cidade da lapa, no paraná, eleita capital brasileira da cultura 2011

433648506_1af629b346_b
O Theatro São João, uma das mais preciosas peças arquitetônicas do estado, foi inaugurado em 1876, em arquitetura neoclássica, com capacidade para 212 espectadores. Projetado pelo primeiro engenheiro civil formado no Paraná, Dr. Francisco Therézio Porto, o edifício foi construído pela Associação Literária Lapeana e abrigou sua biblioteca. No Brasil, existem apenas dois exemplares arquitetônicos neste estilo: na Lapa/PR e em Sabará/MG. Foto: William Krapp

O anúncio oficial da escolha da Lapa como Capital Brasileira da Cultura 2011 foi feito na manhã do último dia 20 de novembro pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais em Barcelona (Espanha) e pela ONG Capital Brasileira da Cultura, entidade responsável pela promoção e gestão deste título no Brasil.

Com a escolha da Lapa, no Paraná, esta será a sexta cidade a conquistar tal título, que já foi concedido em 2006 para a cidade de Olinda (PE), em 2007 para São João Del Rey (MG), em 2008 para Caxias do Sul (RS), em 2009 para São Luis (MA) e que tem Ribeirão Preto no interior de São Paulo como atual detentora do diploma de Capital Brasileira da Cultura.

A solenidade oficial de diplomação ocorrerá no início do próximo ano, em data a ser definida, quando representantes do município receberão das mãos de representantes da atual capital, a cidade de Ribeirão Preto, a outorga oficial. A escolha da cidade da Lapa se deu em reconhecimento ao seu rico patrimônio histórico e cultural, um dos mais importantes e conservados da região sul do Brasil.

3433060
Pôr do sol no centro histórico da Lapa. Foto: Neysi Oliveira

Com aproximadamente 42 mil habitantes e situada a 62 km de Curitiba, a cidade possui em seu centro histórico 235 edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde se destacam o conjunto arquitetônico da antiga Rua do Cotovelo, o Theatro São João, um dos mais antigos do Brasil, o Museu de Armas, a Casa Lacerda, a Casa Vermelha e o Museu Histórico, entre outros pontos de atração e interesse. Além do teatro e de um conjunto de museus, a Lapa possui também um cinema, sendo uma das poucas cidades do interior a ter este tipo de equipamento cultural, mantendo uma vocação para o setor audiovisual, pois, regularmente filmes e produções de época são rodadas e encenadas no município, que é cenário perfeito para estas reconstituições históricas. Eventos como o Festival de Cinema da Lapa, que reúne milhares de pessoas nas ruas da cidade em exibições feitas ao ar livre e gratuitamente para toda a população também contribuiram para que a cidade conquistasse este merecido título. No patrimônio cultural imaterial destacam-se as Congadas, a Noite Lapeana e as diversas festas religiosas e populares, além da gastronomia influenciada pelo movimento tropeirista.

Por ocasião da comemoração do centenário da Proclamação da República, em 1989, a cidade da Lapa já recebeu o título de “Capital Cívica do Brasil” em razão de ter sido cenário de importante episódio histórico durante a Revolução Federalista, em 1894. Uma legião de 639 homens formada por forças regulares e de patriotas lapeanos, chefiada pelo Coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, enfrentou bravamente durante 26 dias e caiu diante das forças revolucionárias riograndenses formadas por cerca de 3 mil combatentes e comandadas por Gumercindo Saraiva, no famoso episódio conhecido como “Cerco da Lapa”. A resistência desta pequena cidade e de seus heróis proporcionou ao governo de Floriano Peixoto o tempo suficiente para reagrupar as forças necessárias para deter o exército federalista, mantendo assim a república no Brasil num momento crucial e decisivo para determinar os rumos da história.

Após a definição da cidade como futura Capital Brasileira da Cultura um comitê gestor começa a ser formado com representantes do poder público local e membros da sociedade civil. Este comitê deverá organizar as primeiras ações como a escolha de um símbolo oficial que será adotada pela cidade da Lapa durante o ano de 2011, bem como outras providencias que começam a ser estudadas, como a construção de um marco permanente da titulação.

5 Comentários

  1. Nádia Burda
    4 de dezembro de 2010

    Olá Vanhoni!
    Sou a Diretora do Theatro São João, nosso gracioso São João, que o senhor citou em sua matéria.
    Gostaria de fazer a seguinte observação: o Theatro reúne 3 estilos, neoclássico é em sua fachada. A platéia é estilo Elizabetano e o palco Italiano, o que faz dele único a reunir esses 3 juntos. Francisco Therézio Porto Neto, além de ser um apaixonado pela Cultura, dizem que era muito galante. Fazia poesias para todas as atrizes que se apresentavam alí, e hj, eu sou atriz, sou professora de artes, dirijo o Theatro que ele construiu, e sou tataraneta dele.
    Desejo a vc, e a mim, que nossos tataranetos tenham muito do q se orgulhar do q estamos fazendo pela Cultura em nosso país. O senhor, como o cuidador de todos os pequenos do Brasil, e eu, em minha linda Lapa. Se o senhor tiver a curiosidade, dê uma busca em meu nome no Google (ou Grupo Boi da Lapa), e o senhor poderá ver um pouco do que faço.
    Atenciosamente
    Nádia Burda

  2. miliana
    6 de outubro de 2011

    moro na lapa , aqui nasci e quero morrer.a lapa tem varios pontos hestoricos um mais lindo que o outro mais pra falar a verdade eu só tenho 12 anos moro no centro (rua carlos gomes)

  3. neysi olivera juwau
    19 de novembro de 2012

    estas ciudades son muy hermosas ojala que yo algun dia tenga la suerte de conocer muchas ciudades incluyendo brasil vay

  4. neysi olivera juwau
    19 de novembro de 2012

    me encanta este pais

  5. keller christina
    17 de julho de 2013

    quero conhecer maravilhosoooooooooooooo

3 Trackbacks

  1. By Brasil - Brazil | Classe média alcança 50% da população brasileira ? on 23 de novembro de 2010 at 3:22

    […] cidade da lapa, no paraná, eleita capital brasileira da cultura … […]

  2. By Brasil - Brazil | Economia brasileira volta a crescer on 23 de novembro de 2010 at 3:29

    […] cidade da lapa, no paraná, eleita capital brasileira da cultura … […]

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Rádio PT, Angelo Vanhoni. Angelo Vanhoni said: A cidade da Lapa, no Paraná, foi eleita Capital Brasileira da Cultura 2011. Veja no blog: http://bit.ly/f0l90y […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!