aula magna do instituto federal do paraná – ifet jacarezinho / pr

ifet_jacarezinho_foto_gilsoncamargo_01_03_10
Sede do IFET Jacarezinho, em fase de conclusão. A finalização das obras está prevista para o inicio de maio.

Para dar início ao ano letivo dos IFETs no Paraná, foi realizada nesta segunda-feira, dia 02 de março, aula inaugural proferida pelo reitor Alipio Santos Leal com transmissão simultânea de Curitiba, do auditório do Instituto Federal do Paraná para todos os 12 campi do estado. O reitor destacou o crescimento do Instituto informando que a meta para 2010 é atender a 5 mil alunos em cursos presenciais e outros 50 mil em cursos à distância. Hoje há 20 mil alunos matriculados neste tipo de curso. Também destacou a importância deste ano para a expansão do IFPR em todas as regiões do estado: “2010 será o ano da consolidação de tudo que iniciamos no ano passado. Estamos na expectativa com a vinda dos novos professores e técnicos para que possamos ir preparando a expansão dos cursos e vagas”.

Em 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que mudou a organização do ensino tecnológico brasileiro. Agora, as escolas técnicas e agropecuárias e os centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) estão agrupados em novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET). Criado através da lei federal 11.892, o Instituto Federal do Paraná teria, inicialmente, 07 unidades (Curitiba, Paranaguá, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Umuarama, Foz do Iguaçu e Paranavaí), mas, através de parcerias com municípios e a viabilização do MEC, o processo seletivo de 2009 contemplou vagas também em Londrina (com campus já estabelecido), Irati, Campo Largo, Assis Chateaubriand e Ivaiporã. No ano passado, os deputados da bancada paranaense no Congresso se reuniram com o ministro da Educação, Fernando Haddad e conseguiram a aprovação para a construção de mais 08 novas unidades do Instituto Federal do Paraná no estado. Em breve o IFPR chegará a 20 unidades com campus próprios e unidades avançadas.

angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_01_03_10_ifet_jacarezinho_parana1

O deputado federal Angelo Vanhoni participou do evento de abertura das aulas no IFET de Jacarezinho. A aula inaugural foi assistida no Cine Teatro Iguaçu pelos 120 alunos matriculados e aprovados para os cursos de Alimentos, Eletromecânica e Informática. A prefeita Tina Toneti destacou a importância do envolvimento do município e de autoridades na conquista do IFET para a cidade. “Tive que convencer o ministro da Educação sobre o potencial da nossa cidade e para isso contei com a ajuda fundamental do deputado federal Angelo Vanhoni. Agora a história é outra, nossos jovens não precisarão mais sair da sua cidade para estudar e ajudarão de forma qualificada a desenvolver Jacarezinho e toda a região.”

angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_01_03_10_ifet_jacarezinho_parana2

Eu pude acompanhar o surgimento dos IFETs desde o início até eles se tornarem uma realidade. Antes do governo Lula havia uma lei no Congresso Nacional que proibia investimentos do Ministério da Educação no ensino tecnológico. A maioria das escolas agrícolas que tinhamos no Paraná e em outras cidades do Brasil foram fechadas e o estudante que não teve acesso a uma vaga no ensino superior ficou sem alternativas de qualificação profissional.

O ministro Haddad, a pedido do presidente Lula, desenvolveu um plano que muda a concepção de trabalho do Ministério e do Governo Federal. O Ministério da Educação cuidava apenas das Universidades Federais, das 50 que existem em nosso país. Temos, no entanto, 11 milhões de crianças de 2 a 6 anos de idade fora da escola no Brasil. No ensino fundamental temos 93% dos jovens matriculados, no ensino medio, até 17 anos, o índice é de 92%. Existe, portanto, uma grande defasagem no acesso ao ensino superior e também no acesso ao ensino de base. Para reverter este quadro o governo está realizando o Pŕo-Infância, direcionando recursos para a construção de creches em todo o Brasil. Agora os prefeitos estão recebendo recursos para construção de creches. Aqui em Jacarezinho duas estão sendo construídas. Surgiu o entendimento de que a criança precisa estudar desde pequena, ser estimulada para a aprendizagem, para entrar no ensino fundamental já com um nível de escolarização e com melhores oportunidades de se desenvolver.

angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_01_03_10_ifet_jacarezinho_parana

Outro investimento forte do governo federal é no ensino técnico para resolver o problema do jovem que não chega até a universidade por falta de vagas. Os milhões de jovens que ficam fora das universidades, com o ensino profissionalizante poderão  disputar o mercado de trabalho com dignidade. São 150 escolas iguais a essa de Jacarezinho, localizadas principalmente no interior dos estados para valorizar o potencial das cidades pólo de todo o país. O Brasil está num momento crucial, pois, acabamos de descobrir uma nova reserva de petróleo, o pré-sal. Nos próximos anos poderemos exportar petróleo, o que significa o aporte de muitos recursos, que serão usados para resolver problemas sociais brasileiros. Para isso precisaremos de capacitação técnica e recursos humanos qualificados para dar conta deste importante desafio.
Angelo Vanhoni

O evento foi encerrado com a apresentação do diretor do IF Campus de Jacarezinho, Gustavo Villani Serra, que anunciou o inicio das aulas para 24 de maio, além de dar as primeiras informações sobre o funcionamento dos cursos. O Instituto Federal começa a funcionar com os cursos técnicos de Alimentos (manhã), Eletromecânica (noite), e Informática (manhã e noite).

angelovanhoni&tina_foto_gilsoncamargo_01_03_10_jacarezinho_parana2
Vanhoni e a prefeita Tina Toneti, durante visita à obra do Ifet.

Alguns dos IFETs, como o de Jacarezinho, adiaram o início das aulas devido à finalização das obras enquanto aguardam ajustes necessários para a realização de concursos para a contratação de professores. O Ministério do Planejamento autorizou no dia 31 de dezembro a realização de concursos para 8.900 vagas nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica vinculadas ao Ministério da Educação. Deste total, 5 mil são para professores e 3.900 para técnicos administrativos. Segundo informações da prefeitura, o Ifet Jacarezinho inicialmente contratará 10 professores e dará prioridade aos que morem na região.

angelovanhoni&tina_foto_gilsoncamargo_01_03_10_jacarezinho_parana

Fotos: Gilson Camargo

3 Comentários

  1. elio takao hayashi
    19 de abril de 2010

    Sr. Deputado, parabens pela sua insistencia em almentar a oportunidade aos nossos futuros trabalhadores, sou formado em Medicina Veterinaria pela Federal do Parana,mas atualmente estou no japao trabalhando em uma rede de supermerdados com preparo de carne para serem distribuidos nas lojas e aprendendo a culinaria japonesa, gostaria de poder entrar em contato e podermos aperfeiçoar conhecimentos para uma integraçao maior dos estudantes com a realidade universal, pois nos seremos dentro de breve, o maior fornecedor de alimentos para o mundo, na forma primaria, como e atualmente, mas gostaria de poder fazer parte do avanço tecnologico dos alimentos que o pais fornecera doravante, pois sabemos que o mundo esta avido por alternativas de alimentos sustentaveis, pois o maior consumidor que e a china, esta concorrendo com o japao no consumo de alimento nobre como o atun, e bife de kobe, proteinas mais caras do mundo, acho que ta na hora de nos aperfeiçoarmos e tentar formecer essas alternativas para podermos concorrer em qualidade com os Estados Unidos e Australia, pois temos a materia prima mais abundante e devemos preparar os futuros profissionais consientes de que poderemos produzir e beneficiar e nao so fornecermos a materia prima, pois serao os futuros tecnicos que orientarao os produtores, atenciosamente, Elio Takao Hayashi

  2. Paulo Edson de Souza
    1 de agosto de 2010

    Boa Noite,

    Gostaria de saber qual é o endereço do ifet Pr curitiba , pois não encontro em lugar nenhum.

    desde ja agradeço a atenção.

    Paulo Edson de Souza.

  3. Hildegardis
    25 de janeiro de 2011

    Caro Paulo, eu também estou atraz deste endereço e não consigo localizá-lo. Se você conseguir, me informa?
    Grato

2 Trackbacks

  1. […] aula magna do instituto federal do paraná – ifet jacarezinho / pr […]

  2. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 29 de setembro de 2010 at 21:46

    […] aula magna do instituto federal do paraná – ifet jacarezinho / pr […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!