debate sobre o plano nacional de educação – são josé dos pinhais/pr

debate_pne_sjdospinhais_foto_gilsoncamargo_12_08_2011parana3

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais realizou nesta sexta-feira, 12/08, debate sobre o Plano Nacional de Educação, que contou com a presença de professores, representantes de organizações sociais do setor educacional, líderes sindicais e secretários de educação da região metropolitana de Curitiba e municípios vizinhos. Participaram da mesa (da esquerda para a direita na imagem acima), o professor da UFPR doutor em Ciências Geodésicas, Hideo Arakia, o vereador Onildo Francisco dos Santos, a secretária Municipal de Educação, Tania Maria Galvão Perez Centeno, o deputado federal Angelo Vanhoni, relator do projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda.

debate_pne_sjdospinhais_foto_gilsoncamargo_12_08_2011parana

O deputado Vanhoni ressaltou que o Congresso Nacional avançou na área da educação nos últimos anos ao aprovar leis que ampliaram os investimentos do governo federal no ensino básico e médio, que antes estavam somente a encargo dos estados e municípios. O PNE estende ainda mais o compromisso da esfera pública com a educação e estabelece as metas e diretrizes do setor para o decênio 2011/2020.

Somos 190 milhões de brasileiros e hoje, perto de 60 milhões estão sendo beneficiados pelo Fundeb, que é o fundo que organiza e distribui os recursos para a educação em todos os estados e cidades do Brasil. Enquanto o custo aluno no Paraná estava em R$ 2.300,00, o custo aluno do Maranhão e do Piauí não chegava a R$ 1.300,00. Com o Fundeb o custo aluno dos estados do Nordeste e de outras regiões do Brasil começou a ser elevado para chegar aos patamares mínimos dos estados da Região Sul e Sudeste. Nós queremos, em nosso projeto para o Brasil, que toda a criança, no Amazonas, em são José dos Pinhais ou em qualquer outra cidade brasileira, possa ter uma educação de qualidade. Para isso precisamos  pensar um sistema que distribua recursos, que remunere os professores, que possibilite a construção de escolas, a construção de bibliotecas, que ofereça merenda escolar e que reúna as condições para que a produção de conhecimento aconteça. Todo o objetivo desse esforço em torno do PNE é fazer com que cada brasileiro possa desenvolver a sua capacidade de aprender.

Angelo Vanhoni

debate_pne_sjdospinhais_foto_gilsoncamargo_12_08_2011parana7

O debate contou com tradução simultânea para libras. O deputado reiterou ainda que o Plano Nacional tem uma meta que trata exatamente da educação especial. “Nós consolidamos o entendimento de orientar, através do plano, a possibilidade de absorver a contribuição que o setor educacional das escolas de ensino especial no Brasil inteiro estão sugerindo à Comissão. No caso dos surdos há uma especificidade porque trata-se de uma língua. A primeira língua dos surdos é a libras e temos que dar também a estes jovens a garantia de acesso a escolas bilíngues.”

Fotos: Gilson Camargo

One Trackback

  1. […] mais: Debate sobre o Plano Nacional de Educação, em São José dos Pinhais/PR. Conheça todas as 20 metas do Plano Nacional de Educação […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!