comício da coligação “a união faz um novo amanhã” – sítio cercado – curitiba/pr

sitiocercado_curitiba_foto_gilsoncamargo_22_09_10a

Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff estiveram em Curitiba no dia 22/09/10 para participar de comício em apoio aos candidatos da Coligação a União Faz Um Novo Amanhã. O evento reuniu mais de 10 mil pessoas no Parque do Semeador, no bairro Sítio Cercado. Além de declarar seu apoio à chapa majoritária, com Osmar Dias para o Governo do Estado e Roberto Requião e Gleisi Hoffmann para o Senado, o presidente salientou a importância da eleição de bons deputados federais e estaduais em 2010. Segundo ele, o país passa por um período de consolidação dos avanços sociais e das políticas públicas e para isto é necessário aprovar as leis que vão garantir a efetividade do planejamento desenvolvido em diálogo com a sociedade brasileira, preparando o Brasil para os próximos 20 anos.

sitiocercado_curitiba_foto_gilsoncamargo_22_09_10j

Vocês sabem que não foi fácil chegarmos até onde chegamos. Vocês tem consciência de que não foi fácil governar esse país e poder provar à cada dia, porque aqueles que governaram o país antes de mim nunca tiveram que provar nada. Entravam e saíam sem ter que provar nada, e eu tenho que provar a cada dia, porque se eu errar não é o Lula que errou, é a classe trabalhadora brasileira que vai ser acusada de não saber governar, e nós precisamos provar que nós temos mais competência que a elite política brasileira para governar este Estado e este país.

Hoje o Brasil é motivo de orgulho, e digo pra vocês que precisou chegar um metalúrgico sem diploma universitário na Presidência da República para ser o presidente que mais fez universidades federais na história desse pais, que mais fez extensões universitárias e que mais fez escolas técnicas, por uma única razão: como eu não tive a oportunidade de entrar na universidade eu tenho que garantir, e a Dilma vai continuar fazendo mais ainda, que os filhos dos pobres tenham as oportunidades que nós não tivemos. Quando eu assumi o governo o país estava endividado. Hoje, nós temos 271 bilhôes de dólares em caixa e vamos chegar, quando a Dilma assumir a Presidência da República, a 300 bilhões de dólares em caixa! Governar é o compromisso da gente com o povo, é a definição de prioridades.

sitiocercado_curitiba_foto_gilsoncamargo_22_09_10f

Agora estão inventando o discurso de que nós ameaçamos a democracia. Os donos do engenho são os democratas e os moradores da senzala são contra a democracia! É isso que  estão querendo passar para a sociedade agora, porque para eles democracia era bom naquele tempo em que a gente se reunia em praça pública para gritar que estava com fome, e para nós democracia não é gritar que está com fome. Democracía é comer, é estudar, é trabalhar, é ter acesso a cultura e ao lazer. E é isso que incomoda!

Como é que eles podem explicar, com a quantidade de diplomas que tiveram, que levaram esse país à pobreza como eles levaram? E como é que se pode explicar que nós conseguimos elevar 37 milhões de brasileiros à classe média e tirar 26 milhões da extrema pobreza? Como é que se explica a gente fazer um programa e levar luz elétrica para 12 milhões de brasileiros que viviam no século passado na base do candeeiro? Como é que se explica o Bolsa Família?

Nós já aprendemos a distinguir o que é verdade e o que é mentira, quem esta falando sério e quem não está. Quem a vida inteira foi governo e nada fez não pode dizer na véspera da eleição que vai aumentar o salário minímo. Se eles passaram a vida inteira arrochando o salario minimo não podem dizer que vão aumentar o Bolsa Família. Eles passaram a vida inteira contra o Bolsa Família! Eles diziam: “o Bolsa Familia do Lula é esmola”, talvez seja esmola para eles que conseguem dar 100 reais de gorjeta quando tomam uísque, mas eles não sabem o que faz 100 reais na mão de uma mãe de familia, que às vezes o marido está desempregado e que leva comida para casa. Eles não conhecem a maioria do povo brasileiro, eles não sabem como vive o povo da periferia de Curitiba.

Não adianta apresentar Curitiba como uma cidade sem problemas. No Centro certamente não tem tanto problema como tem em São Paulo, mas, se você andar 10 km para um lado ou 10 km para o outro você vai encontrar pessoas passando necessidade.

É por isso que com muito orgulho eu pego na mão desse companheiro. Esse homem tem compromisso e por isso é importante a gente não ter dúvida de que no dia 3 de outubro nós temos quase que a obrigação moral e ética de eleger Osmar governador do Estado do Paraná! Faltam só 10 dias e a gente tem que ir pra rua que a gente mora, conversar com os vizinhos, colocar adesivo nos carros, levar as nossas camisas para o trabalho. É, na verdade uma disputa de campeonato e nós estamos na final! E a gente tem lado! Qual é o lado de vocês aqui no Paraná? É Osmar governador!

sitiocercado_curitiba_foto_gilsoncamargo_22_09_10k

Eu vou passar para a história como o primeiro presidente da república a passsar por um processo eleitoral e ter como sucessora uma mulher brasileira. Uma mulher igual à vocês, que sente a mesma dor de vocês, mas, uma mulher que pode chegar ao governo e provar a sua competência com lealdade, com fidelidade. Uma mulher que não parou, que trabalhava até 3, 4 horas da manhã.

Ela foi a mais extraórdinária ministra de Minas e Energia que esse país já teve, que fez com que o Brasil não tivesse mais apagão. Essa mulher, que é a coordenadora do PAC, que é a coordenadora do Minha Casa Minha Vida, com o qual agora aprovamos mais de 2 milhões de casas para os próximos anos. É pra essa mulher que eu quero pedir à cada homem e à cada mulher do estado do Paraná e da cidade de Curitiba, que no dia 3 de outubro não tenha preocupação, nao tenha medo, vote com a sua alma, vote com sua consciência, mas sobretudo, vote com o seu coração, vote Dilma Rousseff presidente da nação brasileira! Não esquecendo da Gleisi e do Requião. Quem votar na Gleisi vota no Requião, quem votar no Requião vota na Gleisi, e quem votar na Dilma, no Osmar, no Requião e na Gleisi vota nos nossos deputados federais e nos nossos deputados estaduais, e aí a gente vai fazer maioria na Assembléia para dar tranquilidade à ele e maioria no Parlamento Federal para dar tranquilidade à ela. Um abraço gente, e até a vitória se Deus quiser!
Luíz Inácio Lula da Silva

sitiocercado_curitiba_foto_gilsoncamargo_22_09_10

O comício aconteceu no Parque do Semeador, no Bairro Novo A, uma das localidades mais recentes e de maior adensamento populacional do Sítio Cercado. O Governo Federal, através do Instituto Brasileiro de Museus, está implantando um Ponto de Memória no bairro, o MUPE – Museu de Periferia, com o objetivo de valorizar o histórico dos movimentos socias por habitação e a memória viva dos moradores. O projeto conta com o apoio do mandato do deputado Angelo Vanhoni.

Fotos: Gilson Camargo

2 Trackbacks

  1. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 29 de setembro de 2010 at 17:31

    […] comício da coligação “a união faz um novo amanhã” – sítio cercado – curitiba/pr […]

  2. […] comício da coligação “a união faz um novo amanhã” – sítio cercado – curitiba/pr […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!