acervo da câmara municipal de paranaguá / pr – democratização do acesso à produção cultural – incentivo ao turismo

paranagua_foto_gilsoncamargo_05_11_09i

Em exposição permanente no andar térreo da casa, o acervo da Câmara Municipal de Paranaguá conta com retratos históricos produzidos por Alfredo Andersen e Rafael Silva, além do retrato de João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu (barão e visconde de Sinimbu), de grande proporção (206 x 297 cm), em óleo sobre tela de Victor Meireles de Lima, uma relíquia datada de 1879.

A cidade de Paranaguá é um dos sítios históricos de maior relevância do país. É a primeira cidade do Estado do Paraná e foi fundada em 1648, mas, sua colonização teve inicio já em meados do século XVI. A atividade portuária, principal fonte de recursos da cidade até os dias de hoje, fez de Paranaguá um ponto de contato permanente com o mundo. Por ali passaram grandes vultos da história nacional, cuja presença está impressa na arquitetura da cidade e na sua rica produção cultural. O tombamento do casarío e edifícios antigos foi feito recentemente pelo IPHAN capacitando Paranaguá a acessar recursos que viabilizem a preservação e a restauração de seu patrimônio histórico.

A percepção do potencial econômico da cidade através de seu patrimônio cultural insere Paranaguá cada vez mais nos itinerários obrigatórios de viagens e roteiros turísticos do Brasil. Na Câmara dos Vereadores, em exposição permanente, nos deparamos com telas e pinturas retratando personagens importantes da história do Brasil, dentre eles: Afonso Pena, Marechal Hermes da Fonseca, Dom Manoel Victorino, Campos Sales, Epitácio Pessoa, Dr. Prudente de Morais, Rodrigues Alves, Marechal Deodoro da Fonseca, Pedro Sherer, Venceslau Braz, Washington Luiz, Marechal Floriano Peixoto, Nilo Pecanha, D. Pedro II e  Arthur Bernardes.

O acesso a produção pictórica brasileira é uma questão que vem chamando a atenção nas pautas nacionais relacionadas à cultura. Os cuidados necessários para o correto acondicionamento das obras e a escassez de mecanismos de fomento para ampliação dos acervos públicos são fatores decisivos neste panorama. Recentemente foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Congresso Nacional o Projeto de Lei 2764/08, de Angelo Vanhoni, permitindo que contribuintes, entidades e associações, deduzam até o teto de 6% do imposto de renda devido, o valor correspondente as obras de arte e bens de valor histórico e cultural que forem doadas à museus públicos federais.

conselheirosinimbu_oleo_vitormeirelles_acervo_camaramunicipaldeparanagua
João Lins Vieira Cansanção de SinimbuVictor Meireles de Lima /1879 / 206 x 297 cm / óleo sobre tela

DSC_1130a
Marechal Deodoro da Fonseca – Alfredo Andersen / 1897 / 60×50cm / óleo sobre tela.

DSC_1118a
Marechal Hermes da Fonseca – Alfredo Andersen / 60×47cm / óleo sobre tela.

DSC_1120a
Dom Manoel Victorino – Alfredo Andersen / 1897 / 60×49cm / óleo sobre tela.

DSC_1122a
Campos Sales – Alfredo Andersen / 58×46cm / óleo sobre tela.

DSC_1124a
Epitácio Pessoa – autor desconhecido / 54×40cm / óleo sobre tela.

DSC_1126a
Dr. Prudente de Morais – Alfredo Andersen / 1897 / 59×49cm / óleo sobre tela.

DSC_1128a
Rodrigues Alves – Alfredo Andersen / 57×46cm / óleo sobre tela.

DSC_1116a
Afonso Pena – Alfredo Andersen / 55×33cm. / óleo sobre tela.

DSC_1132a
Pedro Sherer – Alfredo Andersen / 59×49cm / óleo sobre tela.

DSC_1135a
Venceslau Braz – autor desconhecido / 50×40cm / óleo sobre tela.

DSC_1137a
Washington Luiz – Rafael Silva / 1947 / 61×48cm / óleo sobre tela.

DSC_1142a
Marechal Floriano Peixoto – Alfredo Andersen / 55×45cm / óleo sobre tela.

DSC_1359a
Nilo Peçanha – Alfredo Andersen / 53×43cm / óleo sobre tela.

DSC_1361a
D. Pedro II – autor desconhecido / 53×43cm / óleo sobre tela.

DSC_1363a
Arthur Bernardes – Rafael Silva / 1947 / 60×48cm / óleo sobre tela.

DSC_1139a
Sem nome – suposto Alfredo Andersen / óleo sobre tela.

reproduções: Gilson Camargo

2 Comentários

  1. Diogo Rodrigues Alves
    17 de novembro de 2009

    Olá amigos.

    Fico feliz de ver mais uma vez o rico acervo do nosso municipio aos cuidados da Câmara Municipal sendo mostrado em matéria tão bacana e importante. Duplamente feliz pois, de alguma forma tivemos participação no processo de restauro das obras. Como presidente da Associação Parnanguara de Artes Visuais – APAV fomos os proponentes do projeto Tesouros Culturais da Câmara de Paranaguá que recebeu apoio integral da empresa TCP. Este apoio aliado a capacidade profissional da equipe de restauro que nós escolhemos foi de vital importancia para o sucesso do projeto. As obras ai estão, restauradas e devem participar de uma importante mostra que abrirá as comemorações dos 150 anos de Andersen no Museu Alfredo Andersen em Curitiba no mes de fevereiro de 2010.
    Já temos preparado o projeto que permitirá a partir de 2010 a restauração do Palacete Visconde de Nacar, transformando-o em um Centro com diversos espaços voltados para o nosso desenvolvimento cultural.
    Aproveito para parabenizar o Vanhoni pelas lutas e iniciativas em favor da nossa cultura.

    Abraços a todos

    Diogo

  2. Pastor : Ananias Rodrigues
    26 de março de 2010

    PARABÉNS MEU POVO PARNANGUÁRA , ELOGIOS AOS REPRESENTANTES DO LEGISLATIVO E DO EXECUTIVO MUNICIPAL E RECONHECIMENTO AO NOBRE COLÉGA E AMIGO ANGELO VANHONI ,pela iniciativa tão Importante e com certeza um MARCO ETERNO a nossa Cultura…

    Acervo da Câmara Municipal de Paranaguá / Pr – Democratização do Acesso à Produção Cultural – Incentivo ao Turismo…

    Nossa Eterna Gratidão;

One Trackback

  1. […] acervo da câmara municipal de paranaguá / pr – democratização do acesso à produção cultural – incentivo ao turismo Por vanhoni 1 Comment Categorias: Cidades e Uncategorized Tags: acervo, alfredo andersen, camara municipal de paranagua, incentivo ao turismo, parana, pintores paranaenses, pintura, rafael silva O conteúdo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/11/acervo-da-camara-municipal-de-paranagua-pr-%E2%80%93-democratizaca… […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!