curitiba

curitiba_foto_gilsoncamargo_comicio_lula26_10_10cic20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, na noite desta terça-feira (26/10), em Curitiba, seu último comício no Paraná pedindo votos para a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Sem a presença de Dilma, que cumpria agenda no Nordeste, Lula fez um balanço de seus oito anos de mandato e pediu aos eleitores que “evitem o retrocesso no país. Não podemos ter memória curta e pisotear nossas conquistas”.

curitiba_foto_gilsoncamargo_comicio_lula26_10_10cic32

Em seu discurso, o presidente ressaltou que neste momento é importante lembrarmos de como o Brasil estava em 2002. Havia problemas gravíssimos de acesso à energia elétrica pelas camadas mais pobres da população e não contavamos com ações do governo federal para solucionar o deficit habitacional. Na área da educação, o governo investia apenas no ensino superior através das poucas universidades que o país dispunha, as taxas de desemprego estavam altíssimas, o salário mínimo estava abaixo de 100 dólares por mês – hoje é superior a 300 dólares – e tinhamos uma dívida com o FMI que mantinha o país subordinado aos interesses econômicos internacionais.

curitiba_foto_gilsoncamargo_comicio_lula26_10_10cic14

Dentre as transformações neste cenário deixado pela administração anterior, Lula se referiu ao programa Luz para Todos, coordenado por Dilma Rousseff, que levou energia elétrica para mais de 12 milhões de pessoas. O governo investiu fortemente em habitação e possibilitou financiamento para as familias de baixa renda. Foram realizadas obras de infra estrutura pelo PAC, multiplicando a oferta de trabalho também na área da construção civil. O preço do cimento hoje é menor do que em 2002. As taxas de desemprego cairam, chegando em algumas cidades a índíces menores que os de paises desenvolvidos. O governo conseguiu saldar a dívida externa com o FMI, tem reservas em recursos financeiros da ordem de 270 bilhões de dólares e o Brasil é respeitado no cenário internacional.

O presidente concluiu dizendo que a classe trabalhadora demonstrou saber governar o país. A qualidade da administração do governo se demostrou pelos altos índices de desenvolvimento, pelo resgate de milhões de brasileiros da miséria, pela redução do deficit habitacional, pelo comprometimento com a educação em todos os níveis e com a inscrição da cultura como direito de cidadania em nossa constituição, adquirindo uma posição central no âmbito das políticas públicas, com garantia de liberdade de expressão e incentivo à todas as manifestações culturais que integram o nosso país.

“As perspectivas para o futuro são excelentes e não podemos permitir um retrocesso neste momento. Votar em Dilma é a garantia da continuidade das transformações que a classe trabalhadora conquistou para o país. No Dia 31, vamos eleger Dilma Rousseff a primeira mulher presidenta do Brasil!”
Luiz Inácio Lula da Silva

curitiba_foto_gilsoncamargo_comicio_lula26_10_10cic16
Na véspera de seu aniversário
, muito emocionado e em clima de despedida, Lula ouviu a música de sua primeira campanha à presidência em 1989 cantada por um coral de crianças e pelas milhares de pessoas presentes.

CLIQUE E OUÇA – Lula, lá (1989)
Composição: Hilton Acioly

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

curitiba_foto_gilsoncamargo_comicio_lula26_10_10cic13

Fotos: Gilson Camargo

2 Comentários

  1. Palmira
    28 de outubro de 2010

    Noite maravilhosa e iluminada pela presença de pessoas demasiadamente comprometidas com as demandas sociais de um povo que lutava para a sobrevivencia de direito. LULA SEMPRE, DILMA NO DOMINGO.

  2. Gláucia Roberta Vaz Félix
    29 de outubro de 2010

    Ana Caldas:
    Agradeço o commentário sobre meu relato, cujas palavras me soaram como apoio e, principalmente, incentivo. Obrigada! Se quiser ter mais uma amiga, conversar sobre o assunto lido e me conhecer melhor, ligue. Isso me deixaria muito feliz, pois – creia – ao ler o que escreveu me alegrei e tive vontade de manter contato.
    Abraços:
    Gláucia Roberta
    (0xx55)3231.4007

One Trackback

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Ana and Flávia Holleben, Ana. Ana said: Por que eu não penso só em mim ………………. Imagens e conteudo que dizem tudo http://bit.ly/aH4jk4 […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!