audiência pública sobre meio ambiente – curitiba/pr

A segunda das nove audiências públicas que a prefeitura de Curitiba está realizando para a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 aconteceu na última sexta feira (05/04) na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Vila Formosa, no bairro Novo Mundo, e teve como tema central o Meio Ambiente. A reunião contou com a presença de mais de 400 pessoas, representantes da sociedade civil organizada, moradores do bairro, líderes comunitários e secretários municipais. O conteúdo das consultas servirá como base para a LDO, que tem prazo estipulado no dia 15 de maio para ser votado na Câmara Municipal. Uma audiência final deve consolidar toda a proposta orçamentária entre os dias 10 e 13 de maio.

Mais de 600 pessoas se cadastraram para acompanhar a transmissão pela internet. Em torno de 3.800 interagiram pelas redes sociais. Os participantes puderam também questionar e sugerir ações relacionadas a outros temas como os serviços de saúde, obras urbanas, sinalização das vias, trânsito, moradia, drogadição, ação social e regularização de áreas no município de Curitiba. Especificamente sobre o meio ambiente, o debate se concentrou na coleta seletiva e qualificada do lixo, limpeza de terrenos e rios, cuidados com os animais e no trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, bem como a destinação e tratamento dos resíduos sólidos em Curitiba.

O secretário do Meio Ambiente, Renato Lima, reafirmou o compromisso de transformar Curitiba na capital do desenvolvimento sustentável e apresentou um diagnóstico dos problemas do setor identificados pela atual gestão.

“Diagnosticamos oito núcleos de problemas principais em relação a gestão da cidade para um desenvolvimento sustentável: conservação insuficiente dos recursos naturais, acesso insatisfatório da população aos serviços e equipamentos públicos oferecidos na área de meio ambiente, dificuldade na conscientização da populacão sobre questões ambientais, fiscalização e licenciamento insuficientes para o controle ambiental adequado da cidade de Curitiba, fluxo insuficiente de informação à população – que leva à falta de participação e transparência – a gestão dos rios é ineficaz, a gestão do lixo tem que melhorar, bem como a sensação de insegurança da população quanto ao risco de acidentes naturais e ambientais.”

Renato Lima, secretário municipal do Meio Ambiente

O conjunto das consultas abordará nove temas, sempre com a presença do prefeito e dos secretários responsáveis pelas áreas envolvidas: Saúde; Meio Ambiente; Mobilidade; Habitação e Urbanismo; Educação; Juventude Cultura e Esporte; Segurança; Ação Social e Abastecimento; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.

A participação da comunidade pode ser feita também pela internet no site da prefeitura, que estará transmitindo as audiências e conta com chat online ao fim de cada consulta pública (a partir das 21h). A população pode contribuir com até três sugestões para o orçamento da cidade preenchendo o formulário no site da prefeitura, ou ainda pelas redes sociais Twitter e Facebook. A primeira consulta aconteceu na Regional da CIC no dia 04/04, reunindo mais de 500 pessoas e tematizando a Saúde. As próximas audiências ocorrerão ao longo da semana de acordo com o seguinte calendário:

08/04, Mobilidade – local: SEST SENAT, Rua Salvador Ferrante, 1440 (próximo ao Terminal do Carmo)
09/04, Habitação e Urbanismo – local: Rua da Cidadania Boa Vista , Av. Paraná, 3600
10/04, Educação – local: Clube da Gente, Rua Marcolina Caetana Chaves, 150, Sítio Cercado
11/04, Juventude, Cultura e Esporte – local: Rua da Cidadania Pinheirinho, Rua Winston Churchill, 2033
12/04, Segurança – local: Cenáculo, Rua Mateus Leme, 01, Largo da Ordem
15/04, Ação Social e Abastecimento – local: Rua da Cidadania Santa Felicidade, Via Vêneto s/nº
17/04, Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda – local: Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, Rua Pedro Bocchino, 140, Vila Oficinas

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!