assembléia de fundação do museu de periferia do sítio cercado (mupe) – curitiba/pr

fundacao_mupe_foto_gilsoncamargo_curitiba_15_04_2011_regionalbairronovo13

Moradores do bairro Sítio Cercado em Curitiba se reuniram nesta sexta feira, 15 de abril, na sede da Prefeitura Regional do Bairro Novo para realizar a Assembléia de Fundação do Museu de Periferia do Sítio Cercado (MUPE). A ata de fundação contou com mais de 30 assinaturas. Dentre os presentes estavam membros de Associações de Moradores envolvidos com o projeto “Pontos de Memória”, artistas residentes no bairro, representantes da prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba.

fundacao_mupe_foto_gilsoncamargo_curitiba_15_04_2011_regionalbairronovo5
A assembléia deu posse à diretoria do MUPE, formada por (da esquerda para a direita):
Pedro Divino na coordenação financeira, Marcelo Souza Rocha na coordenação geral e Daniel Kravicz como tesoureiro.

O coordenador geral do MUPE, Marcelo Rocha, fez um relato dos principais momentos que consolidaram o processo de instalação do museu. Sua fala foi ilustrada por imagens e textos disponíveis na internet contendo documentação das oficinas de museologia oferecidas aos moradores e da participação de membros do MUPE nos 3 encontros nacionais Teia da Memória” promovidos pelo Instituto Brasileiro de Museus .

link para a página do MUPE

fundacao_mupe_foto_gilsoncamargo_curitiba_15_04_2011_regionalbairronovo6

A Fundação do MUPE confere aos moradores do bairro o instrumento jurídico necessário para a chegada de recursos do governo federal garantindo autonomia administrativa para o primeiro Ponto de Memória da cidade. O processo de sensibilização teve inicio em 2009 através de intercâmbio cultural realizado entre moradores de comunidades do Rio de Janeiro, contadores de histórias dos Museus da Maré e do Museu de Favela e moradores do Sitio Cercado em evento realizado na Associação Nossa Senhora da Luta, no Xapinhal.

Desde então um conjunto de oficinas de museologia vem sendo ministradas periódicamente, sendo que a primeira delas “museu, memória e cidadania” contou com a presença de Mário Chagas, atual Coordenador de Processos Museais do IBRAM. Em  2010 o MUPE promoveu uma série de encontros visando integrar ao Conselho Gestor da instituição representantes das diversas localidades que compõe o Sitio Cercado como: Vila Rio Negro, Coqueiros, Xapinhal, Vila Americana, Campo Serrado, Sambaqui, Bairro Novo A, B e C, Vila Osternack, 23 de Agosto e Parigot de Souza, além de promover atividades para estimular a pesquisa sobre a memória viva do bairro entre os alunos da rede pública de ensino.

Leia a íntegra da entrevista com Mário de Souza Chagas concedida ao Blog Vanhoni em agosto de 2009.

fundacao_mupe_foto_gilsoncamargo_curitiba_15_04_2011_regionalbairronovo

O evento contou  com uma mostra de acervo do MUPE, organizada por Palmira de Oliveira e Frederico Pinheiro, reunindo imagens coletadas junto aos moradores mais antigos, além de exposições de artistas residentes no bairro, como as pinturas e paisagens do Sr. Paulo e as fotografias de José Paiva, tematizando flores de frutas e verduras que se encontram nas redondezas.

PRINCÍPIOS E OBJETIVOS SOCIAIS DO MUPE:

a) a promoção da cidadania;
b) o cumprimento da função social;
c) a valorização e preservação do patrimônio cultural e ambiental;
d) a valorização da dignidade humana e o respeito aos direitos universais;
e) a universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural;
f) repúdio aos preconceitos e discriminações de qualquer natureza, conforme definidos em lei;
g) o intercâmbio institucional;
h) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e a eficiência;
i) respeito à Constituição Federal Brasileira, unidade e soberania do Brasil.

Fotos: Gilson Camargo

2 Comentários

  1. 26 de abril de 2011

    Parabens ao Deputado Angelo Vanhoni! Sua atuação na Câmara Federal em Brasília está sendo irretocável. Sua preocupação com a cultura do Brasil é muito importante. Sou decendente de ucranianos e italianos, vejo com bons olhos a catalogação da imigração no Brasil. Sua passagem por Teixeira Soares também foi muito destacada pela imprensa regional. Há um grande alvorosso no meio político dando conta de que o Prefeito Ivanor Luiz Muller está ingressando no Partido dos Trbalhadores. Será uma conquista valiosa para o PT municipal, por tratar-se de um trabalhador símbolo para este povo.
    Atenciosamnte,
    Cesar Augusto Marcante

  2. Henrique
    2 de maio de 2011

    Estou fazendo um levantamento sobre a Vila Xapinhal e gostaria de saber quem pode revisar o meu texto.

    Obrigado

    Henrique

3 Trackbacks

  1. […] de maio de 2010 com a presença dos consultores do IBRAM e de diversas lideranças comunitárias. A Assembléia de Fundação do Museu de Periferia do Sítio Cercado ocorreu na sede da Prefeitura Regional do Bairro Novo, no dia […]

  2. […] cultural com o Museu de Favela e o Museu da Maré (RJ) Formação do Conselho Gestor do MUPE Assembleia de Fundação do Museu de Periferia do Sitio Cercado Exposição inaugural do MUPE Blog do […]

  3. […] Leia mais sobre a assembléia de fundação do Museu de Periferia do Sítio Cercado (MUPE). […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!