a pedreira é nossa – curitiba/pr

pedreirapauloleminski_foto_gilsoncamargo_curitiba_parana1
Público no show “30 em 300”, com Titãs, Barão Vermelho e Os Paralamas do Sucesso, em 1993.

O palco da Pedreira, em Curitiba, foi inaugurado em 1990 como homenagem póstuma ao poeta paranaense Paulo Leminski. O espaço, que passou a ser utilizado por artistas locais para a realização de shows, abrigou também espetáculos internacionais, como os do tenor José Carreras, Paul McCartney, David Bowie, Ramones e AC/DC. A atividade cultural da Pedreira ao longo destes anos trouxe grandes benefícios para a região, revitalizando uma área que convivia com diversos problemas de degradação e abandono.

Desde julho de 2008, a realização de grandes eventos no local foi proibida devido a uma liminar em Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Público do Paraná.

Link para o manifesto da campanha A Pedreira é Nossa!

“Há alguns anos atrás houve uma solução urbanística encetada pelo Ippuc e pela gestão da prefeitura à época que trouxe grandes benefícios para a cidade, constituindo a Pedreira no maior e mais bonito espaço de fruição cultural de Curitiba e do Estado do Paraná. Diversas bandas de música e grandes artistas do Brasil já se apresentaram no palco da Pedreira Paulo Leminski, e os nossos grupos de música também se apresentaram aqui, ganhando a possibilidade de se expressar em nível local e ganhando espaço em nível nacional.”

pedreirapauloleminski_curitiba_foto_gilsoncamargo_11_03_11e

“Agora, nestes últimos dias, eu e o vereador Jonny Stica (imagem acima, durante visita ao Parque das Pedreiras) estivemos junto com a secretária de Cultura aqui da nossa cidade, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Maria Cristina de Andrade Vieira, e falta muito pouco para chegarmos a uma solução definitiva para a Pedreira. A secretária está interessada na reabertura, vai chamar as associaçôes de moradores, vai chamar o Ministério Público, a Procuradoria do município e, tão logo esta perícia esteja finalizada nós vamos fazer o Termo de Ajuste de Conduta para a reabertura deste importante espaço de fruição cultural, que é o segundo espaço em visitação de turistas aqui da capital, ficando atrás apenas do Jardim Botânico. Esta região, que tem a Ópera de Arame e a Pedreira se valorizaram muito e levaram o nome de Curitiba e dos nossos artistas para o resto do Brasil”.

… por isso é muito importante a campanha que estamos fazendo. A Pedreira é Nossa! Vamos reabrir a Pedreira Paulo Leminski e o “Pilarzinho do Mundo” vai continuar sendo o “Pilarzinho da cultura e da arte”, como dizia o velho Paulo.
Angelo Vanhoni

pedreirapauloleminski_foto_gilsoncamargo_curitiba_parana

Platéia no show de Caetano Veloso e Marisa Monte na Pedreira Paulo Leminski, em 03/12/1998.

3 Comentários

  1. Gláucia Roberta Vaz Félix
    18 de março de 2011

    Belíssimo vídeo este incluido na matéria “a pedreira é nossa”.
    As palavras de incentivo à cultura não são apenas dignas de apoio, mas, sobretudo, de aplausos. Continue trabalhando pelo lado cultural do nosso país.
    O Brasil só será um país melhor, em função de ter pessoas melhores, se todo o seu povo tiver acesso ao que é culto.
    Mais uma vez parabéns pelo vídeo, o qual já está baixado em meu computador.

  2. Valdir Ales
    26 de março de 2011

    O princípio da SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO sobre o particular. Por tal princípio entende-se, que sempre que houver conflito entre um particular e um interesse público coletivo, DEVE PREVALECER O INTERESSE PÚBLICO. Acredito que a sociedade não vai perder esse importante espaço de cultura e lazer de Curitiba, o bom senso prevalecerá ou então a lei deverá ser aplicada. Independente de bandeiras partidárias, o que está em jogo é o bem comum e por isso o Vanhoni e o Jonny, podem contar com nosso apoio!
    Valdir Ales – Voluntário do Controle Social (Federação das Associações de Pais Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Paraná – FEPAMEF-PR e CACS-Curitiba).

  3. Rodrigo
    30 de maio de 2013

    Poxa eu estive nesses shows, que saudade.Será que algum dia teremos nossa pedreira de volta??Fiz uma matéria à respeito o trabalho está muito enrolado, Confira http://etereamusic.blogspot.com.br/2013/04/reinauguracao-da-pedreira-frustrada.html?view=flipcard

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!