audiencia pública sobre educação – curitiba/pr


Da direita para a esquerda: Angelo Vanhoni, a vice prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba, Márcia Fruet, presidente da FAS, Roberlayne Roballo, secretária municipal de Educação, e Paulo Salamuni, presidente da Câmara Municipal de Curitiba.

O deputado Angelo Vanhoni esteve presente na audiência pública sobre educação que aconteceu nesta quarta feira, 10/04, no Clube da Gente do Bairro Novo. Esta foi a quinta das nove audiências públicas que a Prefeitura de Curitiba está realizando para a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014. A reunião contou com a presença de mais de 600 pessoas e foi acompanhada por aproximadamente 21 mil pessoas nas redes sociais. Ao todo foram apresentadas mais de 300 sugestões e perguntas.

Durante o encontro o prefeito Gustavo Fruet anunciou que vai construir 40 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos próximos quatro anos para atender crianças de 0 a 5 anos e reafirmou o compromisso de destinar no mínimo 30% do orçamento total do município para a educação.

“Expansão e qualidade do ensino municipal são prioridades da nossa gestão. Vamos fazer, ao longo dos próximos quatro anos, o maior investimento em educação da história de Curitiba, elevando o orçamento da área para no mínimo 30% do orçamento total do município. Temos um plano de governo, que foi avalizado pela população no ano passado, e queremos agregar a ele prioridades definidas pela população. Por isso a importância da participação popular nas consultas publicas que servirão para elaborar o orçamento do próximo ano”

Gustavo Fruet

O Plano Nacional de Educação estabelece que os municípios têm até 2020 para se adequarem ao atendimento de 50% das crianças de 0 a 3 anos. Em Curitiba, atualmente 43 mil crianças são atendidas pelos 194 CMEIs. Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Educação existe ainda a necessidade de 10.080 vagas para atender crianças na educação infantil. A maior demanda é para crianças de 0 a 3 anos. Os 40 novos CMEIs serão construídos prioritariamente nos bairros da região sul da cidade, onde há maior demanda, com participação da prefeitura e recursos do governo federal através do Programa Proinfância.

O cronograma de audiências públicas segue durante a semana de acordo com o calendario abaixo. A participação da comunidade pode ser feita também pela internet no site da prefeitura, que estará transmitindo as audiências e conta com chat online ao fim de cada consulta pública (a partir das 21h). A população pode contribuir com até três sugestões para o orçamento da cidade preenchendo o formulário no site da prefeitura, ou ainda pelas redes sociais Twitter e Facebook.

15/04
, Ação Social e Abastecimento – local: Rua da Cidadania Santa Felicidade, Via Vêneto s/nº

17/04, Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda – local: Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, Rua Pedro Bocchino, 140, Vila Oficinas

Fotos: Gilson Camargo

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!