acordos de cooperação internacional – ministro da cultura da ucrânia em visita à cinemateca de curitiba – 11/12/2009

gutopasko_foto_gilsoncamargo_10_12_09cinematecacutiriba1
Ao centro na imagem, o cineasta paranaense Guto Pasko e Vasyl Vovkun, ministro da cultura da Ucrânia.

O Ministro da Cultura da Ucrânia, Vasyl Vovkun, durante sua agenda em Curitiba assistiu ao documentário “Made in Ucrânia”, na Cinemateca. Produzido e dirigido pelo cineasta paranaense Guto Pasko. O filme faz um resgate histórico da imigração ucraniana no Estado do Paraná, desde a chegada dos primeiros imigrantes há 120 anos até os dias de hoje, mostrando como estes imigrantes mantiveram vivas todas as suas tradições e costumes, tais como a língua, o folclore, a religiosidade, os cantos, artesanato e arquitetura, influenciando diretamente a cultura paranaense e brasileira.

gutopasko_foto_gilsoncamargo_10_12_09cinematecacutiriba2web
Da esquerda para a direita: Solange Stecz, diretora da Cinemateca, Guto Pasko, Volovynyr Lacomov, embaixador da Ucrania no Brasil, Larysa Myronenko, consul da Ucrânia no Brasil, Vitório Sorotiuk e o ministro Vasyl Vovkun.

Em 2011, os dois países comemorarão os 120 anos da imigração ucraniana no Brasil. No encontro, na Cinemateca de Curitiba o ministro sinalizou positivamente para inserir no acordo bilateral das comemorações a realização da Mostra de Cinema “Brasil – Ucrânia”. Segundo Guto Pasko, “a idéia será fazer um intercâmbio de filmes. Mostra de cinema ucraniano a ser realizada aqui e filmes que abordem a imigração ucraniana no Brasil deverão ser exibidos na Ucrânia.”

foto_gilsoncamargo_10_12_09cinematecacutiriba
Fachada da Cinemateca, na rua Carlos Cavalcanti, 1147.

Toda a programação dos 120 anos será organizada pela Comissão Especial constituída pela Representação Central Ucraniano Brasileira – RCUB, onde participam todas as sociedades civis e religiosas representativas da comunidade ucraniana brasileira. Os Governos da Ucrânia e do Brasil também constituirão comissões com esse fim. Algumas atividades já vêm sendo definidas com alguns municípios do estado. O Ministro Vasyl Vovkun abordou o tema nos encontros que teve com os prefeitos de Irati Sérgio Stoklos, de Paranaguá José Baka Filho, de Prudentópolis Gilvan Pizanno, de Maringá Silvio Barros e com o prefeito de Foz de Iguaçu Paulo Mac Donald.

Fotos: Gilson Camargo

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!